Patente de software

Olá a todos

tive interesse em saber como funciona a patente de software, mas o pouco que vi na net achei muito chato de ler, com idéias muito conceituais de se pode/nao pode, é bom/não é bom, e pior, escrito no idioma legales.

Acho que o pessoal aqui que trabalha com desenvolvimento pode me dar uma idéia mais clara e direta de como funciona a patente visto que vocês são OS CARAS QUE PÕE A MÃO NA MASSA.

Li em um site que dizia que um dos problemas da patente é que não existe uma definição clara do que realmente está sendo patenteado, ou seja, se é o processo de produção do software ou o software em sí, isto é, o processo ou o produto?

O site ainda dizia ainda que a patente de produtos “conceituais” ou que utilizam algoritmos/formulas tem problemas na definição da similaride com outros pedidos de patente, as veses até impossivel. Ou seja, posso desenvolver um jogo “campo minado similar ao da MS” em java, delphi, c++, c#, assembly ou fortran e ainda assim patenteá-lo como obra minha?

Então, como funciona a patente? Se eu inventar um produto que definitivamente ainda não existe, totalmente inovador, o que faço para patenteá-lo? Pago alguma coisa? Qual documentação é necessária? Quais especificações devo seguir? Devo modelar todo o SW/DB etc? Existe algum tipo de homologação aplicável na patente, assim como existe em projetos automotivos?

Enfim, tenho muitas dúvidas. Se puderem indicar sites onde posso ter mais informações claras, agradeço.

Se você quer que te contem uma historinha sobre patentes de software sem toda a parte chata ou de legalês, sinto muito mas você não vai ter a informação necessária para qualquer ação prática.

Resumindo, sem a parte chata ou de legalês, patente não é aplicável a software no Brasil. Se você quiser, você registra o seu software no INPI, e o site dele é bastante informativo quanto ao processo.

Jah rolou aqui, bastante interessante: http://www.guj.com.br/posts/list/199517.java#1004001

Obrigado pelas dicas!!!