Pessoal, porque eu tenho dificuldade em entender e desenvolver

Pessoal, é o seguinte recentemente comprei um curso de Java para WEB, estou acompanhando e tals digitando os códigos sem copiar e colar, mas geralmente nao entendo o porque de tais métodos, o porque eles são daquela maneira, e sempre me pego travado ao começar desenvolver algo do zero e até mesmo quando, eu apago algum método e tento reescrevelo sinto dificuldade em faze-lo novamente. Alguem pode me ajudar como saio dessa dificuldade, e talvez o por que disso estar acontecendo? Muito obrigado Deus vos abençoe!

Bom, sinceramente eu nunca estudei Java e sou novato em programação também, estudo C, apesar de ter visto o que é método e classe brevemente no google, mas pelo que eu vejo você parece ser novato também, parece que não dominou ou nem entendeu todo o básico de lógica de programação ainda e já começou em uma linguagem pesada, se comparada a muitas outras, não só isso como pegou um curso que foca em WEB, já aplicando provavelmente altos códigos mais elaborados do que os usados para ensinar iniciantes como “Some 2 números inteiros”.

Enfim, se realmente quiser seguir em Java, te recomendo arranjar um material mais básico, de lógica de programação, introdução a Java, e depois sim começar algo mais avançado que é Java para Web.

Pelo que falou presumo que não tem tanta facilidade assim em aprender os assuntos de programação, isso não é um problema de fato, a questão do talento, com dedicação constante acredito ser possível alcançar certa fluidez em lidar com qualquer assunto que deseja aprender, mesmo assim, te aconselho a começar com outra linguagem mais recomendada para iniciantes como Python que é bem mais fácil.

2 curtidas

Pratique lógica e algoritmos em portugol (ou linguagem mais simples) antes de principalmente ir pra linguagens como java, que é uma linguagem bem poluída, cheio de equals, compareto, get, set, mil maneiras de tratar datas e ensinos com apelo fortemente OO que só vão complicar mais seu desenvolvimento básico em programação. Se não começar com portugol, pelo menos use outra linguagem simples, a exemplo de Python como o colega sugeriu, que não é uma linguagem tao bizarra quanto Java.

4 curtidas

@LucasFr, bacana cara gostei do seu esclarecimento e com certeza conseguiu me abrir uma visão a respeito do que tenho defasagem no meu conhecimento, vou buscar começar um nível bem mais introdutório como você mencionou em linguagens mais simples, gosto muito da parte web, no entanto estou estagiando na área o que acha de começar com PHP? Forte abraço e muito obrigado pelo seu tempo!

Olá @javaflex, bom dia! Cara muito obrigado por disponibilizar seu tempo em responder minha dúvida. Com toda certeza seguirei essas suas dicas para iniciar um degrau de cada vez e não desanimar ,pois olha já estava desanimando confesso que fiquei meio chateado com esse processo. Você tem toda razão me deparei com várias situações dessas, por exemplo não estou entendendo muito quando vai gerar um List<> e passar o objeto dentro dele e carregar mais de um dentro duma lista rs, olha muito confuso. O que você acha de começar com PHP? :elephant: Forte abraço, amigo e muito obrigado novamente!

1 curtida

Bom dia!

Como está estagiando na área e objetiva desenvolvimento Web então vai fundo no php até porque ele é recomendado para iniciantes também, porém, é necessário estudar HTML e CSS antes de PHP.

Pelo menos o básico sabe, tem um PDF da Caelum de HTML e CSS caso você ainda não estudou, afinal nem é questão de mera necessidade e sim de obrigação porque HTML e CSS é a base da web se não me engano, mesmo que não goste, no caso eu também não curto muito assuntos voltados para frontend(na verdade para websites em geral, apesar de que se no futuro for necessário eu estudar isso para segurança da informação eu certamente irei estudar) ainda sim é um sacrifício útil e necessário.

Só ir lá embaixo e selecionar direito para enviarem o pdf no seu email, ou clicar direto em: Desenvolvimento web HTML CSS JavaScript e usar a apostila via site mesmo. Na própria apostila lá na frente explica umas coisas de PHP também.

Boa sorte nos seus estudos aí! Qualquer coisa só falar, curto dúvidas a respeito de aprendizado.

1 curtida

Php te deixa preguiçoso embora ser uma linguagem fácil, é legal para entender um padrão.

mas se quiser:

se tiver pensando em comprar cursos de PHP indico:
https://b7web.com.br/php/

1 curtida

Isso tem a ver com a maturidade do desenvolvimento. No inicio quando comecei eu tinha dificuldade, nao sabia bem onde colocar cada coisa, comecava varias coisas e nao terminava. Quando ia comecar ficava em duvida de como comecar, e muitas vezes por falta de tempo nem terminava.

Mas ai o tempo vai passando e voce vai melhorando sua maturidade, e comeca a encaixar as coisas. Hoje quando eu pego uma coisa que eu fiz há uns anos atras, nem eu entendo o que eu fiz. Tanto é que todos os pequenos programas que fiz para clientes, que é uma zona, tem coisa desktop, tem coisa web. Eu estou juntando tudo num projeto so, para ser utilizado em web e mobile.

Essa semana mesmo precisei mexer em duas coisas que fiz ha 5 anos, putz… eu fiquei totalmente perdido e pensei, eu fiz isso assim? se alguem fosse pegar isso para mexer nao ia entender porra nenhuma. Tudo vai melhorando com a maturidade.

Eu sugiro que procure fazer algo real, que va ter uma utilidade. Um problema chato que eu me decepcionei com os cursos online, os caras so ensinam a fazer uma calculadora, uma agenda de cotatos, uma lista de terefas, um cadastros de livro. Coisas simples que so tem uma pagina e 3 campos. Quando voce vai fazer uma coisa real voce trava e nao sai do canto. Porque o curso não lhe da o conhecimento da parte complexa das coisas.

Nao pare, pratique sempre. Na faculdade eu reprovei 2 vezes em estrutura de dados pq o professor de logica de programacao simplesmente ensinou a usar o jbuilder e o de estrutura de dados mandava a gente implementar as estruturas.

1 curtida

Opa, @LucasFr! Muito obrigado irmão pelo conteúdo disponibilizado sem contar as dicas valiosas que vocês todos estão me oferecendo, irei dar uma olhada nessas apostilas e estudar a fundo o PHP. Bacana seu interesse nessa área de segurança da informação, realmente é algo também pra lá de complexo, mas acredito que você tem potencial para engajar nesse ramo, Deus abençoe sua jornada, obrigado novamente e pode deixar que qualquer coisa estou buscando ajuda aqui, conte comigo e abraços!

1 curtida

@Hundea, cara muito obrigado por disponibilizar seu tempo e me responder e dar uma pesquisada por aí através de cursos, com certeza irei dar uma olhada a respeito desses vídeos e nesse site que tu me indicou, mas uma duvida referente ao que tu comentou, por que o php deixa preguiçoso? rs só uma curiosidade. Forte abraço!

@thimor, opa bom dia meu caro. Obrigado por disponibilizar seu tempo em responder minha dúvida, bacana sua história e realmente me deparo em situações como essa sua, travado sem saber pra onde ir, estou numa agora.

Vou focar no php e buscar prática bastante, vou ver se consigo encontrar alguns exercícios para ir aprendendo pelo menos o fundamental pra desenvolver algo real, penso alto e tenho sonho em desenvolver pelo menos um sistema web que auxilie num comércio, cadastrar produtos com leitor código de barra, gerar relatórios de estoque e vendas, entre outras coisas… rs. Forte abraço!

Depois de algoritmos e da parte teórica, PHP seria sim uma ótima opção pra incentivar a fazer algo real, é muito menos burocrático do que Java. Quando olho um código Java é um Deus nos acuda, coisas simples como >= nos deparamos com um compareTo bizarro, um bando de throws exception, é pra desistir mesmo.

2 curtidas

Vou ter que dar uma discordada com isso. O Java não é tão horrível quanto dizem, se você precisa usar um

if (x <= 10)

Vc pode usar sem problemas nenhum, esse trauma que muita gente tem é coisa do Java mais antigo. No JDK 12 por exemplo, vc já tem o uso do var, ao invés de String, int e etc…

O Java não é complicado, tudo é uma questão de costume, se você sempre estudou JavaScript, certamente o Java vai ser um pesadelo, agora se você estudou Java e vai arriscar um JS, pesadelo também.

Tudo é resultado de estudo e costume

1 curtida

Consegue usar em cima de BigDecimal, Date, Integer, String?

Fazendo conversão sim!!

Se alguém colocou um número numa caixa de texto, que automaticamente é uma String, é só fazer

Integer.parseInt(String);

Diretamente nao, precisou de conversão. Pra você ver o quanto Java é burocrático e verboso pra fazer algo tao simples. Outra gambiarra que vejo muito: algoInteger.intValue().

1 curtida

Pela minha experiência com Java, digo que a curva de aprendizagem é lenta. Se nunca programou em nenhuma linguagem nem tem experiência com algoritmo aconselho é começar do princípio.
Tem bons materiais gratuitos na Internet - recomendo da Caelum.
https://www.caelum.com.br/?gclid=EAIaIQobChMI5Z_DtoLn4wIViQ2RCh1X3gMUEAAYASAAEgLxJ_D_BwE

Se pretende seguir aprendendo Java e programar para Web, deve iniciar os estudo com Java Orientado a Objetos. Você vai aprender os conceitos básicos da linguagem, polimorfismo, encapsulamento, classes abstratas, interface etc.

Conforme for avançado os estudos, lendo, estudando e escrevendo códigos naturalmente você vai adquirir conhecimento e suas dúvidas reduzirão substancialmente.

1 curtida

Esse tipo de coisa é comum porque, como tenho visto aqui no curso, todo aprendizado começa de aprendizagens anteriores. Caso não tenha visto os conceitos básicos de algorimos, progamação orientadas a objetos, componentes , eventos, etc, procure ver, pois não adianta avancar demais em programação complexa sem compreender os conceitos básicos. Não aconselho focar demais em determianda linguagem de programação, pois existem varias, cada uma melhor ou pior em determinado requisito, mas sim no contexto por detrás delas, ou seja, não adianta aprender, por exemplo, java ou reactnative, sem ter os conceitos de algorimo, o que é classe, objetos, framework, etc, enfim, o que não acho coerente no aprendizado em programação no geral: focar demais numa linguagem espefica, e não no que as faz serem organizadas e contextuazidadas, não a ferramenta em si, mas em seu contexto. Caso já esteja fazendo ou concluido algum curso de A.D. S ou similar, reveja os conceitos básicos, e vá fazendo, se tiver algum conhecido disponivel pra ajuda-lo, peça orientação

1 curtida

Obrigado @Laio pela suas dicas e opinião com certeza levarei em conta sua experiência, e vou rever os fundamentos, pois acredito que seja nisso que estou tendo dificuldade.

Discordo também.
Programo em Java há 03 anos. É pra mim, a linguagem mais poderosa, mas também a mais difícil de se aprender e de se usar.

1 curtida