Patterns para Desktop

Ola pessoal,

Sou novato em programação Java, e estou precisando montar um sistema Client-Servidor, e gostaria de saber quais patterns são os mais indicados para isto.

Se existem frameworks para acesso ao Banco de Dados, e para conexão ao servidor do lado Client. Penso ainda em poder fazer conexão remota, e gostaria de saber como seria possível. E o que acham do MVP, é útil?

Obrigado a todos que puderem dar sua contribuição.

Já fiz um projeto que utilizava MVP e EJBs para conexão com o servidor e gostei de utilizá-los.

AVerta, o correto seria MVC.
É recomendado o uso de MVC pra que haja uma separação da camada de apresentação da camada de aplicação, possibilidando uma independência dessas camadas.

Quanto ao acesso ao BD existe uma tecnologia chamada Hibernate que mascara as Querys SQL fazendo você trabalhar com objetos, mas em alguns casos recomendo você procurar pelo padrao DAO (Data Acess Object).

Agora pra determinar outros padrões que você pode usar depende do que você quer no sistema e da forma como o projeto está estruturado.

Abraços.

Obrigado pelas respostas,

mas ainda restam algumas questões se puderem me ajudar melhor. :wink:

Vinicius, estou com o Netbeans instalado aqui pois me falaram que fica mais fácil o desenvolvimento, até mesmo com o uso do Swing para criar as janelas. O que me diz a respeito?

Tchello, o MVC seria padrão para desenvolvimento web, e o MVP como li seria voltado para ambiente Desktop. Este é o meu objetivo, desenvolver um sistema em ambiente Desktop Client-Server. O uso do Hibernate me permitiria isto?

Valeu!

Alguém teria algum outro comentário?

Vlw