[quote=mateus_ac]Cara, eu já vi meu irmao mechendo com o GPS. Eu sei que ele consegue importar os dados do GPS pro autocad.
O arquivo que o GPS gera pode ser lido facilmente??? Eu so preciso pegar as coordenadas dele… As contas para desenha o mapa eu me viro…[/quote]
Existem vários padrões de codificação para GPS. O mais comum deles, é o formato NMEA. Ele é gerado pela maioria dos GPSs comerciais.
Outro padrão comum é o Garmin, que é usado pelos GPSs da Garmin. Ambos são fáceis de decodificar, mas não fornecem informações precisas o suficiente para agrimensura (a taxa de erro é de 10 metros, então, vc poderia fazer um mapa aproximado do terreno, mas não preciso).
Para você gerar dados de agrimensura confiáveis, você precisaria usar um GPS topográfico. Nesse caso, muito provavelmente os dados serão gerados ou no padrão Sirf, ou no padrão RINEX. O Rinex já se aproxima mais de um relatório, mas também é de fácil leitura. O formato SIRF é binário, e contém informações sobre os comprimentos de onda dos diversos satélites. Ou seja, para obter informações geológicas a partir disso, é necessário fazer alguns cálculos.
Existem muitos programas que convertem NMEA, Garmin e Sirf para RINEX.
Se o terreno estiver num local muito acidentado (numa chapada, ou na encosta de uma montanha), aí você teria que usar um GPS geodésico. É o modelo de GPS mais caro que existe, porém um dos únicos que te fornece altitude com extrema precisão.
A maior parte das aplicações de tráfego usa um GPS de navegação no formato NMEA ou Garmin. São formatos em que o dado já vem pronto para você é só usar. No meu trabalho de conclusão, eu usei um GPS de navegação comum, mas através de dados Sirf fiz um programa que triangulava a recepção de 3 ou 4 receptores próximos e eliminava o erro, o que permitia que aparelhos de navegação substituíssem um GPS topográfico. Fui orientado por um engenheiro topográfico no processo.
Entao, se seu software vai mostrar o mapa só de curiosidade, com bandeirinhas e informações do tipo, simplesmente pegue esses dados e faça o parse. É bem simples de se fazer e usar, pois as coordenadas podem ser facilmente convertidas. Agora, se vc precisa de informações de agrimensura, aí talvez não o buraco seja muito mais embaixo.