[quote=asaudate]Não é bem assim que a coisa funciona… veja, uma classe só pode ser descarregada se o class loader desta for desativado. Assim é tal que, como o class loader de classes de sistema nunca é desabilitado, elas também não são (fonte: http://java.sun.com/docs/books/jvms/second_edition/html/Concepts.doc.html#32202). A classe que mantém o alias de uma classe selecionado é sempre a mesma; uma vez “travado”, ele não destrava nunca (a não ser que você especifique um sistema de carga de alias dinâmico, como o que eu expus no meu blog).
Acho perfeitamente possível você ter colocado vários serviços na sua aplicação (obviamente, eu faço o mesmo nas minhas aplicações - trabalho com arquitetura SOA). No entanto, o que eu estou dizendo é que você só pode, assim, ter um tipo de alias selecionado para um tipo de certificado (se você tiver vários certificados diferentes, não deve influir muito). Para certificados parecidos (desculpe por usar o termo “parecido”, eu não sei dizer qual é o parâmetro de diferenciação que a JVM usa. Eu descobrí o problema quando precisei mudar de certificado dinamicamente e a os certificados possuíam uma ÚNICA LETRA diferente; esta letra estava no nome do usuário, dentro do certificado) não é possível fazer o switch dinâmico, já que a VM trava um único alias e não se pode mais fazer o switch - neste caso, a solução que eu passei deve ser aplicada.
Perceba que é uma situação com baixíssima chance de acontecer, na maioria dos projetos. No entanto, eles acontecem (é o segundo assunto com mais visitas do meu blog), e aí, deve se usar uma solução como essa.
Espero ter sido mais claro dessa vez. Caso algum ponto não tenha sido esclarecido, é só avisar, OK ?
[]´s[/quote]
hummmm, blz man, super claro ^^, com certeza tudo que vc falou esta certo, ainda não sou arquiteto SOA mas chego la:), mas no meu caso brother fazer o load do jar foi solução, pois resolveu meu problema, hoje eu não trabalho mais para a empresa que fiz isso, mas vou dar uma procurada nos meus fontes e verificar como implementei isso na éposa, mas você esta certo no que diz, depois vou dar uma lida no seu blog la, abraços e valeu pela informação.