Pegando Data do Sistema

Boa noite

Pergunta facilima pra quem sabe hehe, como eu pego a data atual do sistema e jogo num campo JTextField?! Não sei se dapra configurar o formato como no VB para ficar dd/mm/aaaa e se ele retorna como String ou como Date!!!

Obrigado

da uma olhada na API,
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/sql/Date.html

Po não entendi nada!!! Tá tudo lá mas não sei nem por onde começar :roll:

Pra pegar a data Atual:

Date dataAtual = new Date()

Pra formatar a Data:

SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); String data = sdf.format(dataAtual);
Depois é só atribuir esta string ao JTextFiel.

[]s

O cara valeu mesmo!!! Eu tava fuçando no site da Sun e fiz um esquema bem parecido com o que eu fazia com JavaScript, usando o Calendar, veja:

[code] Calendar calendario = Calendar.getInstance();

int diaAtual = calendario.get(Calendar.DAY_OF_MONTH);
int mesAtual = calendario.get(Calendar.MONTH) + 1;
int anoAtual = calendario.get(Calendar.YEAR);

String dataCompleta = String.valueOf(diaAtual) + "/" + String.valueOf(mesAtual) + "/" + String.valueOf(anoAtual);[/code]

Ah deu certo né mas assim fica muito grande e feio!!! Vou testar o seu esquema, valeu!!!

Obrigado

Olha foi isso aqui que me desanimou!!! Tinha mais erros mas depois que eu importei o java.text ficou somente esse:

bash-3.00$ javac BichoCadastro.java BichoCadastro.java:59: cannot find symbol symbol : constructor Date() location: class java.sql.Date Date dataAtual = new Date(); ^ 1 error

E agora!!?? :cry:

pelo que pude perceber, vc ta usando Date do pacote java.sql.Date …
tenta mudar o seu import pra java.util.Date …

Acredito que seja isso…
[]

Mas como posso fazer isso se nessa aplicação eu tenho que usar o java.sql?! Se eu boto o java.util ali parece que dá um conflito joga um erro estranho veja:

bash-3.00$ javac BichoCadastro.java BichoCadastro.java:58: reference to Date is ambiguous, both class java.util.Date in java.util and class java.sql.Date in java.sql match Date dataAtual = new Date(); ^ BichoCadastro.java:58: reference to Date is ambiguous, both class java.util.Date in java.util and class java.sql.Date in java.sql match Date dataAtual = new Date(); ^ BichoCadastro.java:59: cannot find symbol symbol : class SimpleDateFormat location: class BichoCadastro SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); ^ BichoCadastro.java:59: cannot find symbol symbol : class SimpleDateFormat location: class BichoCadastro SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); ^ 4 errors

Parece que não pode ter os dois na mesma classe usando o Data!! Confuso isso!!! :???:

realmente, meio confuso… :???:
bom, se vc precisar mesmo usar as duas classes Date, entãu vc precisa diferenciar o tipo na hora de declarar as variaveis.
tipo assim:

//usando o Date de util
java.util.Date dataAtual = new java.util.Date(); 
//usando o Date de sql
// passando como parametro a data atual
java.sql.Date dataSQL = new java.sql.Date(dataAtual.getTime());

Tenta ai, qualquer coisa posta ai d novo…
[]

Cara deu certinho, putz eu nem sabia que dava pra fazer isso, quanto mais eu conheço o Java mais viciado eu fico, isso é que nem café :lol:

Muito obrigado :wink: