Perca de desempenho com Hibernate?

Boa tarde pessoal,
Estou trabalhando no projeto de uma rede social, e existe a possibilidade de ela ter volumes muito grandes de dados caso dê certo.
Gostaria de saber de vocês se Hibernate é uma boa escolha ou devo utilizar JDBC apenas, vi algumas análises mas todas elas já são um pouco antigas, ou seja, pode ser que a situação tenha mudado nas versões mais novas.
Desde já obrigado.

Hibernate e seja feliz.

Usar hibernate acaba sim sendo bem mais lento que usar JDBC. Se performance é um requisito importante eu usaria iBatis, agora conhecido como myBatis (http://blog.mybatis.org/). Usei há uns 5 anos em um projeto onde o hibernate acabou sendo um gargalo. Não sei como está hoje, mas recomendo dar uma olhada.

+1. Usei em um projeto ano passado onde performance era algo crítico e precisávamos de algumas coisas específicas do banco.
E o projeto é muito bom, vou usar em um que estou começando agora também. No blog da Loyane você encontra bons tutoriais pra começar.

Mas é claro que cada caso é um caso. Você precisa fazer testes e analisar se o hibernate poderá ser um gargalo em seu cenário.

Hibernate é tranquilo. Só tem que procurar usar adequadamente seus recursos. Muita gente usa a forma mais tradicional dele como bala de prata para o sistema inteiro. Então observe alguns pontos, como:

– Criteria aplicando fetch para atender a cada caso de consulta, afim de gerar uma única requisição de SQL. Logicamente todos os relacionamentos deverão estar como lazy.
Stateless Session
– SQL Nativo (uso bastante em relatórios complexos, onde seria insano usar Criteria ou qualquer tipo de consulta baseado em objetos).

Artigo interessante

[quote=javaflex]Hibernate é tranquilo. Só tem que procurar usar adequadamente seus recursos. Muita gente usa a forma mais tradicional dele como bala de prata para o sistema inteiro. Então observe alguns pontos, como: