Quero saber a quantas anda o PHP, bem como sua evolução. Atualmente, não tenho ouvido falar no PHP como tecnologia para desenvolvimento web como no passado.
Cara php ta tao bem quando o java… se você não house é porque ninguem reclama.
PHP 6 virou vaporware, a linguagem estacionou.
Acredito q cabe a pergunta nesta thread em vez de um novo tópico.
Considerando conhecimentos iguais em PHP e Java e precisar desenvolver uma aplicação robusta, os dois atenderiam plenamente ou tem algo q um sai melhor q outro, como relatório, persistência, etc?
Obrigado.
[quote=fabiophx]Acredito q cabe a pergunta nesta thread em vez de um novo tópico.
Considerando conhecimentos iguais em PHP e Java e precisar desenvolver uma aplicação robusta, os dois atenderiam plenamente ou tem algo q um sai melhor q outro, como relatório, persistência, etc?
Obrigado.
[/quote]
A resposta é, depende.
Cada linguagem possui uma estrutura específica, recursos e pontos positivos e negativos.
Além do que, o ambiente em que ambas serão executadas sempre terá diferenças.
Você pode até configurar suporte de um servidor para java web e permitir que este aceite PHP, porém, este não é o ambiente nativo da linguagem.
Correto.
Deixa eu reformular a pergunta.
Tem algum aspecto (reports, pesistência, visual, etc) q uma tecnologia destoe bastante da outra? Ao ponto de ter q ser avaliada para ver se este item atende os requisitos do projeto?
[quote=fabiophx]Correto.
Deixa eu reformular a pergunta.
Tem algum aspecto (reports, pesistência, visual, etc) q uma tecnologia destoe bastante da outra? Ao ponto de ter q ser avaliada para ver se este item atende os requisitos do projeto?[/quote]
Você sempre terá estas diferenças.
Dependendo do ambiente, terá um relatório muito mais rápido em PHP do que em java. Ou vice-versa.
É como comparar o futebol do Barcelona com o Vettel na F1.
De qualquer maneira, eu ainda acredito que isto vai ser definido pela necessidade ou solicitação do cliente, pelas limitações da equipe de desenvolvimento e pela estrutura onde o projeto será rodado.
PHP É LIXO, nem perca tempo com isso .
A 4° linguagem de programação mais utilizada no mundo é lixo…
Só está atrás de java (possivelmente por ter sido considerados ambientes desktop e web), C e C++.
Fonte? http://www.blogcmmi.com.br/geral/ranking-das-linguagens-de-programacao-mais-usadas-mai-10
Porque você acha isso?
Falar que é lixo é fácil, agora argumente para que a gente saiba o porque.
Pra que serve PHP??
Serve somente para criacao de “Sitezinhos” mediocres, pra mim php é um lixo pq nao serve para aplicações corporativas, pode ate ser utilizado mas coitado de quem tiver que dar manutencao em uma aplicação corporativa feita em php.
[color=darkred][size=24]
PHP É LIXO MSM [/size][/color]
[quote=lgweb]Pra que serve PHP??
Serve somente para criacao de “Sitezinhos” mediocres, pra mim php é um lixo pq nao serve para aplicações corporativas, pode ate ser utilizado mas coitado de quem tiver que dar manutencao em uma aplicação corporativa feita em php.
[color=darkred][size=24]
PHP É LIXO MSM [/size][/color][/quote]
E tenho dito.
Alguém falou que a linguagem estacionou. De fato, a “linguagem” em si meio que parou no tempo. Da 5.3 pra frente, não tivemos grande crescimento.
Mas não dá pra reclamar de:
- Desempenho: dá uma sumanta de laço em qualquer uma pra web;
- Produtividade;
- Comunidade: movimentada PRA CARAMBA;
- Evolução de API: Não tem Hibernate? Doctrine. Não tem Rails? Tem CakePHP. Não tem Spring / EJB / etc? Tem Zend Framework. Não tem PrimeFaces / etc? Tem Smarty e muito mais.
Enfiar sql num jsp não é correto, assim como enfiar num .php de apresentação também não é. O problema é que PHP tinha tradição de linguagem “script” e o mercado encheu de ‘sobrinho’ da linguagem; acabou ficando mal vista.
Eu, particularmente, acho ela ANIMAL. E se alguém acha que não serve pra aplicações de grande porte, corporativas, já saiu o PHPEE, que é exatamente uma forma de trabalhar com objetos distribuídos em PHP, como no EJB.
O chato é que o mercado ficou com a impressão ruim, e acaba pagando menos. O que vejo, geralmente, é Java Pleno == PHP Senior, em termos de salário. Injusto e realmente bem chato.
Sinceramente acho que falar que uma linguagem é lixo vendo no cenário atual como a mesma é utilizada é no mínimo falta de noção …
O que você acha que é um requisito para um aplicativo corporativo e que seria empecilho para o desenvolvimento em PHP?
Já existem tantas alternativas de FW para PHP quanto tem para Java. Tem FW de ORM, tem FW que funcionam como os famosos crudeasy, estilo Rails ( scafolding ) como o já citado CakePHP, Symfony e tantos outros. Vide link http://www.phpframeworks.com/
Na minha opinião, acho que o PHP perdia para o Java no quisito de clustering ou melhor exemplificando, na criação de aplicações distribuidas. Hoje já existem técnicas e especificações para se desenvolver com PHP e utilizar da infra-estrutura de cluster de servidores.
Acho que ambas tecnologias são eficientes. A questão que vai definir qual ser utilizada será particularidades de cada cenário.
A um tempo atrás eu comecei a procurar por clientes para tentar ganhar um extra criando aplicações/sites. Alguns deles fizeram questão de que o projeto orçado fosse desenvolvido em PHP. Foi ai que eu comecei a estudar PHP e me aprofundar na tecnologia. Porque estes clientes pediram o PHP? Custo de hospedagem, manutenção e alguns outros detalhes relacionados a custo.
Na teoria, quando se começa a desenvolver PHP você pode complicar tanto quanto no Java. Eu mesmo acabei me deparando com isso. O mais interessante na minha opinião é que com PHP você tem muita produtividade por não ter que ficar se preocupando com uma série de detalhes relacionados a ambiente e configuração. Mas se você vai desenvolver algum sistema maior e que para isso seja necessário utilizar algum framework, vai ver que você pode se deparar com a mesma quantidade de configurações e complexidade que temos em alguns casos de FW Java.
Portanto, os mesmos “sitezinhos” que são criados em PHP poderiam também ser criados em JSP puro e scriptlet como também os sistemas corporativos criados com Struts ou JSF poderiam ser criados com Symfony ou CakePHP. É tudo questão de gosto e de vender seu peixe.
Só para complementar meu comentário, segue um artigo muito interessante e que vale a pena ser lido sobre como anda o PHP
http://imasters.com.br/artigo/21215/php/a-nova-era-de-frameworks-php
[]'s