Olá, sei que esse não é um site, alias, um grupo sobre php mas antes de mais nada este é
um grupo de tecnologia, no final da história vocês irão entender onde Java entra.
Trabalho em uma empresa que possui um grande sistema desenvolvido em PHP. Este sistema é voltado à área comercial sendo basicamente um ERP. Bem, vocês imaginam a quantidade de módulos que esse sistema deve possuir e todo ele é feito em PHP. Bem vamos dar nome aos bois.
O sistema tem o front, o view, feito em html com javascript, a camada de modelo e controle é feita em php mesmo com diversas classes e tudo isso trabalha com nosso querido e poderoso Oracle 9i. Boas partes das regras de negócio são feitas em oracle para tirar o “peso das costas” da aplicação. Bem, o sistema é realmente bom, vocês não tem idéia da usabilidade alcançada no sistema, faria Kety Price babar. Contudo, nosso lindo terminal burro colorido (browser) nos limita em muito no quisito usabilidade apesar de termos alcançado coisas incríveis(nossos programadores são realmente MUITO bons).
Bem, numa conversa na empresa, foi cogitada a mudança da tecnologia usada. Bem a tecnologia sugerida foi Oracle Forms. Bem, penso nisso como um tiro na cabeça da idéia de “sermos livres” !
Argumentos usados
1o. User-friendly à programação.
2o. look and feel mais profissional
3o. Maior facilidade de controle de interação, ou seja, maior usabilidade
4o. RAD
5o. Possibilidade de desenvolvimento para web também atravéz dele.
São bons argumentos, contudo acho que existem outras possibilidades a serem analisadas antes de pedirmos a oracle em casamento.
1o. Poderíamos trocar a casadinha, Html/JavaScript por GTK, OU NÃO? Alguém aqui usa isso e poderia dar mais detalhes!
2o. Java Swing
Bem, ao usar oracle forms p/ gerar aplicação web não estaríamos gerando aplicações Java através do oracle? Se verdade então pq não usar direto jsp/servlet… ou structs/velocity…?
Bem pessoal, vc’s entenderam onde esta o problema né? Na usabilidade do sistema! Eu particularmente preferiria uma aplicação Desktop em Swing, ainda + agora com as enovações do TIGER que promete tornar aplicações Swing muito mais rápidas.
Fornte abraço