Pela primeira vez desde o lançamento oficial do navegador Firefox, em novembro do ano passado, a ferramenta perdeu terreno para o Internet Explorer, da Microsoft.
“Soma-se a isso um relatório da Secunia que diz que o Firefox, em 2005, teve mais falhas que o Internet Explorer,
embora as corrigisse com mais rapidez.”
O sítio (meio que) mostra a tendência do uso de browsers porque seu público alvo é profissionais de TI. E, desde de junho o Firefox deu uma caída, nas linhas do browsers_stats do sítio.
Será que o Firefox chegou no seu limite !? Mais ou menos. Nos países desenvolvidos o uso do Firefox é muito maior. Então, a educação é uma primeira barreira a ser transposta. Quem sabe campanhas de marketing disciplinem os “jogadores de ragnarok” ?
Outra coisa que se pode perceber é que o Service Pack 2 do Windows XP começa a fazer efeito (sim, a maioria dos usuários não utiliza ainda o SP2) e assim, o abismo entre o Firefox e o IE diminue. No final das contas, o ie não precisa ser melhor. Basta não ser tão inferior.
Talvez as recentes contribuições da IBM ao projeto Firefox, mais o desenvolvimento da Mozilla Foundation recriem o abismo de vantagens do Firefox frente ao IE. E; talvez o movimento de Software Livre ganhe alguma força no Brasil e promova o uso de browsers diferentes. Até hoje, a pequena força de mercado do Firefox tem ajudado a usabilidade de outros sistemas operacionais do que o contrário.
Espero que a situação se reverta nos próximos 5 anos…
[quote=rodrigousp]Talvez as recentes contribuições da IBM ao projeto Firefox, mais o desenvolvimento da Mozilla Foundation recriem o abismo de vantagens do Firefox frente ao IE. E; talvez o movimento de Software Livre ganhe alguma força no Brasil e promova o uso de browsers diferentes. Até hoje, a pequena força de mercado do Firefox tem ajudado a usabilidade de outros sistemas operacionais do que o contrário.
Espero que a situação se reverta nos próximos 5 anos…
[/quote]
Eu sou obrigado a usar toda vez que vou na universidade, os laborios do Centro de Informatica(!) não possuem o FireFox instalado. Metade do tempo de nagevação eu gasto pressionando ctrl + t e me perguntando cadê as abas, ou digitando “google alguma coisa” na barra de endereços. Na outra metade eu tento lembrar os atalhos para abrir uma nova janela.
Cada vez que ponho um service pack ou algum patch de segurança do Windows Update, bagunça alguma coisa no Internet Explorer.
Um dia desses não estava funcionando mais o Google Maps.
Aí tive de baixar o instalador do MSXML3 para que o Google Maps e outras aplicações com AJAX funcionassem de novo no IE. Até eu descobrir isso…
É por isso que também uso o Firefox direto. Ainda bem que o site do banco onde tenho conta é compatível com o Firefox.