Pesquisa de mercado [enquete]

Se você recebesse um questionário de uma pesquisa, com 20 questões, e com envelope resposta junto, você responderia?

  1. Se fosse uma empresa que te enviou, pedindo sua resposta, e sortearia um prêmio legal entre os participantes, você responderia?

  2. Se fosse um estudante de pós, falando que é uma pesquisa para um trabalho do curso, você responderia?

Qual abordagem é a melhor, 1 ou 2?

Envelope? Eu nem sei onde fica a caixa de correio mais próxima :stuck_out_tongue:
De fato, agora só vejo as tais caixas dentro das agências do correio.
Não acho mais as caixas no meio da rua, como havia antigamente.
Talvez um formulário na Internet…

É claro que se houver um prêmio as pessoas respondem (mas se você pensar na qualidade das respostas talvez você fique desanimado).

Se a pessoa se identificar como estudante de pós, talvez seja necessário três coisas:

  • O estudante deve pelo menos telefonar antes de mandar o tal envelope e pedir com jeitinho para responder. Talvez seja até melhor a pessoa responder na própria ligação - é difícil alguém preencher um formulário sem mais nem menos, e ainda por cima depositá-lo na caixa do correio.
  • O questionário tem de ser um pouco menor, ou então as perguntas mais fáceis de responder - nada que leve muito tempo da pessoa;
  • Preparar-se para receber um envelope para cada 20 enviados.

Olá

Já respondi algumas vezes, mesmo sem prêmio legal.

Mas já ganhei alguns prêmios. Lembro que em 2 vezes ganhei toalha. Uma não dava para usar porque era propaganda feia e espalhafatosa e a outra toalha era branca com apenas uma marquinha vermelha. A gente usa aqui em casa como quebra-galho porque ela não absorve muita água.

[]s
Luca

A pesquisa não poderá ser feita pela internet, pois a primeira pergunta é:

E as 20 questões são basicamente do tipo Sim/Não ou múltiplas escolhas. A última é um campo aberto para sugestões.

Pô Daniel, levei uns 2 minutos pra conseguir ler a sua pergunta, por causa do seu avatar. :stuck_out_tongue:

Bom, o problema principal aí é em relação à boa vontade das pessoas. Geralmente ninguém tem muita paciência pra responder questionário/pesquisas/telefonemas do estilo spam, então a melhor consideração aí foi a do Thingol: “Preparar-se para receber um envelope para cada 20 enviados.”

Mesmo que meu público-alvo seja bem específico e num nicho bem segmentado?

No segundo caso, se tivesse certeza de que eh pra uma pos-graduacao, responderia numa boa, desde que fosse de forma anonima sem ter que dar endereco, telefone, email, etc.

Marcio Kuchma

Acho que a abordagem 1 e mais eficiente :slight_smile:

Desde que nao solicitasse dados pessoais, senao ja ficaria com a pulga atras da orelha.

BTW, concordo com o Marcio. Que tal deixar apenas o ultimo quadro do GIF animado? Vai transmitir a ideia e evitar que o post pareca uma arvore de Natal. :smiley:

Marcio Kuchma

[quote=klebergf]Acho que a abordagem 1 e mais eficiente :slight_smile:

Desde que nao solicitasse dados pessoais, senao ja ficaria com a pulga atras da orelha.[/quote]

Mas como participar de um sorteio sem se identificar? :smiley:

Por isso prefiro a 2. Mas talvez a maioria das pessoas nao seja tao “paranoica” assim e nao ligue de trocar dados pela oportunidade de ganhar um premio (e talvez um pouco de SPAM virtual, postal e telefonico, que eh o que eu acho pior).

Marcio Kuchma

Talvez aumente um pouco a “taxa de adesão”, mas ainda assim eu acho que acontece.

[quote=“kuchma”]BTW, concordo com o Marcio. Que tal deixar apenas o ultimo quadro do GIF animado? Vai transmitir a ideia e evitar que o post pareca uma arvore de Natal.[/quote]Pior que eu achei bem legal, só que pra quem é disléxico, isso é ópio!

Uma informação nova.

O questionário não chegará na casa do entrevistado. Será entregue em mãos.

Na verdade serão entregues 4 pesquisas para uma pessoa, e esta levará para outros 3. Com envelope selado para resposta.

Olá

Daniel, obrigado por mudar o avatar, este ficou mais simpatiquinho.

[]s
Luca

Tenho certa experiência com pesquisa de mercado, e já fiz entrevistas para trabalhos acadêmicos, e considero mais fácil encontrar gente disposta a responder pesquisas “comerciais” do que acadêmicas.

Com certeza é mais fácil você conseguir pessoas dispostas a responder se oferecer alguma vantagem, que pode ser um brinde, participação em algum sorteio, ou no seu caso, que é para um nicho específico, algo que interesse àquele nicho, como o exemplar de uma revista, o resultado da pesquisa(se for interessante para o entrevistado), etc. Nem sempre esta vantagem precisa ser algo material. Se você conseguir convencer o entrevistado que aquela pesquisa pode vir a trazer algo de bom para ele, geralmente já é o bastante.

Minha experiência também mostra que se já é difícil conseguir que uma pessoa invista somente seu tempo para responder algumas perguntas, cada demanda a mais que você fizer vai reduzir a probabilidade da pessoa responder. Ou seja, quanto mais trabalho a pessoa tiver, mais difícil dela responder. Portanto, essa sua abordagem de entregar o questionário para pessoa, e esperar que ela vá de alguma forma te devolver respondida, e ainda esperar que ela vá ter a boa vontade de entregar para mais 3 pessoas não me parece muito boa.

Não sei qual a amostra pretendida, mas pelo que você informou do tamanho e complexidade do questionário, seria muito mais efetivo você fazer um trabalho de campo, com entrevistadores colhendo as respostas pessoalmente.

Por se tratar de um nicho bem específico, isso me traz algumas dificuldades. Exemplo: localização geográfica. Estão espalhados no estado. Pesquisa de campo seria impossível. Talvez por telefone fosse melhor, mas talvez mais caro. Fora a dificuldade de pegar todos os telefones, selecionar os entrevistados e também tem o fator “estou ocupado agora”.

Certamente conto com a boa vontade desta pessoa que levará para mais três, mas é comodo também. Explico: entregarei os envelopes a esta pessoa na sexta. No sábado ou no domingo, esta pessoa obrigatoriamente se encontrará com os outros três. Portanto, não custa nada pro cara levar.

A não ser que você conheça o entrevistado o bastante pra falar um “pô, quebra essa”, ou que ofereça uma boa vantagem para quem responder, ou ainda que caso ele não responda, possa ser prejudicado de alguma forma, não conte com esse fator “não custa nada pro cara”.
No seu lugar, eu faria por telefone. Não sei se você pretende fazer isso pessoalmente, ou se é na empresa ou na faculdade, mas aí também é bom você planejar bem a abordagem para evitar o “estou ocupado agora” e coisas do gênero. Regra número 0: não começar com “Alô, estou fazendo uma pesquisa…”.

Caso sua pesquisa tenha importância(e budget), recomendo que você avalie se não vale a pena contratar uma empresa pra fazer isso por você. Algumas empresas de pesquisa fazem só a parte de campo, sem tabulação e análise, o que reduz os custos.

É pra estudo de viabilidade de um negócio pessoal. O custo do maneira que pensei, incluindo o brinde sorteado é bem baixo. Outros meios sairiam no mínimo o triplo.

Bom, dadas as barreiras geográficas e orçamentárias, acho que a sua solução é a única viável…

O jeito é usar da imaginação para fazer parecer o mais vantajoso possível para a pessoa responder. Tipo, destaque o quanto é legal o brinde que vc vai sortear, a importância da pesquisa, etc.

Tem um texto introdutório no início da pesquisa, que fala o que desejamos com a pesquisa, para quem é direcionada e o que ele pode ganhar se responder.

eu responderia se as questoes fossem curtas, mas me deslocar para enviar carta, nunca.