Perguntas baseadas no livro para certificacao

Ola pessoal, estou estudando o livro “JAVA 2 - Certificacao Sun para Programador” e no mesmo constantemente aparecera umas duvidas que podera ser de grande impostancia tanto a mim quanto para quem for responder, entaum vamos la.

sim ou nao com justificativa.

1 - Os inteiros podem ser representados como OCTAIS (0127), DECIMAIS (1245) ou HEXADECIMAIS (OXCAFE) ?

2 - OS literiais numericos nao podem ter virgulas ?

Bem, espero aprender com ajuda dos colegas e compartilhar meu aprendizado.
Um abraco a qm ler este topico.

gleysonso@hotmail.com

Pesquisei no guia de bolso que possuo da o’reilly / altabooks .

1)Sim , Literais inteiros (byte,short,int e long) podem ser expressos em decimal,hexadecimal e octal.

2)Não pois um literal de ponto flutuante valido exige um numero inteiro e/ou uma parte fracionaria , um ponto decimal e o sufixo do tipo.
[inteiro-.[parte decimal][e|E exp]
exemplo : float valor1 = 10.45f
double d1 = 3.12

Espero ter ajudado.

misterzire
, muito obrigado, vou testar escrever novas perguntas com o intuito de receber novas respostas e assim tornar este topico uma grande referencia para aprendizado da linguagem. Conto com a ajuda tanto no conhecimento e divulgacao de vc e de quem visualizar este topico. Ai vais mais 2 perguntas ???

1 - OCTAIS (0127), DECIMAIS (1245) ou HEXADECIMAIS (OXCAFE), Voce quer me dizer que as 3 representacoes correspondem o mesmo valor, qual e como eu poderia utilizar esta conversao ???

2 - Como saber se um erro 'e devido EXCECAO DE TEMPO DE EXECUCAO ou ERROS DE COMPILADOR ???

Abracos

O compilador gerara um erro quando o mesmo codigo for compilado, por que ???

private void TestaErro(){
    int x;
    boolean b = true;

if (b ==true)
        x = 7;

int y = x;
}

Continuarei realizando novas perguntas baseadas na certificacao JAVA e deixo o espaco aberto a qualquer integrante.
Abracos!!!

Espaco liberado a perguntas e respostas

[quote=gleysonso]O compilador gerara um erro quando o mesmo codigo for compilado, por que ???

private void TestaErro(){
    int x;
    boolean b = true;

if (b ==true)
        x = 7;

int y = x;
}

Continuarei realizando novas perguntas baseadas na certificacao JAVA e deixo o espaco aberto a qualquer integrante.
Abracos!!! [/quote]

a variável x precisa ser inicializada.

int x=0; boolean b = true;

Mnf orbigado!

1 - O que acontece com os elementos de um array quando nao sao inicializados EXPLICITAMENTE ???

2 - a formula -2 ([size=7] [/size]bits-1) [size=12] [/size]ou 2([size=7] [/size]bits - 1) [size=12] [/size] e usada para determinar o intervalo de um tipo INT ?

3 - Um tipo char, na verdade, 'e um inteiro de 16 bits sem sinal ??

Abracos

[quote=gleysonso]Mnf orbigado!

1 - O que acontece com os elementos de um array quando nao sao inicializados EXPLICITAMENTE ???

2 - a formula -2 ([size=7] [/size]bits-1) [size=12] [/size]ou 2([size=7] [/size]bits - 1) [size=12] [/size] e usada para determinar o intervalo de um tipo INT ?

3 - Um tipo char, na verdade, 'e um inteiro de 16 bits sem sinal ??

Abracos[/quote]

1 - Geram um erro em tempo de compilação.

2 - Não sei.

3 - Não, pois podem ser letras. Cada char tem seu unicode correspondente.

Não, serve para determinar o intervalo de um tipo inteiro, inclusive int.

Gleyson, você poderia compilar o código e descobrir por si mesmo algumas dessas perguntas. Não adianta nada estudar p/ certificação se você não sabe interpretar os erros gerados.

1- Num array com elementos não inicializados, os elementos assumem o valor padrão deles. Zero p/ tipos numéricos, false ara booleanos e null para referências.

2- O intervalo válido para int é entre Integer.MIN_VALUE e Integer.MAX_VALUE. Os valores que representam estão descritos no javadoc da classe Integer.

3- char são tipos de dados 16 bits representados em UTF-16 com valores entre Character.MIN_VALUE e Character.MAX_VALUE. Numa coerção para o tipo int ou maiores, não há problemas.

1- O octal 0145376, o decimal 51966 e o hexadecimal 0xCAFE são os mesmos valores. Não há conversão dentro do código.

2- Erros em tempo de compilação são apontados pelo compilador. Em tempo de execução não, apesar de que em alguns casos poderem ter warnings do compilador, mas esses não são considerados erros.

Bruno Laturner,

Muito orbigado obrigado quanto a observacao que devo estudar e testar a linguage, mas o meu intuito e de tirar minhas duvidas e ao mesmo compartilhar as possiveis situacoes que iremos nos deparar no exame. Algumas respostas ate ja sei, mas as mesmas devemos ter uma grande atencao por isso resolvi compartilha-las. Sobre suas respostas, TODAS estao coerentes, sinal que vc tbm visa compartilhar conhecimento. Um grande abraco e espero sempre ter sua participacao nesta jornada.

Integrantes da neve, espelhem-se neste colega Bruno Laturner, facam perguntas e deem respostas.

Abracos!!!