Passei SCJP 1.5 77%

Fala pessoal. Realizei hoje pela manhã o exame 310-055 da sun.

Estou indo para faculdade, mas quando retornar estarei detalhando minha experiência quanto a este exame, que com certeza foi uma das maiores experiências que tive, é um desafio muito grande, em que realmente não enfatiza só o conhecimento, mas também na forma como você veio se preparando.

Assim que puder estarei detalhando tudo que for possível.

Relatei esta conquista também no Javaranch.

Compartilho esta alegria com minha família, colegas de trabalho e a vocês desta comunidade, assim como do SouJava.

Meus parabéns pela vitória conquitada !!

Sou novo por aqui e estarei começando a minha vida para tirar essa certificação !

Joia veio!! Parabens!!! :smiley:

Viva o faelcavalcanti, Viva!! :slight_smile:

PS. Só relembrando, vc checou aquele aviso se o tempo de prova inclui o tutorial e o questionário??

Sucesso!!

parabens
ae cara ajuda a galera ai
o que caiu na prova…
qual os pega
o que tem que ficar ligado
mocks que vc usou
qual livro
hehehe
pq vo fazer a prova

Fala pessoal. Como prometido venho a relatar alguns prós e contras referente ao exame.

Antes de qualquer coisa agradeço pela força de vocês, de forma a nos encorajar mais ainda quanto às nossas expectativas, estabelecendo um excelente canal de disseminação de conhecimento. Parabéns a todos!!!

Quando você for fazer o exame, você logo irá efetuar uma leitura contratual da prometric(2 folhas) e assinar juntamente com a orientadora o firmamento que consta o que você deve fazer e/ou não durante a prova, bem como de outros benefícios.

Após isto. Let’s going to a computer.

Ao iniciar você irá responder um questionário de 7(sete) questões referente à sua experiência com a tecnologia java, envolvimento com produtos da sun, etc. E como tive citado e também o nobre colega marques_eder, preferi responder principalmente pela ansiedade em:

I’m novice - I’ve less knowledge and/or few experience - I’m dumb and take sth up the test. :^)

Logo em seguida, você verá como foi dito por marques o reloginho, na parte superior da direita os 175min em contagem regressiva, e então você se depara também com outro questionário embazando quase a mesmo coisa. Não pensei duas vezes, next, next, next!!!

Preferi fazer a prova em inglês, pois não tive tanta confiança assim, no que foi traduzido. Isso ainda é um assunto polêmico, por isso irei pular e deixarei para abordar isto em um outro tópico.

Ao iniciar o exame, as primeiras 15(quinze) questões abordaram meus conhecimentos referente à Declarations, Initialization and Scoping e Flow Control. Logo em seguida foram em torno de 11 questões seguidas sobre Threads, o bom foi que só uma ou duas foram do tipo drag-and-drop. Fiquei um pouco tenso, pois houveram questões em que cheguei a contar a qtde. de linha de código de uma questão que chegaram em torno de 47. A maioria deles, como sempre, bastante ofuscados com classes internas e regras bastante complicadas com o uso de joins e sincronismos que te deixam louco. Após as questões de threads, aproximadamente em torno da 40ª questão vieram vários cuspes de questões drag-and-drops sobre collections, generics e conteúdo da API.

Você geralmente têm que manter controle do ritmo quase sempre para não relaxar durante a metade do exame, por isso mantenha sempre uma média e avaliar se você está indo no ritmo. Felizmente acho que eles deixaram as questões mais básicas para o final, possibilitando você efetuar uma revisão e análise de suas respostas.

Quando finalizei às 72 questões restaram em torno de 37 minutos, e só o fato de você já ter 10 minutos, pode ter certeza que dá tempo de sobra para revisar, dependendo da qtde. de questões que você marcou para revisão. No meu caso fiquei de rever 9(nove) questões para revisão. 3(três) delas do tipo drag-and-drop. Um fato interessante em que, quando você re-solicita para exibir, ele diz logo, que se for para amostrar irá limpar o que você tinha informado. Achei uma sacanagem quanto a isto, pois você nem ao menos têm a possibilidade de ter visto o seu ponto de vista naquele momento. A minha saída então foi o “papel e lápis”.

Na minha opnião, acho que exame, vai de pessoa para pessoa, em que cada um sabe como conduzir o ritmo e a forma de fazer o exame. Use a criatividade para se preparar para esta prova. Você verá que antes de fazer o exame, você têm diponível um papel plástico com uma caneta, tipo hidrocor, para rabiscar o que você quiser. Para mim foi essencial em questões como fluxo de controle, pois você deve evidenciar os fatos e julgando toda a ocorrência, para não errar na sequência lógica, pois sempre tive o costume de escrever e me sinto mais confortável fazer assim. Logicamente que há uma forma de você colocar seus comentários, mas, geralmente, quem têm proveito disto é a própria sun, de forma a você tentar enviar seu comentário para eles. Em todo lugar do exame você verá um botão [coment].

Quanto às questões especificamente, relato abaixo uma síntese do que mais caiu, e percebam que em quase todos os tópicos abordo a minha seguinte sugestão: “Pratiquem!!!”. Não é querendo encher o saco não, é uma realidade que é esperado pelo exame de você. Se eu fosse fazer denovo, preferiria ter praticado mais do que ter lido. Façam vários projetos de forma a abordar os principais objetivos do exame, e isto será esperado em questões do tipo drag-and-drop barra pesada!!! :^)

Estabeleci a sequência, e infelizmente só abordei os tópicos principais e que tenho lembramça, conforme abaixo:

quote : Using Wrapper Classes and Boxing : Teve uma questão que errei na tentativa de efetuar uma execução de código com várias variáveis do tipo primitivo e do tipo wrapper. Logo em seguida tava lá o bloco: switch(variavel_wrapper). O meu vacilo acho que foi em um case que apontava
para uma variável do tipo wrapper e que era final. Ops! Lembre-se, mesmo sendo final você não poderá verificar um tipo wrapper dentro um case, como:

switch(wrapper_int) case variavel_final_Integer: codigo; break;[/quote]

quote : Generics : Cara. Este sim é um dos assuntos mais fantásticose achei que detonei nestas questões. Uma dica medíocre: “Pratique tudo que você imaginar!!!”. Se você pensar, e se eu fizesse aquilo. Pratique! E se eu pegasse esse método assim e modificasse para assim. Pratique! A avaliação destas questões foram feitas cobrando de você, qual das proposições fariam com que o código fosse compilado, também, modificando de legacy-code para o tipo generics, assim como o uso dos tipos wildcards em variáveis que poderiam ser repassadas como argumento para um determinado método. Houve uma questão do tipo drag-and-drop muito fácil. O esperado da questão é que fosse montado o seguinte código:

[code]public class GenericDragandDropEasy {

private T message;
public T getMessage() { return message; }

public GenericDragandDropEasy(T message) { this.message = message; }

public String toString() { return message.toString(); }

// o output era solicitado para que o resultado fosse "message => hello 42"
public static void main(String[] args) {

GenericDragandDropEasy<String> easyString = 
		new GenericDragandDropEasy<String>("hello");

GenericDragandDropEasy<Integer> easyInteger = 
		new GenericDragandDropEasy<Integer>(42);

System.out.println( "message =>" + easyString + " " + easyInteger );		
}

}[/code]
Em que na verdade o que fiz foi apenas adicionar onde existe o tipo de declaração T. Houveram outras também drag-and-drop mais complexas com o uso do wildcard. Lembre-se das definições de regras. Você não pode utilizar uma declaração de método como abaixo:

Mas funcionaria perfeitamente utilizando o tipo wildcard, não antes do void, mas dentro da lista de argumentos.[/quote]

quote : Threads : Este momento foi muito tenso para mim, pois vieram quase 9 questões seguidas sobre Threads. Alguns código, realmente ofuscados como divulgados pela Edição º 18 da revista mundo java. A maioria foram de botões para que fossem aberto telas com códigos de até 40 linhas, utilizando classes anônimas e locais de método. Fique de olho em cada detalhe, pois sempre te acompanham as alternativas [compilations fail] e [An exception is thrown at runtime]. Utilize todas as possibilidades dos métodos com join(), yield(), sleep(), wait(), notify() e notifyAll(), enfim, everything!!! Geralmente os códigos em que continham execução de métodos e contextos sincronizados eram os mais longos. Lembre-se que os métodos da classe Object, wait(), notify() e notifyAll() trabalham em um contexto sincronizado, poderão ocorrer questões em que você irá marcar a opção [An exception is thrown at runtime]. Vejam um exemplo típico desta execução abaixo:

[code]package thread;

public class Waiting implements Runnable {
boolean flag = false;

public void run() {
	if (flag) {
		flag = false;
		System.out.print("1 ");
		try {
			wait();
		} catch (Exception e) {
		}
		System.out.print("2 ");
	} else {
		flag = true;
		System.out.print("3 ");
		try {
			Thread.sleep(2000);
		} catch (Exception e) {
		}
		System.out.print("4 ");
		notify();
	}
}

public static void main(String[] args) {
	Waiting w = new Waiting();
	new Thread(w).start();
	new Thread(w).start();
}

}[/code]

Ao tentar rodar você verá a saída:

Assim como o SCJP 1.4, threads achei o assunto mais cobrado da prova. O interessante é você ler pelo menos duas ou três vezes o capítulo sobre threads e entender bem este tópico, pois algumas questões levam bastante tempo para serem entendidas e você não pode vacilar.[/quote]

Tópicos que não vi em hipótese algum no meu exame.

1. Coupling and Cohesion;
  2. Shifting operators e bitwise (Estudei muito e esperava detonar nisto).

Quanto ao material que consultei, fui atrás de tudo que tinha direito e disponível.

Livros

1. Java 5.0 TigerA Developer’s Notebook
  2. Java: Como Programar 6ª Edição
  3. SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide (Exam 310-055)
  4. Java 2 Certificação Sun - 3a Edição Revisada
  5. Certificação Java 5 - Guia Preparatório Exame
  6. Core Java 2: Volume I - Fundamentos (7ª Edição)
  7. Java 5: Guia de Consulta Rápida

Mocks

1. Whizlabs SCJP 1.4
  2. e-Pratice da Sun
  3. Mocks e FAQ do javaranch

Dicas

[quote]1. Cara vá ao banheiro antes de fazer o exame, durante o exame você não pode sair para nada e ficam com uma câmera o tempo todinho te filmando. Para segurar foi fogo, quase fiz nas calças.
2. Se ligue que você terá direito a usar um papel plástico e um hidrocor para rabiscar durante o exame. Ao final detonarão tudo e você não poderá levar suas anotações. Será muito útil para qualquer tipo de anotação durante o exame, inclusive as de fluxo de controle.
3. Messa sempre o tempo que você gasta com cada tipo de questão. Isto será importante para você impor ritmo durante a prova.
4. Procure efetuar uma lista dos seus principais erros, afinal você pode fazer um simulado três vezes e durante as três tentativas você errou a mesma questão três vezes. Reveja sempre porque cada alternativa está errada e porque as certas estão certas.
5. Pratique muito o código. Me arrependo um pouco de não tê-lo feito e praticado antes do exame. Isto lhe dará segurança no aspecto psicológico e te dará mais confiança ao escolher uma alternativa.
6. Este exame não é para iniciantes. Caso você esteja começando em programação, procure se juntar com algum professor ou colega, em lhe sugerir algum mini-projeto teste. Você pode tentar começar com o livro das formiguinhas. A Sun recomenda pelo menos 6 meses de experiência com a tecnologia.
7. Se lembra quando você era na 3ª série do colegial. Quando você estudava aquela matéria que não se lembrava de quase nada. Era tanta coisa que não se lembrava dos detalhes. E o que você fazia ? Decoravas!!! Isto mesmo. Foi uma tática que pelo menos comigo deu muito certo. Afinal cada um sabe sua melhor forma de estudar, mas comigo, geralmente aprendo escrevendo em um papel todo um resumo. Cheguei até a comprar um quadro de aviso para antes de rezar o pai nosso todo dia orava em relação as classes, assinaturas de métodos, construtores, constantes, tipos de retorno, lista de argumentos, inclusive as exceções que eram marcadas diferenciando quais seriam de runtime e/ou cheked exceptions.[/quote]

Estarei posteriormente efetuando a venda de alguns livro no mercado livre daqui para este domingo. Caso alguém deseje adquirir algum, favor entrar em contato.

Enfim espero que todas estas informações sejam proveitosas para quem estar a ponto de bala para fazer o exame e/ou encorajar outros a tomarem a iniciativa em tirar esta certificação. Acho que irei dizer como todos, a primeira certificação agente nunca esquece, e essa irá ficar para a história.

Obrigado a todos por esta conquista!!!

Você deveria ter prestado mais atenção nos conselhos da Kathy Sierra.

Vi sim. Acho que acabei encarando na esportiva. Pois eles também mencionaram quanto às classes do pacote java.io, como DataInputStream e DataOutputStream, mas você verá claramente nos objetivos da sun. Você fica um pouco incerto das afirmações deles. Mas caso caísse sobre isto, estava preparado para o que viesse. Na dúvida não preferi arriscar, afinal a certificação ainda é um pouco recente e existem falsos rumores sobre o que ao certo ela contém.

Parabéns, cara!!!

Parebens cara ! Marquei minha prova pra daqui uns 10 dias. Eu achava que estava preparado, mas depois dessa sua descricao da prova ja nao sei. Estou estudando pelo livro da k. sierra, e fazendo alguns mocks pela internet. Parabens pela conquista, e valeu pelas dicas. Abraco !

Parabéns cara, valeu pelos comentários.

parabéns pela certificação…

ainda sou iniciante no java, sei pouca coisa mas estou querendo tirar o SCJP. Tenho dois livros

“Aprenda em 21 dias Java 2” - Ed. Campus
"Java como programar" 6ª edição - Ed. Deitel

da pra tentar com esses livros? tem um livro específico pra certificação?

Parabéns novamente, daqui uns dias eu começo tmb… rsss

Fala pessoal. Obrigado pela força.
Também fiquei tenso como alguns aqui estão à poucos dias de fazer a prova.

Fico grato pela colaboração de todos e pelo objetivo em disseminar o conhecimento. É importante ter um canal como esse, com pessoas com prevalecem a colaboração e o voluntariado, benefeciando não só a mim, mas principalmente a todos vocês. E é isso é que o nosso Brasil precisa.

Só depois percebi que Bert Bates me congratulou pelo ônus do exame, afinal, não esperava! :smiley:

Fico grato de coração!!!

[quote=Beynner]ainda sou iniciante no java, sei pouca coisa mas estou querendo tirar o SCJP. Tenho dois livros

“Aprenda em 21 dias Java 2” - Ed. Campus
"Java como programar" 6ª edição - Ed. Deitel

da pra tentar com esses livros? tem um livro específico pra certificação?[/quote]Obrigado Beynner!!!

Quanto a questão dos livros utilizei todos os que citei acima. Lógico que você não precisará de todos ao mesmo tempo. Indique-os porque sempre procurava outra forma de apresentar um determinado conteúdo de forma mais didática para acelerar o entendimento em um determinado assunto. Os tutoriais também ajudam e estão disponíveis na internet. Mas somente este é necessário para se dedicar ao exame.

Percebi também que você relatou outro tópico sobre o assunto, mas como você mencionou que realmente é iniciante. Procure se aprimorar-se nos principais capítulos da Deitel(formiguinhas), e após uns 4(quatro) à 6(seis) meses, de vivência em mini-projetos conceituais abordados nas didáticas dos livros, comece então com o livro preparatório para certificação.

A participação do curso também acho essencial, pois o desenvolvimento orientado a objetos despertará segurança nos longos capítulos que te esperam do livro, assim como a parte de coesão e acoplamento e trabalhos iniciais como print, printf e/ou format, e entre outros.

Pessoal.

Vi um post do pessoal falando sobre certificações 1.4, e vi que ainda existe uma grande necessidade de simulação no mesmo nível assim como o JQPlus fazia para a prova de certificação 1.4, para a prova de certificação 1.5. E algumas pessoas que o fizeram, assim como relatarão no javaranch, tiraram um bom percentual no prova.

Felizmente eles disponibilizaram uma versão para o SCJP 1.5, tavlez para entrar em concorrência com o da Sun e da Whizlabs.

Segue abaixo um exemplo de questão do tipo drag-drop.

Bom, basta agora adquirir uma versão trial, para avaliar para ver se vale a pena pagar. Começou a guerra da concorrência. :lol:

[quote=faelcavalcanti]Fala pessoal. Realizei hoje pela manhã o exame 310-055 da sun.

Estou indo para faculdade, mas quando retornar estarei detalhando minha experiência quanto a este exame, que com certeza foi uma das maiores experiências que tive, é um desafio muito grande, em que realmente não enfatiza só o conhecimento, mas também na forma como você veio se preparando.

Assim que puder estarei detalhando tudo que for possível.

Relatei esta conquista também no Javaranch.

Compartilho esta alegria com minha família, colegas de trabalho e a vocês desta comunidade, assim como do SouJava.[/quote]
bom score… e suas dicas… show de bola parabens cara

[quote=faelcavalcanti]Fala pessoal. Como prometido venho a relatar alguns prós e contras referente ao exame.
[/quote]

Parabéns! Se houvesse ainda o esquema de estrelinhas daria 10 estrelinhas para você (5 são pouco).

Estou farto de gente que fala “Passei, mané, tirei 88%, só que não vou dar dica nenhuma”.

Eu fiz a prova e postei algumas coisas de que me lembrava, mas infelizmente elas se perderam no “Big GUJ Crash”.

falai bao?

quais simulados da net e dos livros sao melhores? (se aproximam mais da realidade do teste)

o livro SCJP da Kathy Sierra tem perguntas com mesmo nivel, embora um pouco diferentes no estilo - ou talvez pq fiz a prova no 1.5 e o livro q eu tenho eh do 1.4

Parabéns!!!

Quanto tempo você estudou ???
é que já tenho o voucher e o livro, agora falta montar um cronograma pra estudo…

parabens kra!!!

um dia tbm chego lá!