Perdidão no Início do estudo de Java

Galera,

Andei baixando alguns tutoriais e apostilas de Java, mas confesso que estou perdidão !

Há anos eu era um dos famosos “escovadores de bits” e programava em Clipper (até o Clipper 5.2). De lá pra cá, estudei o C, o VB, o Delphi e o xHarbour, mas na verdade estava procurando uma linguagem que me desse o máximo para a criação de Softwares e uma integração com a Web. Por isto estou tão interessado em Java, porque creio que ela seja esta linguagem, e ainda por cima por ser portável.

A questão é a seguinte :

  1. Por onde eu começo em Java ? Minha intenção é principalmente a geração de Softwares Comerciais.

  2. Qual é a estrutura real desta linguagem, ou seja, o que como ela se divide ?

  3. Tenho até um livro “Aprenda Java em 21 dias”, mas ele é da primeira versão do Java. Há muita mudança da linguagem de programação do Java 1 para a Java 2 ? Será que ainda posso usá-lo pra estudar pelo menos o básico ?

Será que alguém pode me ajudar nesta ?

Valeu !!!

  1. começe pegando um bom livro, tem muitos materiais na net bons… mais um livro é essencial para aprender… também faça uma busca aqui no forum… na seção de “java basico” você vai encontrar muitos perguntas de outras pessoas que está começando e que vai ajudar muito as respostas deixadas nos topicos. O java oferece suporte para Desktop é o antigo J2Se que agora eh JSE.

  2. ela se divide em destkop, web, movel. voce pode desenvolver para essas areas.

  3. assim o basico do java ja eh meio complexo quando está se aprendendo entao se é para sofrer, que sofra na versao mais atual. Mesmo que você ja tenha programado em outras linguaguens, programar orientado a objetos, é outros 500, eu programava em php 4, quando migrei pra java a 1 ano… pensei que nao ia precisar estudar atribuições, operadores… hahah me enganei tive que começar do zero mesmo… nao dar pra pular… entao uma dica minha… começe do java 5 ou java 6 caso encontre algum livro para iniciantes com a nova versao, ate que nao houve muitas atualizações siginificantes no java 6. porem do java 1.4 para java 5 há atualizações ate aonde nao pode mais e novas classes acabou nascendo…
    Bom boa sorte e nao deixe de frequentar o guj isso aqui é uma escola… eu sou viciado… hehe :smiley:

Comece lendo um bom livro. Recomendo os da série “Head First” da Kathy Sierra.
Depois pegue aqui mesmo no GUJ alguns apostilas sobre outros assuntos.
Se tiver como foque em um tipo de aplicação no começo, web, desktop ou móvel. Digo tente, porque nem sempre o mercado nos possibilita a isso.

[quote=kromm]
2) Qual é a estrutura real desta linguagem, ou seja, o que como ela se divide ?

  1. Tenho até um livro “Aprenda Java em 21 dias”, mas ele é da primeira versão do Java. Há muita mudança da linguagem de programação do Java 1 para a Java 2 ? Será que ainda posso usá-lo pra estudar pelo menos o básico ?

Será que alguém pode me ajudar nesta ?

Valeu !!![/quote]

Ele irá te ajudar, porém eu recomendo um livro mais novo, pois bastante coisa mudou desde então. Já que vai começar, comece atualizado, estudando o java 1.5 ou 1.6.
Nunca deixe de pesquisar as coisas aqui no GUJ e nos outros fóruns de java, eles irão te ajudar muito.

Bons estudos.

bom… na minha opinião, começe com PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS, independente da linguagel, pois se vc dominar bem a OO, java vai ser facil facil…
Abraços!

Java se divide basicamente em JSE (para desenvolvimento de aplicações desktop), JEE (para desenvolvimento de aplicações corporativas incluindo aplicações WEB) e JME (para aplicações em dispositivos móveis).


Começe estudando programação orientada a objeto.

Depois estude JSE( a linguagem Java propriamente dita, é bom diferenciar o que é a linguagem Java e o que é a plataforma de Programação Java). (Um bom livro é "Use a Cabeça! Java" ou "Java: Como Programar")

Quando estiver bem seguro, começe a entrar na parte do JEE.

Estude bem os conceitos de Servlets e JSP (Recomendo “Use a Cabeça!: JSP & Servlets”). Para desenvolvimento WEB

Sendo que Servlets e JSP ainda é baixo nível para desenvolvimento web. Então é hora de entrar nos FrameWorks de desenvolvimento WEB. Nessa parte ainda não inventaram “A SOLUÇÃO”. Existem muitos FrameWorks cada um com suas vantagens e desvantagens, é difícil mesmo não se perder. O FrameWork oficial da plataforma Java é o JSF (Java Server Faces).

 Se for desenvolver aplicações distribuídas de grande porte, será necessário estudar EJB (Enterprise Java Bean).

 Estude muito também Padrões de Projetos e Engenharia de Software, se quiser desenvolver software direito. Java é apenas um plataforma de programação. Java sozinho não garante nada. Se você quiser ou não souber pode programar em Java como se programa em  Delphi.

O DFJug (http://www.dfjug.com.br) tem um curso de introdução ao Java.
Dá uma olhada lá! O material é bem explicado e vai te dar start lagal com Java!

É, eu também estou começando em Java e além da matéria na faculdade, estou lendo dois livros:

  1. Mais básico para iniciantes, o “Introdução à Ciência da Computação com Java e Orientação a Objetos”, de professores da USP, que pode ser baixado gratuitamente ne internet em: http://introjava.incubadora.fapesp.br/portal

  2. O outro livro é bem mais complexo e detalhado, com mais de 1100 páginas, chamado “Java Como Programar”, do Deitel. Ele é um pouco caro, mas se vc procurar bem, encontra na net mesmo (por torrents). Se vc estudar este livro, certamente irá aprender Java.

Vlw? Té mais…

Também sou mais um iniciante. Estou tendo meu primeiro contato com o Java e resolvi comprar o livro Java Guia do Programador PETER JANDL JR. (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?ProdTypeId=1&ProdId=1940543&St=MV).

Aí kra, esse tópico abaixo e outros, podem te ajudar muito:

http://www.guj.com.br/posts/list/0/59453.java#314786

[ ]

[color=red]estou afim de comprar esse livro! qual ferramenta ele abrange: eclipse,NetBeans,Jbuilder,Jcreator!?
Este livro é recomnedável ? o autor é bom?
[/color]
Ateh mais!