Estou com a seguinte duvida, sei como mapear objetos do modelo relacional para o orientado a objetos, mas como faço para realizar uma consulta em SQL, por exemplo: como listar os clientes que possuem o salario maior que 5000(SELECT nome FROM clientes WHERE salario > 5000), em SQL isso é facil, mas como cada objeto representa uma tupla como fazer estas comparações?
Outra duvida, caso a resposta da pergunta acima seja colocar os objetos em um array e comparar o valor de seus atributos, como faço para manipular tabelas que possuem milhões de tuplas(objetos). Não posso levantar todos os objetos de uma unica vez na memoria, posso? se não como fazer?
Voce esta manipulando o que, afinal? Tabela, tupla, ou objeto?
Um objeto nao existe fora da memoria. Ele pode estar congelado no disco (serializado), mas voce nao tem como ler nada dele - voce tem que trazer o bicho pra memoria, de qualquer jeito. Uma alternativa eh usar Maps direitinho, e criar indices
Ainda estou com duvida, alguem possui alguma apostila ou tutorial de como mapear objetos do modelo relacional para o modelo OO, sem a utilização de frameworks? Pois quero aprender na unha como se faz isso. Pra depois utilizar os frameworks. Quero saber como se faz consultas e como trabalhar com tabelas que possuam muitos registros, ou seja, como fazer algum tipo de buffer etc… Valeu
caso o problema seja levantar milhoes de objetos na memoria, vc pode fazer uma operacao q busca os indices dos clientes no banco (via sql) q possuem o salario > 5000.
Com estes indices vc monta os objetos clientes que vc queria na memoria e pronto.
:lol: :lol:
A idéia é válida,mas pergunto:
Vale a pena?Vc terá muitos problemas ao tentar mapear sozinho OR-OO.
Não é tentar reinventar a roda?Do SQL ao Objeto existem anos-luz…
Frameworks existem para isso,ao menos q vc esteja pensando em melhorar o mapeamento OR-OO.Lembre-se que seus Objetos possuem atributos como Herança,encapsulamento,polimorfismo… mapear/converter isso na unha não é muito digerível não…
PS. modelo relacional é uma M… (Q nenhum DBA me leia…)
Sendo assim alguem poderia me auxiliar em qual framework adotar para persistência e quais plugins do eclipse poderei utilizar para automatizar as tarefas de mapeamento.
Se possível me envie algum link de algum tutorial, apostila, exemplo ou site onde eu possa saber um pouco mais de como fazer o mapeamento com este framework.
[quote=“gabrielfc”]Sendo assim alguem poderia me auxiliar em qual framework adotar para persistência e quais plugins do eclipse poderei utilizar para automatizar as tarefas de mapeamento.
Se possível me envie algum link de algum tutorial, apostila, exemplo ou site onde eu possa saber um pouco mais de como fazer o mapeamento com este framework.