Passeio do Cavalo

Olá! Eu desenvolvi um código bem estranho, mas funcional, pra resolver o exercício 7.22 do livro do Deitel Java: Como programar, que trata do Knights tour (Passeio do Cavalo), é um programa que simula um tabuleiro de xadrez vazio onde uma peça é colocada e fazendo apenas o movimento do cavalo (em “L”) se deve chegar a todas as casas apenas uma vez. eu ainda sou iniciante então não sei muito e esse problema envolve umas heurísticas meio pesadas pra mim. Eu dei uma pesquisada mas a única coisa que eu consegui encontrar foi a parte que eu já “resolvi”. Mas o que eu não consegui foi essa parte:

d) Escreva uma versão do aplicativo Passeio do Cavalo que, diante de um impasse entre dois ou mais quadrados, decide qual escolher vislumbrando os quadrados alcançáveis a partir daqueles geradores do impasse. Seu aplicativo deve mover para o quadrado empatado para o qual o próximo movimento chegaria a um quadrado com o número de acessibilidade mais baixo.

Pra tentar explicar um pouco: Existem dois arrays bidimensionais, um de booleans para saber quais casas o cavalo já visitou (true se sim, false se não), e outro chamado acessibility para informar quais são as casas mais importantes a serem visitadas, para que o programa seja “inteligente”, as casas mais importantes são as mais próximas dos cantos. a questão pede que quando o programa encontrar 2 ou mais casas igualmente importantes, ele possa escolher a melhor dentre elas. Eu acho que a forma que eu escrevi o programa dificultou um pouco as coisas estou bem perdido. Agradeço a ajuda :slight_smile:

Código:

import java.util.ArrayList;

public class PasseioDoCavalo{

private static int melhorScore = 8, melhorMovimento = 0;
  private static String jogo = "Válido";
  private static int currentRow, currentColumn, count = 0;
  private static boolean[][] board = new boolean[8][8];
  private static ArrayList<Integer> movsValidos = new ArrayList<>();
  private static int[] horizontal = {2, 1, -1, -2, -2, -1, 1, 2};
  private static int[] vertical = {-1, -2, -2, -1, 1, 2, 2, 1};
  private static int[][] acessibility = {{2, 3, 4, 4, 4, 4, 3, 2}, {3, 4, 6, 6, 6, 6, 4, 3}, {4, 6, 8, 8, 8, 8, 6, 4}, {4, 6, 8, 8, 8, 8, 6, 4}, {4, 6, 8, 8, 8, 8, 6, 4}, {4, 6, 8, 8, 8, 8, 6, 4}, {3, 4, 6, 6, 6, 6, 4, 3}, {2, 3, 4, 4, 4, 4, 3, 2}};

public static void main(String[] args){
int contagem = 0;

for(int m = 0; m < 8; m++){
     for(int n = 0; n < 8; n++){

currentRow = m; currentColumn = n; // primeira posição do cavalo
  System.out.printf("Cavalo na posição do tabuleiro[%d][%d]%n", currentRow, currentColumn);

do{

board[currentRow][currentColumn] = true; // coloca a peça
     count++; // atualiza a contagem

// percorre os oito possíveis movimentos
     for(int moveNumber = 0; moveNumber < 8; moveNumber++){

// testa se o próximo movimento é válido
        if(((currentRow + vertical[moveNumber] >= 0)&&(currentRow + vertical[moveNumber] <= 7)) && ((currentColumn + horizontal[moveNumber] >= 0)&&(currentColumn + horizontal[moveNumber] <= 7))){
           if(board[currentRow + vertical[moveNumber]][currentColumn + horizontal[moveNumber]] != true ){

// Caso seja válido adiciona o movimento ao array com outros para posterior escolha do melhor
              movsValidos.add(moveNumber);

}
        }
     }

if(!movsValidos.isEmpty()){
        moveParaMelhor(movsValidos);
        movsValidos.clear();
     }else
        jogo = "Acabou";

}while(jogo != "Acabou");

System.out.printf("Cavalo andou %d posições e parou na posição do tabuleiro[%d][%d]%n", count, currentRow, currentColumn);
  if(count == 64)
     contagem++;
  System.out.printf("Total de vitórias: %d%n", contagem);
  count = 0;

jogo = "Válido";
  zeraBoard();

}
  }

}

public static void moveParaMelhor(ArrayList moves){

for(Integer move: moves){
     if(acessibility[currentRow + vertical[move]][currentColumn + horizontal[move]] <= melhorScore){
        melhorScore = acessibility[currentRow + vertical[move]][currentColumn + horizontal[move]];
        melhorMovimento = move;
     }
  }

// faz o movimento
  currentRow += vertical[melhorMovimento];
  currentColumn += horizontal[melhorMovimento];
  System.out.printf("Movimento %d feito. Cavalo na posição do tabuleiro[%d][%d]%n", melhorMovimento, currentRow, currentColumn);
  melhorScore = 8;
  atualizaAcessibilidade();

}

public static void atualizaAcessibilidade(){

for(int c = 0; c < vertical.length; c++){
     if(((currentRow + vertical[c] >= 0)&&(currentRow + vertical[c] <= 7)) && ((currentColumn + horizontal[c] >= 0)&&(currentColumn + horizontal[c] <= 7))){
        --acessibility[currentRow + vertical[c]][currentColumn + horizontal[c]];
     }
  }

}

public static void zeraBoard(){

for(int t = 0; t < 8; t++)
     for(int s = 0; s < 8; s++)
        board[t][s] = false;

acessibility[0][0] = 2; acessibility[0][1] = 3; acessibility[0][2] = 4; acessibility[0][3] = 4;
  acessibility[0][4] = 4; acessibility[0][5] = 4; acessibility[0][6] = 3; acessibility[0][7] = 2;
  acessibility[1][0] = 3; acessibility[1][1] = 4; acessibility[1][2] = 6; acessibility[1][3] = 6;
  acessibility[1][4] = 6; acessibility[1][5] = 6; acessibility[1][6] = 4; acessibility[1][7] = 3;
  acessibility[2][0] = 4; acessibility[2][1] = 6; acessibility[2][2] = 8; acessibility[2][3] = 8;
  acessibility[2][4] = 8; acessibility[2][5] = 8; acessibility[2][6] = 6; acessibility[2][7] = 4;
  acessibility[3][0] = 4; acessibility[3][1] = 6; acessibility[3][2] = 8; acessibility[3][3] = 8;
  acessibility[3][4] = 8; acessibility[3][5] = 8; acessibility[3][6] = 6; acessibility[3][7] = 4;
  acessibility[4][0] = 4; acessibility[4][1] = 6; acessibility[4][2] = 8; acessibility[4][3] = 8;
  acessibility[4][4] = 8; acessibility[4][5] = 8; acessibility[4][6] = 6; acessibility[4][7] = 4;
  acessibility[5][0] = 4; acessibility[5][1] = 6; acessibility[5][2] = 8; acessibility[5][3] = 8;
  acessibility[5][4] = 8; acessibility[5][5] = 8; acessibility[5][6] = 6; acessibility[5][7] = 4;
  acessibility[6][0] = 3; acessibility[6][1] = 4; acessibility[6][2] = 6; acessibility[6][3] = 6;
  acessibility[6][4] = 6; acessibility[6][5] = 6; acessibility[6][6] = 4; acessibility[6][7] = 3;
  acessibility[7][0] = 2; acessibility[7][1] = 3; acessibility[7][2] = 4; acessibility[7][3] = 4;
  acessibility[7][4] = 4; acessibility[7][5] = 4; acessibility[7][6] = 3; acessibility[7][7] = 2;

}

}