Primeiro de tudo, obrigado pelas respostas. Vou tentar trabalhar um pouco sobre suas respostas mesmo para tentar explicar meu ponto de vista.
Compreendo que pela clareza do código, pelo que aprendemos “nos livros”, etc… Mas me refiro em questão de performance.
Estou estudando mais é “formas de aumentar a performance”, pois é isso que vai fazer a diferença para o cliente.
[quote]agora, uma pergunta, se vc tiver um objeto que tem a primary key setada… não quer dizer que quando vc for ao banco, vc já pode considerar que será para um update? [/quote]Vou te explicar como costumo escrever um código que use isso (depende muito do contexto, normalmente busco criar um objeto já persistindo em disco):
Eu tenho uma aplicação web em que eu cadastro um usuário, por exemplo, mas é possível, durante o cadastro, o usuário postar uma foto. Nesse caso, eu crio um registro temporário, com uma descrição temporária, no momento que ele clica no “novo usuário”, para que quando upar a foto, tenha um registro para a FK fazer referência.
Quando ele grava, eu altero os dados necessários com um update, até aí tudo bem. Mas acontece que um usuário pode desistir do cadastro no meio do processo (e nesse caso, nem sempre sabemos que ele desistiu, portanto não podemos apagar o registro). E quando o mesmo usuário vai cadastrar outro usuário, caso antes tenha desistido, ao invés de criar um novo registro, ele busca o antigo e updateia.
Tá, esse exemplo do usuário eu nunca usei, mas não é incomum situações como essa, que preciso colocar um insert/update no mesmo método, dependendo deles.
[quote]Não é recomentado fazer um cache do banco na “mão”, tem frameworks para isto.
porque não/criar um cache: vc teria que implementar todo o controle de transação na mão, e garantir a integridade do cache, só em falar em “implementar uma cache” já teria um certo problema, pq é recomentado vc usar caches já prontas, que tenham todo uma infra já feita… [/quote]