Personalizar Componente Swing etc

Boa Tarde amigos…

Para pode usufruir dessa fantástica ferramenta, que é o java, faz-se necessário alguns conhecimentos. Bem, estou querendo personalizar Componentes como JTextField, queria acrescentar alguns metodos e sobrescrever outros. Vi alguns post que não me ajudaram muito. Ficaria grato se pudessem me ajudar.

Seria bom que você dissesse no que está pensando em fazer, pra mim pareceu meio amplo ainda.

Para “acrescentar alguns métodos e sobrescrever outros”, você só deve criar uma classe que estenda a JTextField:

class SuperTextField extends JTextField { // Métodos novos ou sobrescritos aqui... }

Seria o seguinte… tentei fazer isso, mas não tive sucesso. Queria personalizar a questão de maiúsculas e mais alguns detalhes (Como mascaras, capturar o que está na tela e joga para o Objeto dinamicamente). O que preciso para acionar após a alteração?

Recomendo você ler algum livro para conhecer um pouco mais da linguagem Java…

Um muito bom é o “Use a Cabeça! Java” (Head First! Java).

nada a declarar!

Pq não teve?
A forma de se fazer isso é essa mesmo…
Qual foi a dificuldade que vc teve? Seja mais específico para que possamos ajudar.

Bem meu amigo…

Uso o Netbeans para o desenvolvimento, criei a classe estendida da JTextFild, adicionei os métodos. Mas creio que funcione em outras IDEs como Eclipse, que é criado manualmente. Quando chamo algum JTextField não está lá o método que foi criado. Não achei nada que aponte o caminho das pedras com clareza.

vlw pela atenção

Você criou uma nova classe, então não deve instanciar um novo JTextField, mas sim uma nova instância da classe que você criou.

[quote=Marcos Lima]class SuperTextField extends JTextField { // Métodos novos ou sobrescritos aqui... }[/quote]

Nesse meu exemplo, você teria que fazer

SuperTextField campo = new SuperTextField();

Ao invés de

JTextField campo = new JTextField();

Personalizar voce diz estilo ou escrever diretamente no objeto?

Se for apenas atualizar o objeto voce pode adicionar um DocumentListener que faz isso.

Ou então procurar um framework de binding

já vi algo, vou dar uma pesquisada… valeu pelo toque

De inicio foi resolvido, vou me virar!

Resolvido, explicado, simplificado…

vlw mano!