Passei SCJP 5.0

Pessoal,

Fiz a prova hoje de 8h15 e passei com score de 95%.

Quando terminei a prova, estava faltando 1h15mins, então escrevi no papel de rascunho algumas questões que cairam.
Não escrevi sobre como foram as questoes drag and drop (no total foram 14 D&D) porque caso eu quisesses ver novamente, eu teria que responder novamente :frowning:

Seguem algumas das questões que consegui anotar no rascunho:

  1. Sobre threads:
  • se uma thread executou t.wait(), de que forma podemos com certeza mandar a thread para o etado executavel a partir de outra thread? (R: t.notifyAll())

  • tinha uma com uma classe MyRunnable que implementava Runnable e sobrescrevia o run() (ex. exibe “A”)
    aih no main era feito (new Thread(new MyRunnable()){ public void run(){exibe(“B”)}}).start;
    aih o resultado eh B, pois como sobrescrevemos o run() da Thread instanciada, o run do target Runnable não será invocado.
    Isso só acontece na implementação que Thread da para run()… quando sobrescrevemos, tiramos essa funcionalidade.

  • tinha uma thread MyThread cujo run() exibia “A” e lançava RuntimeException. daí no main() tinha:
    new MyThread().start(); exibe “B”; daí perguntava quais os possíveis resultados (pra escolher 2 opcoes).
    R. exibe “A”, a msg da excecao e, em seguida, “B” || exibe “B”, “A” e, em seguida, a msg da excecao
    O detalhe aqui eh que a excecao vai sre lancada em outra thread, entao nao vai interferir no main e irá sempre exibir “B”.
    Ainda não da pra garantir a ordem no console, mas essas duas sao 2 opcoes possiveis de resultado.

  • tinha uma classe com um atributo static e 2 metodos de instancia(um que usava o atributo e um que apenas chamava o outro)
    Daih pedia pra marcar a correta… tinha varias semelhantes, mas a correta foi uma que dizia que pra tornar a classe thread-safe, o método que acessa o atributo deveria ser marcado com static.

  • com certeza teve questões de drag and drop sobre threads, mas não consigo lembrar de nenhuma.

Continuando:

  1. 4 sobre GC (incusive envolvendo “ilhas”, que sao objetos referenciados entre si, mas na acessiveis por nenhuma thread ativa):

  2. 2 sobre Scanner (ambas drag and drop) e uma split com uma regex simples “\d\d”. Não caiu Pattern nem Matcher.

  3. Caiu uma que envolvia Properties e linha de comando, tipo java -Dmyprop=myvalue Test…
    perguntando como poderia pegaer o valor de myprop pelo código
    R. System.getProperty(“myprop”) ou System.getPropreties().getProperty(“myprop”)

  4. 1 sobre DateFormat e uma sobre NumberFormat, ambas utilizando Locale.

  5. 1 de serialicacao envolvendo os metodos private writeObject(OOS oos) e private readObject(OIS ois)
    Outra de serialização que tentava serializar um objeto de uma classe que tinha um atributo do tipo de uma classe que não eh Serializable (o que lanca excecao)

  6. 2 sobre classpath, sendo uma utilizando arquivo .jar

  7. 1 sobre a estrutura de um jar (como as classes sao organizadas dentro de um arquivo jar)

  8. Sobre que excecoes sao lancadas pela JVM teve uma de um método recursivo sem condicao de parada (onde a JVM lanca StackOverflowError)

  9. Pegadinhas:

  • questoes sobrescrevendo metodo adicionando novas excecoes, mudando o retorno, mudando o retorno pra uma superclasse
  • metodos staticos acessando membros de instancia (atributo, chamada a super.method())
  • if(){} else {} finally {} //erro de compilação pro causa do finally)
  • atributo Integer i; aih no construtor fazia Test(int x){Sysout(i + x);} //NullPointerException, pois i é inicializado com null.
  • chamava a java Test 1 2 3 aih no main tinha um for(int i = 1; i < args.length; i++){Sysout(args[i])} //exibe 2 e 3 poir o valor de i comecou em 1.
  • Object[] o = {“C”, new Integer(2), “D”, new Integer(1)}; Arrays.sort(o); //Lanca excecao, pois os elementos tem tipos diferentes.
  • teve um codigo que tava na cara que ia dar NullPointerException, só que tava em um bloco try{}catch (Exception e){}catch(NPE e){}
    //Erro compilação, pois o catch NPE deveria vir antes do catch Exception

Continuando:

Preparação:

  • Comecei a programar em Java na faculdade, numa cadeira de POO (primeiro semestre de 2005). Passei o semestre todo programando em Java.
    Quando acabou a disciplina, parei de estudar Java.
  • Em março de 2006 fiz um curso preparatório pra a versao 1.4… na época, estudava sempre no dia seguinte o assunto dado no dia anterior
    e fazia todos os exercícios… mas não cheguei a fazer nenhum simulado. Depois, parei de estudar pra certificação;
  • Em Outubro de 2006 comecei a trabalhar com java pra web e comecei a estudar tudo que dizia respeito a Java (mas ainda nada preparatório pra a certificação).
  • Em maio desse ano resolvi fazer um planejamento pra tirar SCJP, SCWCD, SCBCD e, futuramente se eu sentir que vale a pena, tirarei SCJD ou SCEA.
  • Feito esse planejamento, comprei o livro da Kathy e comecei a estudar… primeiro li todo superficialmente. Em seguida, li prestando bastante atencao nos detalhes e fazendo
    anotações sobre os temas que não estavam muito bem fixos na mente. Depois de um bom tempo estudando bastante, parei de estudar por um tempo, esperando o voucher chegar.
    Pequei nesse ponto, pois com essa pausa, quando voltei a estudar, percebi que algumas coisas que estavam “na ponta da língua” ficaram meio duvidosas novamente.
    Então chegamos nessa semana onde estamos… segunda-feira marquei a prova pra hoje e passei de terça até hoje lendo algumas coisas que eu tinha dúvida e fazendo
    os simulados do whizlabs.

Dicas:

  • A primeira vez que forem ler o livro, leiam à vontade, superficialmente, sem muita cobrança.

  • Leiam tudo no livro, sem pular uma linha sequer (nem mesmo os códigos que parecem triviais). Comigo já aconteceu
    de eu descobrir que certos métodos lançam exception por ver códigos que usavam try/catch.

  • Façam muitos simulados, pois embora o livro seja muito bom e aborde muita coisa, ele não é completo e tem questões nos simulados que
    ensinam coisas que o livro não ensinou (ou em alguns casos explicam um assunto de uma maneira mais fácil de entender)

  • Na hora da prova, lembrem que se tentar revisar questões drag and drop, o programa vai limpar suas respostas. Então só marque pra revisão questões D&D
    que vc não respondeu ou que respondeu com pouca confiança. Se vc respondeu com “quase certeza que ta certo” então, é melhor nao revisar, pois vc pode ter
    perdido o raciocinio e vai ter q refazer toda a questao.

  • Antes de comecarem as questoes da prova, tem umas 7 perguntas sobre coisas do tipo "qual seu nivel de experiencia pra escrever codigo coheso e com baixo acoplamento?"
    Só que os enunciados sao bem maiores que isso… e as respostas vao de letra A a D, se n me engano, onde A = Expert, B = Intermediate, etc…
    O seu tempo de prova já comeca a contar… então, vc poderia ja decidir “vou marcar tudo A, ou B, etc” e sair marcando e passando, pra nao perder mt tempo…

  • Após terem comecado a preparação mesmo… nunca parem de estudar… se estiver sem tempo, pelo menos estude uns 30mins (revisando ou fazendo exercicios)

  • Sempre que puderem, estejam sempre pensando nos assuntos da certificação… Reflitam sobre isso quando estiverem tomando banho, almcando, etc…

  • MAIS IMPORTANTE: Apenas após vcs terminarem toda a prova, se ainda sobrar tempo, revise a prova escrevendo na folha de rascunho algumas coisas que façam vc lembrar das
    questões. Quando vc chegar em casa, prepare um tópico como esse, comentando sobre as questoes da sua prova. E comente sobre sua experiencia, preparacao e dicas pra ajudar o pessoal que
    está se preparando pra a certificacao.

Mas e o KIKO?

[size=18]Oppaaaa !!!

95% !!! SCORE

Uma curiosidade, não atingi esse score excelente por sinal, mas gostaria de lhe perguntar , quantas vezes você fez simulados ou so usou mesmo whizlabs ???

Vlw !!![/size]

Graaaaaandeee, esse meu aluno é o mestre mesmo!! Parabéns poha!! ;D

[quote=Crocodilo][size=18]Oppaaaa !!!

95% !!! SCORE

Uma curiosidade, não atingi esse score excelente por sinal, mas gostaria de lhe perguntar , quantas vezes você fez simulados ou so usou mesmo whizlabs ???

Vlw !!![/size][/quote]

Logo que terminei de estudar o livro (acho que no final de Maio) eu fiz o simulado do livro (acho que eh Master Exam), que pode ser baixado no site da altabooks… Depois disso, não fiz simulados até essa semana que se passou… quando fiz os 4 simulados “Practice” e o “Final Exam” do whizlabs.

No trabalho, eu sempre tentava utilizar os recursos que são cobrados no exame (Generics, Formatters, sort, enum, etc…), pra sempre manter o assunto fixo na mente.

Rafael,

Parabéns!!!

Sucesso!!! E não pare por aí!!!

Estou estudando para a minha 1ª Certificação também, já tentei uma vez e não consegui!!! Faltou batalhar em cima dos simulados… (Isso conta muito).

Um abraço,

parabens rafael…

só uma duvida…

vc falou mtu pouco de collections e generics… caiu pouco esse assunto na prova?

[quote=caduengenheiro]parabens rafael…

só uma duvida…

vc falou mtu pouco de collections e generics… caiu pouco esse assunto na prova?

[/quote]

Caiu bastante… é que a maioria foi drag and drop… aih eu nao comentei no topico porque na hora de revisar a prova eu nao pude ver as questoes drag and drop

Mas tinha pra eu escrever uma classe e métodos usando tipo generico, tinha umas 2 testando conhnecimento de que nao existe a ideia de polimorfismo em tipos genericos (List nao pode ser atribuido a List, etc…), teve uma pra declarar o tipo e listar os objetos da colecao usando o novo for (aih tinha que montar o generic com base no tipo da variavel declarada no for(), teve outra pra montar um codigo pra exibir as chaves ordenadas de um TreeMap, teve umas 3 (nao apenas drag and drop) que envolviam saber a colecao mais apropriada a ser usada (ex.: usar lista que nao oferece random access… r: LinkedList)… cairam umas 2 questoes sobre hashCode e equals

Nao caiu sobre binarySearch, nem Comparable/Comparator, nem a classe util Collections…

Até onde eu lembro, sobre coleções e generics foi isso aí.

Excelente score velho, arrebentou!

Falai cara, parabens !!!

Gostaria de saber uma coisa, quais simulados vc fez?

Vc usou a versao trial do whizlabs ou a full ?

Onde eu posso arrumar esse simulado ?

A versão trial, que possui um exame completo de 72 questoes, qdo vc termina o exame
ele nao fala quantas voce acertou, é isso memso ou eu estou fazendo algo errado??
Eu coloco en finalizar o exame e ele nao fala nada sobre minha scorE!!!

Abraco

Ae rafael parabéns, tava esperando tu tirar logo essa ae, p/ estudar-mos para a de web, agora vai
:smiley:

ae rafael… arrebentou heim? Parabens!! cara to querendo dar um pulo ai em 22/10… ver se faço esse exame abraço!! cara parabens mesmo… é a prova cheio de pegadinha mesmo… lembro dessas questoes de threads… pefeitamente… Vc fez na impacta ou iteci? eu ainda estou procurando um hotel ai em recife… tiver dicas… a respeito me manda um mp :smiley:

Rafael,

Parabens cara, ótimo score.

Oi, LP, fiz no ITECI. Infelizmente não conheço os hotéis que tem por ali por perto. Se vc quiser pagar pouco, vc pode procurar hotéis que fiquem nas redondezas da Av. Caxangá. De lá, vc só precisaria pegar um ônibus (vale A) pra chegar no ITECI e chegaria lá em uns 10~15mins.

Espero ter ajudado um pouco hehe

[]'s

parabens

Bom dia,

Você achou a prova mais fácil do que os simulados ?
Estou estudando e nos simulados Master Exam, Whizlabs e inquisiton estou conseguindo + - 70% de aproveitamento.
Você acha que já posso marcar meu exame.

Obrigado.

Ah cara pode fazer sem medo …

Bem, o Kiko eu não sei, mas se você é um desenvolvedor java ao invés de um mediado programador e não se interessa em certificação… :?:

Rafael parabéns pela sua boa aprovação e pelo seu senso de contribuição a nós que estamos estudando também.

Abraços!