Peguei apenas a parte das plataformas de desenvolvimento, se quiserem o resto é só falar que eu disponibilizo.
Principal plataforma de desenvolvimento
Outro aspecto relevante, em relação ao desenvolvimento de sistemas, diz respeito às plataformas adotadas por estes profissionais. O maior número de profissionais, continua concentrado nas plataformas mais tradicionais de desenvolvimento, como Delphi e Clipper. De 2004 para 2006 observamos uma queda de quarenta para trinta e quatro por cento.
Dentre os usuários de Java, podemos observar uma relativa estabilidade: em 2004 os usuários de Java somavam vinte por cento, já em 2006 este número diminui para dezoito por cento, dentro da margem de erro da pesquisa.
O número de usuários Microsoft em 2006 continua semelhante ao número de usuários em 2004. A diferença reside em, agora os usuários dividem-se entre Microsoft e Microsoft.net.
Em 2006 observa-se que aproximadamente onze por cento das empresas entrevistadas utiliza-se de alguma linguagem de programação oriunda do mundo do software livre, em 2004 este número não ultrapassava os oito por cento.
Será que o número de usuários Java diminuiu mesmo??? O que vocês acham???
Acho que, sem informações concretas a pesquisa não vale nada.
Número de empresas entrevistadas;
Ramo de atuação das empresas;
Número de profissionais entrevistados;
etc…
E outra, Clipper? Delphi até vai, mas em 2006 Clipper ainda tem todo esse mercado?
Sei lá, pesquisa estranha.
Mauricio_Linhares
Acho muito possível, Clipper roda aqueles sistemas antigos de pequenos restaurantes, armarinhos e coisas do gênero, que não tem interesse nenhum em alta tecnologia ou “programação distribuida na web”, só um gerador de notas e controle de vendas, nada mais.
Quem tem um sistema desses, normalmente não tem interesse em atualizar mesmo não.
jc_oz
É, eu pensei nesses sistemas também. Só que nem esses eu tenho visto ultimamente.
O que mais vejo são esses sistemas de “gerenciamento genérico” feitos em VB, Delphi e afins… Sabe como é, são bem mais “bunitinhos” e vc os encontra em qualquer banca de jornal.
Mas, vem cá, será que tem tanto sistema em Clipper rodando pra ocupar, sei lá, 10 % do mercado?
Mauricio_Linhares
O caso é, quem tem, não tem pra que nem porque mudar, então o mercado pra eles continua o mesmo (diminuindo só quando o computador pifa e não tem como refazer tudo).
Lentamente, com falhas de hardware, a coisa vai diminuindo, mas eu acho que eles tem sim muito espaço, tanto que saiu aquele XHarbour e ainda roda em Linux.
diego2005
[quote=Maurício Linhares]
Lentamente, com falhas de hardware, a coisa vai diminuindo, mas eu acho que eles tem sim muito espaço, tanto que saiu aquele XHarbour e ainda roda em Linux.
Cara, mudei de emprego há 15 dias, e agora estou começando a trabalhar em um projeto onde tem um sistema que é desenvolvido em XHarbour, e os clientes exigiram interface gráfica. Então vamos migrar pra Delphi.
Nunca tinha ouvido falar nesse tal de XHarbour…
diego2005
Maurício Linhares:
Cara, mudei de emprego há 15 dias, e agora estou começando a trabalhar em um projeto onde tem um sistema que é desenvolvido em XHarbour, e os clientes exigiram interface gráfica. Então vamos migrar pra Delphi.
Nunca tinha ouvido falar nesse tal de XHarbour…[/quote]