Pensamento crítico

Você acha que falta pensamento crítico por parte dos desenvolvedores Java?

Eu acho que falta amor próprio pela insistência em continuar sendo degladiado por comentários preconceituosos, misturado com um “quê” de falta do que fazer, mas isso em relação ao autor do tópico.

Não sabia que criava tanta sombra assim.

[quote=Longino]Você acha que falta pensamento crítico por parte dos desenvolvedores Java?[/quote]Daria para criticar por horas esse post! =D

falta bastante. em especial o desenvolvedor assumir sua opinião utilizando seu nome real.

falta bastante. em especial o desenvolvedor assumir sua opinião utilizando seu nome real.[/quote]

Você é o que do GUJ? Dono? Ou é um empregado pago para “administrar”? Eu esperava um comportamento mais profissional, tanto seu quanto dos moderadores.

Quem quiser saber meu nome basta procurar no Google por “Longino Common Lisp”. Um projeto que criei para uso próprio e decidi publicar como LGPL.

Vocês andam muito defensivos ultimamente, algum problema?

Continue com suas discussões técnicas, e não as meta-pseudo-niilisticas-filosoficas, que você é mais que bem vindo no GUJ. Poste suas opinioes sobre pair programming a vontade, sem utilizar palavras ofensivas, que tenho certeza que você colaborará bastante aqui.

Pode aprofundar o questionamento pelo amor de Zeus? :roll:

Realmente, desenvolvedores Java não tem pensamento crítico nenhum. São todos uns bitolados, usadores de framework que não entendem que padrões de projeto são gambiarras. Ignoram completamente o fato de que Lisp e programação funcional resolvem todos os problemas do mundo.

Pronto, leu o que queria ? Tá satisfeito ?

Essa pergunta ficou genérica demais,desenvolva mais o tema.

Essa pergunta ficou genérica demais,desenvolva mais o tema.[/quote]

O que eu me refiro é falta de critério em adotar ferramentas ou metodologias, assim como diversos frameworks. Isso leva uma solução “overengineered” com muita complexidade. As pessoas não avaliam a relação custo/benefício, e simplesmente seguem o que é mais popular. Por exemplo, duas histórias verídicas onde as identidades dos envolvidos não são reveladas:

  • Em um projeto em que participei, um dos desenvolvedores ia apresentar o código feito por ele que consistia de duas classes. Uma que implementava a lógica e outra que a utilizava. Eles quis usar o Spring para injetar o serviço na outra classe, sendo que o projeto não usava Spring e não havia necessidade alguma para tal feature. Daí ele passa mais da metade de apresentação explicando como se configura um bean. Isso porque havia apenas DUAS classes;

  • Outra vez outro desenvolvedor criou esse formato XML para configurar uma parte da aplicação para várias locales. A questão é, isso era somente para um país, Coréia, que tinha uns requisitos diferentes. Obviamente eu barrei isso no code review e convenci a gerente a falar para ele fazer essa lógica em Java. Sabe quantas vezes precisamos alterar essa lógica nos anos que fiquei lá? ZERO.

Em ambos os casos a complexidade seria aumentada consideravelmente, o tempo desenvolvimento e teste seriam maiores, sem nenhum benefício ao negócio.

Não seriam soluções mais simples, melhores?

Sim, só do Java, PHP, ASP, C, C++ e etc…NAO só developers Java tah…

Cada pérola viu, o cara vem num fórum de trabalhadores e diz uma coisa dessa…kkkk é pra rir mesmo…

falta bastante. em especial o desenvolvedor assumir sua opinião utilizando seu nome real.[/quote]
Se fosse uma regra, como no JavaRanch, eu concordaria. Mas como não é, não se pode exigir isso de todo mundo, não?!

Perfeito.

Bom, isso realmente acontece. Mas por que você percebe isso mais no Java? Será por que o Java dispõe de mais bibliotecas, apis, frameworks, bla bla bla que as outras linguagens?

Mas como eu disse, realmente acontece. Aqui no trabalho foi solicitado um simples sistema de gerência de eventos… apenas cadastros e consultas… ai veio o infeliz e enfiou struts 2 + spring… hehe

Não sou nenhum expert, mas acho q nem sempre o q parece ser simples é a solução mais simples. Não dá pra saber qual a melhor solução se não houver uma boa análise do q precisa ser feito.
Até msm pra saber qual linguagem d programação usar. Portanto, o senso crítico deve ser uma virtude do profissional d TI em geral.

Acho que acontece mais com Java por causa das limitações da linguagem. Um framework como Spring serve apenas para simular features que você encontra em qualquer linguagem dinâmica.

Talvez desenvolvedores Java devessem estudar mais coisas além do Java.

Isso é uma desgraça. F*** com a vida de todo mundo, do cliente, a sua, etc.

Nunca entendi isso. Pessoas inteligentes sempre buscam fazer o mínimo possível e evitam trabalho repetitivo. Alguns desenvolvedores Java parecem peões de obra, adoram fazer trabalho pesado.

Acho que acontece mais com Java por causa das limitações da linguagem. Um framework como Spring serve apenas para simular features que você encontra em qualquer linguagem dinâmica.

Talvez desenvolvedores Java devessem estudar mais coisas além do Java.

Isso é uma desgraça. F*** com a vida de todo mundo, do cliente, a sua, etc.

Nunca entendi isso. Pessoas inteligentes sempre buscam fazer o mínimo possível e evitam trabalho repetitivo. Alguns desenvolvedores Java parecem peões de obra, adoram fazer trabalho pesado.[/quote]

E o que vc sugere? Lisp?

Entendo o que quer dizer quando chega algum “estranho” e soca uma parafernalha mostro só para matar uma formiga.
Mas isso ocorre em qualquer linguagem. Não só no java. Esse é um problema mais do programador que dá linguagem.
Ou vc tá querendo dizer que não existem frameworks e bibliotecas para Lisp?

Eu já trabalhei com pelo menos umas 9 linguagens ao longo de 10 anos, mas para eu me aventurar a conhecer mais uma
outra eu teria que ver exemplos mais concretos sobre:

  • performance;
  • material para estudo (Apostila);
  • custo do compilador (ou interpretador);
  • tempo de dedicação;
  • se é multiplataforma;
  • comparação com alguma das linguagens que já conheço e suas vantagens;
  • integração com hardwares e softwares;
  • e principalmente demanda.

cita umas features ai…

E quem disse que não o fazem?