Passos para Arquiteto?

24 respostas
jjose

Já sou programador certificado scjp e quero estudar para arquiteto porem, sem perder tempo com besteiras.

Qual o caminho a seguir? Sei que vou precisar do GOF, EJB e Spring

24 Respostas

Leozin

quantos projetos de verdade você já atuou?

victorwss

jjose:
Já sou programador certificado scjp e quero estudar para arquiteto porem, sem perder tempo com besteiras.

Quer ser arquiteto? Faz faculdade de arquitetura e se arruma no CREA. 8)

Mas, falando sério: O que é mais importante para um arquiteto é a estrutura do sistema, portando já mergulhe de cabeça no que é mais importante: Domain Driven Design e Test Driven Development.
GoF também ajuda. Aprender frameworks da moda você faz depois (ou não).

ciczan

Vc pode usar o método Constanza, que tem esse nome inspirado no personagem George Constanza, do seriado Seinfield. Ele não era arquiteto, mas vivia dizendo que era.

Então começe a assinar emails e post como arquiteto que quando vc ver, todo mundo vai penasr que vc é um. :lol: :lol:

Kenobi

victorwss:
jjose:

Mas, falando sério: O que é mais importante para um arquiteto é a estrutura do sistema, portando já mergulhe de cabeça no que é mais importante: Domain Driven Design e Test Driven Development.

Um arquiteto se forma com teoria e prática. Vai precisar lidar com diversos protocolos, problemas de comunicação, técnicas de design de software e por aí vai. Um conselho é literatura, comece pelos principais arquitetos - Eric Evans como citado, Martin Fowler, Thomas Erl, Neal Ford, Andrew Hunt da série pragmática e por aí vai.

Precis estar com a mente aberta à novas metodologias e tecnologias como SOA ( BPM, BPA, BPEL, JBI JCA, ESBs, Repositories) , conceitos de transacionalidade, cluster e loadbalance, grid e por aí vai.

Um arquiteto se forma ao longo do tempo, então não tenha pressa e saiba que esse caminho leva aproximadamente uns 10 anos pra chegar lá ou mais :-).

LPJava