Caraaaca passei. A ficha não caiu ainda
Bom vim aqui dar meu relato da prova, um relato sincero do que eu acho, começando por dois mitos que andei lendo enquanto me preparava:
1- "A prova é mole qualquer um passa!"
MENTIRA! Na boa, tem que estudar E saber bem as coisas. A prova é longe de ser trivial
2- "SCJP é decoreba!"
MENTIRA! Como qualquer linguagem de programação (como qualquer coisa que vc queira aprender, eu acho), voce TEM que saber as sintaxes, isso é óbvio! Voce tem que saber como uma classe começa acaba, regras dos modificadores de acesso etc etc. Mas nem por isso a prova possa ser considerada decoreba. Voce tem que saber e entender de fato os objetivos.
Outra coisa, não achei que Generics dominou como andei lendo também. Acho que foi tudo bem equilibrado. Na minha, caiu poucas questões de classes internas. Caiu uma com classe anonima misturada com thread e outra com classe interna local de método.
Caiu retorno covariante. Cuidado com os modificadores de acesso X tipo de retorno! :lol:
Drag-and-Drop: Não é o bicho papão que eu imaginava. Na verdade, eu achei as mais fáceis. Só errei uma eu acho (foram mais de 20). Eu gostei das drag-and-drop pq vc so precisa aplicar o que aprendeu da parada, sem pegadinhas.
Mesmo que Generics não tenha dominado, ESTUDE e SAIBA. Pois a maioria que caiu foram drag-and-drop e caiu uma de hashmap meio braba, mas como eu disse, basta entender o conceito e vc acerta.
Saiba bem os fundamentals: Regras de permissão, classes public x protected x default, retornos covariantes, polimorfismo. Pq essas coisas são usadas em toda a prova, mesmo que a questao nao seja exatamente sobre isso.
Enfim. Minha experiencia foi muito boa. Eu nao tinha muita experiencia com Java antes de começar a estudar pra essa prova. Tinha já bastante com PHP, mas estudar pra essa prova me fez entrar fundo na linguagem pra poder entender de fato e a experiencia foi muito gratificante! RECOMENDO.
Não de ouvidos pra quem diz que nao vale a pena. VALE. REPITO: NÃO DA pra passar se voce nao souber. Nao sei como é a prova 1.4 mas essa realmente nao acho q de pra passar so decorando enfim ou sabendo pouco… Nao que vc saiba TUDO depois q termina. Mas a graça disso tudo é exatamente isso nao é? A gente sempre tem mais algo a aprender
Bom povo é isso. Obrigado ao forum que me ajudou bastante!!!
VIVAAA passei ahuahhau
AH meu score foi 70%