Passei! scjp5 (braaabo)

Caraaaca passei. A ficha não caiu ainda :smiley: :smiley:

Bom vim aqui dar meu relato da prova, um relato sincero do que eu acho, começando por dois mitos que andei lendo enquanto me preparava:

1- "A prova é mole qualquer um passa!"
MENTIRA! Na boa, tem que estudar E saber bem as coisas. A prova é longe de ser trivial

2- "SCJP é decoreba!"
MENTIRA! Como qualquer linguagem de programação (como qualquer coisa que vc queira aprender, eu acho), voce TEM que saber as sintaxes, isso é óbvio! Voce tem que saber como uma classe começa acaba, regras dos modificadores de acesso etc etc. Mas nem por isso a prova possa ser considerada decoreba. Voce tem que saber e entender de fato os objetivos.

Outra coisa, não achei que Generics dominou como andei lendo também. Acho que foi tudo bem equilibrado. Na minha, caiu poucas questões de classes internas. Caiu uma com classe anonima misturada com thread e outra com classe interna local de método.

Caiu retorno covariante. Cuidado com os modificadores de acesso X tipo de retorno! :lol:

Drag-and-Drop: Não é o bicho papão que eu imaginava. Na verdade, eu achei as mais fáceis. Só errei uma eu acho (foram mais de 20). Eu gostei das drag-and-drop pq vc so precisa aplicar o que aprendeu da parada, sem pegadinhas.

Mesmo que Generics não tenha dominado, ESTUDE e SAIBA. Pois a maioria que caiu foram drag-and-drop e caiu uma de hashmap meio braba, mas como eu disse, basta entender o conceito e vc acerta.

Saiba bem os fundamentals: Regras de permissão, classes public x protected x default, retornos covariantes, polimorfismo. Pq essas coisas são usadas em toda a prova, mesmo que a questao nao seja exatamente sobre isso.

Enfim. Minha experiencia foi muito boa. Eu nao tinha muita experiencia com Java antes de começar a estudar pra essa prova. Tinha já bastante com PHP, mas estudar pra essa prova me fez entrar fundo na linguagem pra poder entender de fato e a experiencia foi muito gratificante! RECOMENDO.

Não de ouvidos pra quem diz que nao vale a pena. VALE. REPITO: NÃO DA pra passar se voce nao souber. Nao sei como é a prova 1.4 mas essa realmente nao acho q de pra passar so decorando enfim ou sabendo pouco… Nao que vc saiba TUDO depois q termina. Mas a graça disso tudo é exatamente isso nao é? A gente sempre tem mais algo a aprender :slight_smile:

Bom povo é isso. Obrigado ao forum que me ajudou bastante!!!
VIVAAA passei ahuahhau

AH meu score foi 70%

Parabéns mesmo cara, e legal o seu relato, muito importante saber as experiências de quem fez a prova !

E agora qual a próxima meta !

parabens cara…
é muito bom saber que temos mais um SCJP aqui.
t+

Parabéns!

Kra parabéns mesmo. A todos eu pergunto. Como vc adminstrou o tempo da prova?

parabens!

:stuck_out_tongue:

Parabéns, compartilha com a comunidade os livros que vc usou pra estudar.

Valeu pessoal! :smiley:
Eu vou depois do carnaval começar a estudar pra SCWCD. Mas ate la putz… dar aquela relaxada!
A prova tem quase 3 horas, eu saí respondendo de acordo com o q eu sabia e fui marcando as que eu não sabia! Logo de início apareceu uma drag-and-drop de generics que a principio pareceu difcil. Mas é que eu estava realmente bem nervoso na hora e ainda tava com febre :shock: To gripado desde ontem hauhau. Mas aí eu nao cheguei a ter um kernel panic eu marquei pra responder depois e fui fazendo. No meio da prova eu cheguei a achar que nao ia dar tempo, mas terminei faltando 45 min. Aí fui la bem mais calmo, fazer a questao e percebi que nao era tao dificil (era uma drag-and-drop pra fazer um Hashmap funcionar) e rever as outras em duvida. Confesso que nao tinha certeza que passaria até ver o resultado final.

Eu estudei basicamente pelo livro da kathy (Guia de Estudo pra SCJP 5) em português. Mas opinião minha: NAO USEM SO ESSE LIVRO (mas ele é bom! Então usem. Só nao usem “só” ele). Serio… Eu sei fazer quase todas as questoes dali e só caiu UMA razoavelmente parecida. Eu fiz alguns mocks da web: vacas do javaranch (mto facil, so pra brincar mesmo), masterexam (nivel abaixo da prova), examulator (questoes parecidas da prova tirando as drag-and-drop) e o que me ferrou: o whizlabs (putz, pedreira esse). Eu nao comprei o whizlabs, fiz na versao Demo, aquele de 12 questões com 1 minuto pra responder cada :shock:. Acertei 3 só e fiquei meio desesperado pq foi semana passada huahauha.

Fiz depois a versao de 60 questoes do whiz que nao da o resultado, mas aí usei uma técnica bacana meio demorada mas útil pra quem como eu nao comprará o whiz: Fazer e digitar depois no eclipse compilar e ver se a sua resposta ta certa :shock:. Foi um rapaz daqui inclusive que me deu essa dica (ou foi algo parecido). O whizlabs é bom, quem puder, compra. Mas essa técnica é boa pra voce praticar e memorizar as sintaxes.

Bom é isso! Boa sorte pra quem vai fazer. Desejo sinceramente que todos sejam bem-sucedidos. Nao desanimem! Parece brabo (e é hauha) mas dá pé. Eu nao tinha nenhuma experiencia em Java praticamente antes de começar os estudos. É so nao desanimar e estudar nem que seja aos poucos. E partir pra briga. Cai dentro mesmo e voces vao conseguir!

Abraço!

Parabens… 8)

como assim cara retorno covariante (void para int )??

fala cara!
bom nao sei se isso é realmente sobrescricao com retorno covariante! (me corrija se eu estiver errado). Mas vc pode pegar um metodo com tipo de retorno void e sobrescrever ele, e modificar o tipo de retorno pra int… e pra char tb (nao lembro, tem que ver.). Normalmente vc nao pode sobrescrever trocando so o tipo de retorno.
enfim… caindo no conceito de retorno covariante onde vc pode sobrescrever um metodo trocando o tipo de retorno para um subtipo do tipo de retorno do metodo original. Bom, eu nao sabia que isso se aplicava tb a primitivos dessa forma (void->int) ate pegar um exemplo que nao tinha visto ate poucas semanas antes da prova :).

tá ok vamos lá !!!

[code]public class Animal{

public Animal go(){
//do some thing…

}

public class Dog extends Animal{

public Dog go(){

//do some thing too…
}// isso sim é sobriscrição retorno covariante… e somente é aplicado para Objectos nunca para tipos primitivos.

}

}[/code]

exemplo 2.

public class Teste {

void go(){}

public class Teste2 extends Teste{

public int go(){

}//isso aqui é totalmente errado não é sobrecarga nem mesmo sobrescrição !!

}

}

Concorda ?

eu acho que você erro essa na prova !

Parabéns…

Obrigado!!
Mas respondendo sobre o retorno covariante, foi engano meu realmente! Se o método orignal é private então o metodo que sobrescreve na verdade nao sobrescreve certo? Na prova eu nao lembro como estava (se o método original era private ou nao). :shock:
Mas então isso nao é sobrescriçao e nem sobrecarga certo?? (pois o método que sobrescreveria é na verdade um método novo) ?
De qq maneira é bom ter cuidado com esse tipo de coisa. É confuso!
Acho que eles na prova exploraram muito isso. Classe em pacote diferente e o modificador no método como “protected” aí uma classe estendeu a que herdou o método “protected” mas nessa acho que eu estava afiado pois o método se torna private, certo?? para qq classe que estende a classe que herdou o método protected.
E tb to longe de saber tudo, ainda vou continuar estudando! :smiley:
valeu!!

Consertei a msg original la em cima pra nao confundir ng :lol:

Parabéns!

[]s
Gunnar

Cara, eu fiz a SCJP 6 e só teve 6 questões de drag e drop.

nao sei como é a SCJP 6… Mas acho q vai da sorte. As perguntas devem vir sorteadas de um monte.
Mas a minha realmente teve muitas, mas eu gostei, preferi. Melhor do q ficar vendo se o codigo compila, da excessao… etc.
abs!

Cara parabéns mesmo ai!!!
Eu também nunca tive experiência profissional com Java, estou me baseando somente no livro da Kathy, então gostaria de saber o que você me recomendaria.
Abraço.