Passei: SCJP 5.0

Olá Pessoal,
Hoje finalmente fiz minha prova e obtive sucesso!
Estou aqui para compartilhar com vocês esta experiência espetacular de se conquistar objetivos!
Bem, vamos lá!

1) Tempo de estudo

Isso é bastante relativo, vai depender de cada profissional, NÃO existe tempo exato. O que vai influir é sua experiência em Java. Se você vê Java todos os dias e há anos e nunca teve saco pra estudar pra certificações então, acredito, não terá problemas. Acredito que irá influir positivamente a sua experiência. Como eu não estou vendo Java todo dia (atualmente estou programando com outras linguagens com sintaxes parecidas) precisei de mais tempo, principalmente porque Java é muito parecido com C# (vice-versa) onde já estudei para tirar uma certificação.

Por fim estudei por volta de 3 meses. Mas repito, você pode estudar 1 semana e passar, é sempre relativo!

2) Lingua escolhida

Essa foi uma grande dúvida quando começei a estudar! E sei que é de muitos, principalmente aqueles que não tem Inglês fluente.
Pensei: "ora, o exame é oficial da Sun! Então é de se esperar que ele não seja mal traduzido como esses livros que encontramos por aí"
Então porque não fazer em Português?

1. Na época o Livro da Katty não existia versão em Português (Graças a Deus!);
  2. Deu uma olhada nos simulados e vi que o Inglês era fácil e como eu já havia prestado um exame da Microsoft todo em Inglês escolhi esse idioma;

Sobre o Inglês da prova:

1. Não se aborreça! O nível é fácil, não estou dizendo isso porque fiz e passei, mas de fato é um Inglês tranquilo. Lembrando que DE LONGE tenho fluência em Inglês.

2. Porém voce PRECISA estar atento aos seguintes verbos e tempos verbais em Inglês:

• CAN
  • COULD
  • SHOULD
  • MUST
  • MAY
  • MIGHT

Alguns deles são até equivalentes, mas se você não estiver por dentro, perde muitas questões!!

Por exemplo:

The output must be greater than 20.
The output could be greater than 20.

Sentenças completamente diferentes!

No primeiro caso, O output É NECESSARIO que seja maior que 20!
No segundo caso, O output PODERIA SER maior que 20!

Cairam várias questões com sentenças desse tipo, principalmente em Threads, onde sempre tem coisas que PODEM ou NAO PODEM acontecer.
Finalizando, você tem dificuldade com seu Ingles ao fazer um simulado do Whizlabs?
Se tiver faça em PT-BR, pois os níveis são equivalentes!

3) Quando devo marcar a prova

Quando se sentir seguro!
E você vai saber disso fazendo os simulados!
Mas atenção, existem simulados MUITO fáceis, e simulados muito DIFICEIS, e aqueles meio termo, ou seja, do nível da prova!
Cuidado pra não ficar fazendo simulados fáceis e achar que estar preparado. Já vi perguntas como: “Devo marcar a prova quando tiver acertando pelo menos quanto nos simulados?” Para mim essa pergunta não procede, tendo em vista as diferenças dos simulados, repito, faceis e dificeis. Entretanto, é necessário estar ACIMA dos 59% não é verdade?

Você não vai marcar uma prova onde por exemplo de 5 simulados feitos consiga passar apenas em um !!

Faça o seguinte, se tirou 85% em um, e 45% noutro, veja onde e o que você errou! Só assim você terá a média do seu nível.

4) Material de estudo
SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 - Exame 310-055 (Em Inglês)

Uma boa leitura onde ela explica como e porque e deixa você se virar pra pesquisar o resto.

Acredito que ele seja indispensável para um bom estudo, pois de fato, ela informa com precisão o que tem, o que não tem na prova! A versão em Português infelizmente não posso falar, mas já ouvi que tem erros de tradução.

Certificação Java 5: Guia Preparatório Exame CX-310-055

(http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1479838&ST=SR)

Bem, quando estava na dúvida de entre qual idioma iria fazer o teste, resolvi comprar este livro mesmo sem conhece-lo.
Minha opnião! A idéia desse livro é até legal: ter um mock completo com todos os objetivos coberto com dicas e explicações nas questões e em português!

Porém isso não acontece: NÃO COMPRE ESTE LIVRO de forma alguma!

Motivos:

[quote]Muitas, mas muuuitas questão foram literalmente copiadas de simulados já conhecidos como o Whizlabs!
Muitas questões não tem uma explicação detalhada, você sabe que a resposta é aquela mas ou ele não explica direito e muitas vezes não diz o porque das outras respostas estão erradas;
Acredite, algumas questões como foram traduzidas foram traduzidas erradamente!
Código fonte traduzido incorretamente, em alguns casos você percebe que algum editor tentou traduzir um texto![/quote]

Simulados
Aqui todos! http://www.guj.com.br/posts/list/39390.java

RELAMENTE O MELHOR! INDISPENSAVEL FAZER TODO ELE!

http://www.danchisholm.net/ - o melhor e um dos mais difíceis

• Whizlabs! 1.4 e 1.5, mas prestem atenção o 1.4 MUITO mais facil que 1.5!
  • Outra, escreva MUITO codigo fonte, pelo menos pra mim, ao escrever um codigo agregava mais no conhecimento do que apenas ler. Quando fazia um simulado via um erro de cara e pensava “ah já fiz isso! não funciona dessa forma!”
  • Muita gente fala que não se deve “perder tempo” lendo! Mas isso não é verdade, do conceito voce tira a prática. Então LEIA bastante, quando tiver com uma base sólida para A FUNDO para os simulados!

5) A prova

Bem, uma coisa que senti dificuldade foi a pratica! É extremamente diferente voce fazer um mock em um livro, ou em um site do que fazer em um sistema similar!

Pratique no Whizlabs ou em outros! Isso influi PRA K…pratique num sistema mais parecido possivel!

Pelo menos na minha versao do Whizlabs nao tinha DRAG AND DROP, foram umas 10 questoes assim!

Se voce marcar a questao e tentar voltar o sistema apaga, mas pelo menos avisa!
Questões grandes passe IMEDIATAMENTE, senão voce vai perder tempo!

Eu fui fazendo UMA-A-UMA, quando estava na questao 37, acho, só faltava 1:15, no momento achei muito pouco fiquei nervoso!
Mas realmente tem MUITAS questoes rapidas! Voce ve o problema e decide NA HORA!

Threads! Realmente são as questoes mais dificies, cairam umas 10, onde 3 eram ABSURDAS! Doia nos nervos so de tentar LER! Mas as outras eram normais, nada que um estudo resolva!
Flow Control, apenas 1 “ABSURDO” outras bem tranquilos.
No final terminei faltando 30 minutos!
Marquei 3 questoes, aquelas ABSURDAS!

Não revisei NENHUMA questão, preferi fazer com atencao cada uma delas, fiquei com medo de mudar de ideia!

Cliquei…e apareceu aquela mensagem: THANK YOU FOR YOUR PARTICIPATION…

A impressora deu pau e esperei 15 minutos pra saber se tinha passado!
Mas no final tudo certo: 76 %!

ótimo!

Bem pessoal, estarei compartilhando o meu material, porem qualquer duvida a mais me perguntem!
Boa sorte a todos, espero que esse relato ajude voces!
Abraços

antes de tudo, parabéns!

e obrigado pelo relatório e tal!

você se lembra mais ou menos de como eram essas “absurdas” ?

e parabéns novamente!

até!

Valeu!

Ao todo tinham 5 e só 5 desse tipo questões foda!

3 de Threads e 2 de flow control.

threads:

• Super Classe
  • Base Extendo a Super
  • Override de metodo run da class runable e da classe thread
  • laços executando as Threads, criando recriando
  • perto de 30, 40 linhas
  • indentacao pessima pra COMPLICAR

em suma, imagina aquelas questoes de threads onde os metodos Run FAZEM coisa PRA K! eram assim!

flow control

laços aninhados com jumps como break conitinue!

Outra,

alguns amigos estudaram pra 1.4 e perto resolveram mudar pra 1.5!

Resultado nao passaram!

NAO FACA ISSO!

pois caiu:

• muito GENERICS
  • serialization
  • PrinStream, BuferredWriter, etc
  • Wrapper com unboxin etc

Muito conceito sobre esses topicos!

caiu aquela parte de formação de datas?
Locale’s e tal

expressões regulares?

Bem, vou tentar lembrar o que caiu:

• Herança, chamada de construtores da SuperClasse
  • chamada de construtores da mesma classe;
  • inicializadores estaticos e de instancia
  • OVERRIDEN e overloadin
  • overloading de metodos com Wrappers e primitivos
  • overloading de metodos com Wrappers e primitivos e … como argumento
  • Casting de classes bases com super e interfaces
  • break, continue
  • enums, umas muitos escrotas sobre o construtor do enum
  • hierarquia de pacotes
  • Assertion, como executar e quando, seus resultados
  • StringBuffer, StringBuilder
  • Date, Locale, DateFormat e etc, ao todo umas 8 questoes acho
  • hashCode
  • MUUUITO GENERICS
  • MUUUUITO Threads;
  • MUIITO COLECOES em geral misturado com generics;
  • umas 4 de Development, jar files e classh path
  • Inner Class NAO CAIU, mas caiu classes anonimas, essas junto com Threads

em percentagem diria:

33% Generics juntamente com Collections em Geral, hashCodes, equals, ==, etc

20% Threads e com elas tudo ! Como classes anonimas, collections e tal

15% OO

20% Flow Control

Pretendo fazer essa prova mes que vem, alguem por favor pode me informar qual o procedimento que devo realizar p/ fazer a inscrição e marcar a prova ?

O local eu ja escolhi.

Outra coisa que gostaria de confirmar, é isso aqui mesmo ?

*  Delivered at: Authorized Worldwide Prometric Testing Centers
* Prerequisites: None
* Other exams/assignments required for this certification: None
* Exam type: Multiple choice and drag and drop
* Number of questions: 72
* Pass score: 59% (43 of 72 questions)
* Time limit: 175 minutes

e o preço é 200 dolares ?

É isso mesmo!

Maiores informações aqui!

http://br.sun.com/training/certificacoes/index.html

[quote=oalexandrino]É isso mesmo!

Maiores informações aqui!

http://br.sun.com/training/certificacoes/index.html[/quote]

Obrigado.

Parabens!!!

Falta muito ainda para tentar uma certificação… Mas chego lá ainda!!!

PARABÉNS !

Pessoal estou no ínicio do Deitel e estou gostando muito do livro. Parece um pouco cansativo mas na realidade os conceitos de OO com exercícios PRÁTICOS do livro são um caminho para aprendizado.
O próximo será o da Katty… pois ai o foco é certificação…

marcar a prova é fácil ? qual o esquema ? é na própria SUN ? (aqui em SP na Chacara Sto Antonio)

Duvida: SCJA ??? Pra que serveria essa certificação ???

[quote=gbmesso]
Duvida: SCJA ??? Pra que serveria essa certificação ???[/quote]

É uma certificação de entrada no mundo Java…
Prova que tu conhece bastante OO e tem base em Java

http://www.sun.com/training/certification/java/scja.xml