Pesquisa Impacta Tecnologia sobre panorama de TI

Peguei apenas a parte das plataformas de desenvolvimento, se quiserem o resto é só falar que eu disponibilizo.

Principal plataforma de desenvolvimento
Outro aspecto relevante, em relação ao desenvolvimento de sistemas, diz respeito às plataformas adotadas por estes profissionais. O maior número de profissionais, continua concentrado nas plataformas mais tradicionais de desenvolvimento, como Delphi e Clipper. De 2004 para 2006 observamos uma queda de quarenta para trinta e quatro por cento.
Dentre os usuários de Java, podemos observar uma relativa estabilidade: em 2004 os usuários de Java somavam vinte por cento, já em 2006 este número diminui para dezoito por cento, dentro da margem de erro da pesquisa.
O número de usuários Microsoft em 2006 continua semelhante ao número de usuários em 2004. A diferença reside em, agora os usuários dividem-se entre Microsoft e Microsoft.net.
Em 2006 observa-se que aproximadamente onze por cento das empresas entrevistadas utiliza-se de alguma linguagem de programação oriunda do mundo do software livre, em 2004 este número não ultrapassava os oito por cento.

Será que o número de usuários Java diminuiu mesmo??? O que vocês acham???

Acho que, sem informações concretas a pesquisa não vale nada.

• Número de empresas entrevistadas;
  • Ramo de atuação das empresas;
  • Número de profissionais entrevistados;
  • etc…

E outra, Clipper? Delphi até vai, mas em 2006 Clipper ainda tem todo esse mercado?

Sei lá, pesquisa estranha.

Acho muito possível, Clipper roda aqueles sistemas antigos de pequenos restaurantes, armarinhos e coisas do gênero, que não tem interesse nenhum em alta tecnologia ou “programação distribuida na web”, só um gerador de notas e controle de vendas, nada mais.

Quem tem um sistema desses, normalmente não tem interesse em atualizar mesmo não.

É, eu pensei nesses sistemas também. Só que nem esses eu tenho visto ultimamente.

O que mais vejo são esses sistemas de “gerenciamento genérico” feitos em VB, Delphi e afins… Sabe como é, são bem mais “bunitinhos” e vc os encontra em qualquer banca de jornal.

Mas, vem cá, será que tem tanto sistema em Clipper rodando pra ocupar, sei lá, 10 % do mercado?

O caso é, quem tem, não tem pra que nem porque mudar, então o mercado pra eles continua o mesmo (diminuindo só quando o computador pifa e não tem como refazer tudo).

Lentamente, com falhas de hardware, a coisa vai diminuindo, mas eu acho que eles tem sim muito espaço, tanto que saiu aquele XHarbour e ainda roda em Linux.

[quote=Maurício Linhares][quote]
Lentamente, com falhas de hardware, a coisa vai diminuindo, mas eu acho que eles tem sim muito espaço, tanto que saiu aquele XHarbour e ainda roda em Linux.[/quote]

Cara, mudei de emprego há 15 dias, e agora estou começando a trabalhar em um projeto onde tem um sistema que é desenvolvido em XHarbour, e os clientes exigiram interface gráfica. Então vamos migrar pra Delphi.

Nunca tinha ouvido falar nesse tal de XHarbour…

[quote=Maurício Linhares]
Lentamente, com falhas de hardware, a coisa vai diminuindo, mas eu acho que eles tem sim muito espaço, tanto que saiu aquele XHarbour e ainda roda em Linux.[/quote]

Cara, mudei de emprego há 15 dias, e agora estou começando a trabalhar em um projeto onde tem um sistema que é desenvolvido em XHarbour, e os clientes exigiram interface gráfica. Então vamos migrar pra Delphi.

Nunca tinha ouvido falar nesse tal de XHarbour…[/quote]

Pra quem trabalha/trabalhou com Clipper, o XHarbour é isso aqui -> http://www.xharbour.com.br/

Um outro produto para clipper no UNIX é o FLAGSHIP

[quote=jc_oz]Acho que, sem informações concretas a pesquisa não vale nada.

• Número de empresas entrevistadas;
  • Ramo de atuação das empresas;
  • Número de profissionais entrevistados;
  • etc…

E outra, Clipper? Delphi até vai, mas em 2006 Clipper ainda tem todo esse mercado?

Sei lá, pesquisa estranha.[/quote]
Faz muito tempo que não vejo um programa em clipper…
Será que alguém já teve a idéia de fundar um museu do software ?