Pegar valor de variável que está em um método private

Bem galera, eu tenho uma list, e quando eu clico no valor o respectivo id é armazenado na variável ‘a’, como voces podem ver:

private void jList2MouseClicked(java.awt.event.MouseEvent evt) { banco.conecta(); jFNovoServico.banco.result("select * from clientes where nome ='"+String.valueOf(jList2.getSelectedValue())+"'"); try{ jFNovoServico.banco.rs.first(); String a = jFNovoServico.banco.rs.getString("idclientes"); }catch(SQLException ex){ System.out.print(ex); } banco.closeBD(); }

Eu gostaria de usar o valor dessa variavel ‘a’ para eu salvar o valor no banco de dados, mas eu não consigo usa-la no método do meu botão de salvar,

private void jButton17ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { banco.conecta(); jFNovoServico.banco.include("insert into nservico (cliente,titulo,descricao,valor,data,dataentrega,pago,finalizado) values ('"+a+"')"); }

Se eu tiver dito alguma coisa errada, ou tiver errando alguma besteira, desculpa, sou iniciante no assunto. Agradeço pela atenção e espero que possam me ajudar (:

salve o valor em variavel global… e entao o utilize usando get…

darklordkamui , vou da uma pesquisada sobre variáveis globais e ver o que consigo, obrigado pela atenção.

como assim… pesquisar sobre algo basico? hehehe

[code]public class Foo{

private String a;

public String getA(){
return a;
}

}[/code]

é disso que estou falando… isso ajuda a solucionar sua duvida? se nao puder criar um atributo na sua classe para atender sua necessidade… podemos ver outros metodos…

Na verdade vc tem que usar o conceito de orientação a objetos,
como nosso colega comentou darklordkamui, vc vai precisar criar métodos Getters e Setters;

E outra dica, por favor não faz select desse jeito e nem inserção desse modo, vai ter problemas futuramente
com aplicações grandes, ou em algum serviço, aliás sai totalmente fora do padrão.
Use PrepareStatement

;]

charleston10 , como eu falei estou iniciando agora e falta eu aprender muito, vou da uma pesquisada sobre PrepareStatement , vllw por mostrar o caminho (;

Pronto, resolvido. - O que eu fiz,

–> Criei a variável global

public class jFNovoServico extends javax.swing.JFrame { private int a;

–> Peguei o valor que era clicado no método da list e salvei nela

a = jFNovoServico.banco.rs.getInt("idclientes");

–> E no metodo do meu button salvei o valor que estava nela

jFNovoServico.banco.include("insert into nservico (cliente,titulo,descricao,valor,data,dataprevista,pago,finalizado) values ("+a+",'"+jTextField4.getText()+"','"+jTextArea1.getText()+"','"+jTextField5.getText()+"','"+data.format(hoje)+"','"+data.format(jDateChooser1.getDate()) +"','n','n')");

Se alguem tiver alguma duvida igual a minha, ja tá ai respondido (; vllw a galera que ajudou !