Pegar somente o ano da data no sql

Olá pessoal gostaria de pegar somente o ano de uma data do bando de dados usando o SQL.

Agradeço a Atenção.

Pegue o valor total do campo e faça o “parse” depois do seu objeto Date ou Calendar.

Não escreva tudo em maiúsculo, título e post, por favor edite!

[]s

[quote=dhyan]OLÁ PESSOAL GOSTARIA DE PEGAR SOMENTE O ANO DE UMA DATA DO BANCO DE DADOS USANDO O SQL

AGRADEÇO A ATENÇÃO.[/quote]

Depois que pegar o valor total…

[code]Calendar calendar = Calendar.getInstance();
calendar.setTime(date);

int ano = calendar.get(Calendar.YEAR);[/code]

Então o ano fica na variavel “ano”

Olá amigo, vc consegue fazendo assim:

"Select Year(campoData) as ano, nome, endereco, etc... from SuaTabela"

Fallow

no código em java nao tenho nenhum problema em filtrar, so que eu gostaria de fazer isso se for possivel no código sql

pq estou fazendo a consulta no iReport. e quero imprimir somente as vendas de ano igual ao ano atual.
entao nao tem como(imagino eu) mandar por parametro p/ o ireport, pq tem que pegar do BD. o ano atual ja estou mandando por parametro p/ o iReport.

o que to tentando fazer é o seguinte
eu estou usando o seguinte código dentro do iReport

SELECT feminino.ref, SUM(feminino.qtde) AS total FROM venda, feminino WHERE venda.id = feminino.id_venda GROUP BY feminino.ref ORDER BY total DESC LIMIT 10

so que quero fazer + uma comparação que o ano da venda seja igual ao ano atual.
teria que ficar assim so pra vc’s entenderem, sei que o código abaixo esta errado.

SELECT feminino.ref, SUM(feminino.qtde) AS total FROM venda, feminino WHERE venda.id = feminino.id_venda AND venda.data_venda.YEAR LIKE $P{anoAtual} GROUP BY feminino.ref ORDER BY total DESC LIMIT 10

Comparando o ano atual faça isso:

SELECT year(venda.data) as anoVenda, feminino.ref, SUM(feminino.qtde) AS total  
 FROM venda, feminino  
 WHERE venda.id = feminino.id_venda  and year(venda.data)=year(Now())
 GROUP BY feminino.ref  
 ORDER BY total DESC LIMIT 10

//Ano year(campo)
//mês month(campo)
//Dia  day(campo)

Espero ter ajudado
Fallow

OK!!! muito obrigado deu certo sim! melhor do que eu imaginava. :lol:

agradeço a todos ai pela ajuda.