[pergunta] Onde se faz necessario metodos abstratos

por favor, alguem poderia me dizer onde se faz necessario metodos abstratos?

Onde vc quiser seguir um contrato, como em uma interface, mas vc quer prover algumas funcionalidades já prontas, deixando só o que é abstrato para ser implementado pela classe filha.

é meio abstrato né? :lol:

Ainda sou novato em Java. E eu já me peguntei isso tb. Pelo que eu ja vi uma classe abstrata seria uma especie de super classe. As classe filho herdam seu métodos e atributos. E além disso ela não gera objeto. No caso dos métodos segue o mesmo raciocinio?

seguinte vc tem uma classe que nao pode ser instanciada, exemplo veiculo, vc nao ve um “veiculo” acelerando pela rua, pq veiculo é um objeto abstrato, vc ve implementações de veiculo, exemplo motos, carros, caminhoes, patinetes e etc!

todo veiculo tem um comportamento, supomos acelerar, mas cada veiculo acelera do seu modo em particular, entao o metodo acelerar deve ser implementado em cada veiculo, da sua maneira…

um metodo abstrado obrigatoriamente tem que ser implementado em cada classe que extenda a classe abstrata.

abrasssssss

Oi,

“Imagine um sistema de envio de mensagens do tipo texto e fax. Não faria sentido ter uma instância de Mensagem, mas sim uma de MensagemTexto ou MensagemFax.”

Tchauzin!

Ola !

Acho que se voce pegar o exemplo da classe Animal, fica bem facil de entender.

Bom, imagine que no seu sistema voce vai utilizar varios animais que emitem algum tipo de som.
Como eu não sei exatamente quais são esses animais, então crio uma classe genérica chamada Animal, conforme exemplo abaixo:

public class Animal { int altura; // todo animal tem uma certa altura int peso; // todo animal tem peso (creio eu) // get / set altura // get / set peso ... }

Assim, se surgir um novo animal, voce está mais preparado, bastando cria-lo extendendo a classe Animal.