PHP com Laravel ou Java com JSF

Olá amigos,

Algum tempo atrás comecei a correr atrás de Php, estou começando um projeto pessoal, e descobri um mundo magnífico, frameworks extremamente eficientes, práticos, rápidos, é só instalar e já está tudo lá, prontinho para usar.
Ferramentas de virtualização, tudo fácil, dinâmico, espetacular.
Adicionar outros frameworks para diversos fins é muito simples em Php.

Mas ainda não estou com boa prática no Php, preciso fazer um site particular, e estou pensando seriamente em usar o Php com Laravel pelo seu dinamismo e facilidade.

O Php é realmente muitos mais flexível e fácil do que Java ou .Net.
Mas ao analisar como funciona mais a fundo, se não estou errado, o Php se usado com todos os recursos necessários para um sistema robusto, terá uma complexidade próxima de um projeto com .Net ou Java.

Em resumo, se você for se utilizar de uma programação OO, trabalhando com MVC, com Ajax/Jquery, usando um ORM para persistir, dividido em módulos, camadas, usar um Vo, a linguagem no fim das contas claro que vai diferenciar, mas não tanto no fim das contas, ou eu me engano?

Vale a pena investir tempo, correr atrás de algum curso, ler alguns livros, para eu me refinar no Php e fazer meus sites em Php, ou usar meu conhecimento em Java? Já consigo programar em Php, mas acho que vou precisar correr atrás quando for implementar um sistema inteiro. Meu site será complexo, não será um e-commerce simples.

O Php vai me dar mais liberdade? Ao incrementar uma aplicação já bem madura, e complexa é mais rápido e prático no Php?

Pelo fato do Php ser dinâmico, ou talvez por ser menos engessado se é que é, ou por alguma outra vantagem, terei ganho?

Boas práticas são aplicáveis em qualquer linguagem de programação. Adoro java devido a sua portabilidade e já tive o prazer de desenvolver Web utilizando JSF + PrimeFaces. Acredito sempre na escolha de uma linguagem mediante as particularidades de cada projeto.

Em 2014 conheci o framework Laravel e pra ser sincero fiquei surpreso com a organização do código e a simplicidade de desenvolvimento que ele fornece. Desde então, estou utilizando Laravel em meus projetos pessoais.

Na minha opinião vale a pena você investir sim em PHP, você já sabe JAVA, o que custa aprender uma nova linguagem e incrementar o seu currículo. :+)

Abraços.

Minha opinião é aprenda os dois, eu por exemplo conheço esses dois frameworks JSF para aplicações web e laravel para sites, não tem nada de errado conhecer duas tecnologias eu penso que o melhor mesmo é ser mercenário se te pagam para programar em Assemble por exemplo por que não aprender? o que vai contar mesmo no final das contas é seu extrato bancário no final do mês, esses caras que são aficionados em determinada tecnologia estão por fora, seja dinâmico aprenda lógica, JS e HTTP e o resto é só pesquisar no google, mas perceba tenha sempre algo que você domina totalmente.

Oi pessoal, vou tomar a liberdade de expor um pouco a minha experiência que é bem parecida com a Dbq_Batista, eu aprendi Java(Hibernate, JSF, JPA, VRaptor, Spring MVC, Maven, Ant, estes últimos dois não são frameworks, etc), achava complexo organizar o ambiente de trabalho, depois fiz um curso de Rails, achei fantástico, fiz um treinamento de Python/Django realmente é batteries included, e por último PHP com Zend e depois Laravel.
Quando estava estudando PHP pude ter contato com o Groovy no meu trabalho, utilizando o framework Grails, que me permitia fazer tudo de legal que eu vi nas outras linguagens, dentro do Java e reutilizando toda a infraestrutura e códigos/bibliotecas Java, com comunidade solida, muita gente usando dentro e fora do Brasil, e decidi não mais mudar de ferramenta favorita, lógico que não é a melhor opção para tudo, mas é a minha carta na manga, por debaixo da “mágica” do Grails está o Hibernate(seu conhecimento reaproveitado) utilizando o pattern Acive Record, o SpringMVC, FreeMaker, entre outros frameworks todos empacotadinhos e prontos para rodar, com geração de testes, scripts e scaffold, além da mais completa documentação free que eu já vi entre todos os outros exemplos que citei até aqui, pra mim foi um divisor de águas.
Mas como disse o André Martins, conhecer as outras alternativas é importante para saber decidir o que se aplica melhor, ou poder ampliar o leque de possibilidades.