Estou estudando DDD e tentando aplicar conceitos em uma implementação teste e tenho a seguinte dúvida:
Segundo a literatura (Eric Evans), um [b]Value Object/b é um objeto onde o que importa é o seu valor, ou seja, todos os atributos identificam a identidade do objeto e não um único ID como por exemplo Pedido, Pessoa, ou outra [b]Entity/b.
Considerando duas classes simples, Pessoa e Endereço onde no meu entendimento Pessoa é um Entity e Endereço um Value Object (Pois podem 2 pessoas morarem no mesmo endereço e o que identifica o endereço são todos seus atributos), seguem alguns questionamentos:
[list]Após persistido, como eu recupero esse Endereco no banco se não tem um ID ? vou ter que comparar todos os campos na query ?[/list]
[list]Como Value Object teoricamente não tem ID, como na hora de persistir vai ficar registrado no BD que a Pessoa mora naquele Endereco?[/list]
[list]Vou ter que criar uma constraint no Banco com todos os campos para evitar duplicidade de Endereco ? Qual seria uma outra forma de garantir que não serão incluidos 2 Value ObjectsEndereco iguais?[/list]
[list]E no com hibernate como que fica pra recuperar e garantir que não serão incluidos 2 Value ObjectsEndereco iguais já que não tem ID ?[/list]
Pelo que eu tenho lido a respeito e aplicado, o Value Object é recomendado para uso quando vc tem uma aplicação em ambiente distribuido em mais que 1 JVM, pois você recupera um Entity como objeto persistente, o transforma em transiente, usando o VO.
Leia este tutorial que pode te dar uma idéia de como usá-lo, se realmente vc precisar usá-lo.
Opa!
Value Object é um objeto simples nao referenciado… um “agrupado” de atributos que juntos identificam alguma coisa no sistema…