PHP com Laravel ou Java com JSF

Olá amigos,

Algum tempo atrás comecei a correr atrás de Php, estou começando um projeto pessoal, e descobri um mundo magnífico, frameworks extremamente eficientes, práticos, rápidos, é só instalar e já está tudo lá, prontinho para usar.
Ferramentas de virtualização, tudo fácil, dinâmico, espetacular.
Adicionar outros frameworks para diversos fins é muito simples em Php.

Mas ainda não estou com boa prática no Php, preciso fazer um site particular, e estou pensando seriamente em usar o Php com Laravel pelo seu dinamismo e facilidade.

O Php é realmente muitos mais flexível e fácil do que Java ou .Net.
Mas ao analisar como funciona mais a fundo, se não estou errado, o Php se usado com todos os recursos necessários para um sistema robusto, terá uma complexidade próxima de um projeto com .Net ou Java.

Em resumo, se você for se utilizar de uma programação OO, trabalhando com MVC, com Ajax/Jquery, usando um ORM para persistir, dividido em módulos, camadas, usar um Vo, a linguagem no fim das contas claro que vai diferenciar, mas não tanto no fim das contas, ou eu me engano?

Vale a pena investir tempo, correr atrás de algum curso, ler alguns livros, para eu me refinar no Php e fazer meus sites em Php, ou usar meu conhecimento em Java? Já consigo programar em Php, mas acho que vou precisar correr atrás quando for implementar um sistema inteiro. Meu site será complexo, não será um e-commerce simples.

O Php vai me dar mais liberdade? Ao incrementar uma aplicação já bem madura, e complexa é mais rápido e prático no Php?

Pelo fato do Php ser dinâmico, ou talvez por ser menos engessado se é que é, ou por alguma outra vantagem, terei ganho?

Boas práticas são aplicáveis em qualquer linguagem de programação. Adoro java devido a sua portabilidade e já tive o prazer de desenvolver Web utilizando JSF + PrimeFaces. Acredito sempre na escolha de uma linguagem mediante as particularidades de cada projeto.