Tenho duvidas sobre micro controladores… Vejo noticias de cafeteira, geladeira etc… feitas em Java queria entender de que forma posso controlar usando o Java pq existem vários PIC para ser armazenados com programação em C. Supostamente o Java usaria muita memória desnecessária, ou próximo disso usando PIC devido o java ser uma linguagem de auto nivel tbm. EM Fim o que esses cara usam para desenvolver com Java na questão microcontroladores ? devo desistir de usar java em meu braço robotico?
Olá romulo.
Em questão vamos conversar sobre “plataformas”. Quando se diz java roda em cafeteiras e geladeiras, isso quer dizer que a plataforma java está presente nas geladeiras, seja como vm(máquina virtual) ou rm(máquina real: um microcontrolador ou processador).
Um microcontrolador java como Sunspot é capaz de entender o bytecode. Isso quer dizer que realmente é java(“plataforma”). Micros java não são comuns no mercado porque são muito caros. O essencial da engenharia é minimizar preços e isso o torna inviável para o mercado(que eu conheço pelo menos).
Ao contrário, o micro pic da microship é muito barato e pode ser programado com assembly, pascal, basic ou c. Lembrando bem, não é a linguagem que conta e sim o que a cpu entende(qual o tipo de assembly). Isso o torna ideal para o mercado de eletrônicos que conhecemos.
Se eu não me engano existe um compilador de linguagem java para pic. Isso não quer dizer que o pic seja java. Ele entende assembly para pic, que o compilador de java gerou a partir do programa escrito nessa linguagem.
Olha, pela minha experiência nunca vi usar java em microcontroladores! E também nunca vi uma cafeteira ou geladeira feita em Java!
Na verdade os eletrômesticos inteligentes ainda não pegaram justamente por causa do alto valor agregado. Hoje em dia já existem uma série de eletrômesticos usando microcontroladores, mas isso não significa q são inteligentes. Micro controladores são dedicados para atividades específicas. Um eletrodoméstico inteligente tem uma série de opções que não são suportadas por um único microcontrolador. Muitas tem um computador embarcado, devido a isso o alto custo.
Você até pode usar java para criar um robo, via uma placa de aquisião de dados. Pode fazer também o software para controle do robô e usar um micro controlador para controlar as entradas e saídas. Agora, se você quiser usar só micro controladores, esquecça java.
Olha, pela minha experiência nunca vi usar java em microcontroladores! E também nunca vi uma cafeteira ou geladeira feita em Java!
Na verdade os eletrômesticos inteligentes ainda não pegaram justamente por causa do alto valor agregado. Hoje em dia já existem uma série de eletrômesticos usando microcontroladores, mas isso não significa q são inteligentes. Micro controladores são dedicados para atividades específicas. Um eletrodoméstico inteligente tem uma série de opções que não são suportadas por um único microcontrolador. Muitas tem um computador embarcado, devido a isso o alto custo.
Você até pode usar java para criar um robo, via uma placa de aquisião de dados. Pode fazer também o software para controle do robô e usar um micro controlador para controlar as entradas e saídas. Agora, se você quiser usar só micro controladores, esquecça java.[/quote]
Originalmente o java foi criado para isso. Mas não pegou devido ao custo ser alto.
A questão da inteligência não está ligada ao hardware mas sim ao software no microcontrolador. Existem várias geladeiras e maquinas de lavar usando “lógica fuzzy”. Inclusive o “freio abs” é uma solução fuzzy, e em alguns carros usam java e uma rm.
[quote=x@ndy]
Você até pode usar java para criar um robo, via uma placa de aquisião de dados. Pode fazer também o software para controle do robô e usar um micro controlador para controlar as entradas e saídas. Agora, se você quiser usar só micro controladores, esquecça java.[/quote]
entendo… mais veja isso http://goo.gl/ubYAU x@ndy.
juliocbq to ligado parceiro vlw pela explicação
acho que vou usar CCS com um PIC 16F877a
[quote=romulo_wan][quote=x@ndy]
entendo… mais veja isso http://goo.gl/ubYAU x@ndy.
juliocbq to ligado parceiro vlw pela explicação
acho que vou usar CCS com um PIC 16F877a
[/quote]
Outra coisa, não esqueça de baixar o datasheet no site da microship. Esse pic tem várias funções referentes a cada pino, como conversor analógico/digital. Sem o datasheet fica impossível de desenvolver e até mesmo inicializar o micro em uma frequência específica.
[quote=juliocbq]
Outra coisa, não esqueça de baixar o datasheet no site da microship. Esse pic tem várias funções referentes a cada pino, como conversor analógico/digital. Sem o datasheet fica impossível de desenvolver e até mesmo inicializar o micro em uma frequência específica.
http://ww1.microchip.com/downloads/en/devicedoc/39582b.pdf[/quote]
tá blz po dechar :thumbup: