Pirataria NÂO!

Criei este tópico com o objetivo de alertar membros do forum sobre o rico de se adquirir, usar, destribuir e indicar software prirata. O software pirata está presente no dia a dia de todos que lidam de alguma forma com computadores, sendo usuários ou profissionais. No caso de um usuário, o simples ato de adquirir um software pirata é o mesmo que assinar um contrato com o crime organizado dizendo: “concordo plenamente com este sistema criminoso”. No caso de um profissional, faz com que a empresa na qual este trabalha, seja alvo de ações por parte da fabricante da ferramenta pirateada. Tal atitude pode render processos e demissão por justa cusa. No meu ponto de vista, deveria haver uma legislação que punisse não somente quem produz,comercializa ou distribui, mas também quem compra software pirata, pois parte deste dinheiro é que sustenta o crime organizado. Na próxima vez que você estiver tentado a comprar a ultima versão do windows, corel ou photoshop pense bem, pois você será responsável por manter o crime organizado e enxendo seus cofres de dinheiro. Não caia nessa, subistitua o software pirata por software livre e durma tranquilo à noite. Sei que muitos usuários de software pirata dão como justificativa o preço, porém, isto não pode ser levado em conta, nem como argumento.
Pesquisas recentes mostram que o preço do software tem caído muito nos ultimos anos, claro que ainda não é o ideal, mas a tendência de queda continua. O software pirata leza a economia, não gera impostos, nem emprego. Reflitam sobre este tema, vejam quanto o estado/país perde com a pirataria. Se possível denuncie!

quer discutir religião :!:

Concordo, mas as vezes quebramos regras sem nem saber ao certo. Você sabe onde eu posso me inteirar sobre os tipos de licenças mais comuns, e se possível em português.

Não conheço ninguém compra software pirata. As pessoas tem é o costume de baixar versões crackeadas na internet ou usarem cópias de cds de amigos ou coisa parecida. Acho meio exagerado chamar isso de crime organizado.

Outro dia eu vi um debate muito interessante com defensores de copyritght e um advogado que lida com Direito aplicado à Informática, questões de copyright, etc.
Ele falou das diferenças que existem entre copiar, roubar e piratear. Vou tentar dar as definições de um jeito bem informal, mas o link do video é esse pra quem quiser assistir.

Pirataria: usar a marca de outra empresa pra vender um produto. Exemplo: aqueles tenis toscos de camelô.
Cópia: copiar uma coisa e passar pra frente (meio óbvio). Exemplo: baixar mp3, gravar numa mídia e dar pra um amigo. A diferença disso pra roubar é que quando você copia você não tirou nada de ninguém. só reproduziu e passou pra frente.

Me diz uma coisa, porque vc tá tão fulo com pirataria? Tão pirateando seu software?

Tem outra forma de reduzir o uso de software pirata com baixo custo: use software livre!

Em que mundo você vive? Isso dificilmente vai acontecer.

Vamos deixar a hipocrisia de lado e vamos ser realistas. Mesmo que o windows custe R$100, quantas pessoas você acha que irão comprar o original, se pode pagar 10 no piratão ou baixar na internet?

Lei para punir usuários de software não original? Se não tem lei nem para punir usuário de droga, vai punir usuário de “software pirata”.

:lol:

[quote=rubensdemelo]Em que mundo você vive? Isso dificilmente vai acontecer.

Vamos deixar a hipocrisia de lado e vamos ser realistas. Mesmo que o windows custe R$100, quantas pessoas você acha que irão comprar o original, se pode pagar 10 no piratão ou baixar na internet?

Lei para punir usuários de software não original? Se não tem lei nem para punir usuário de droga, vai punir usuário de "software pirata".

:lol: [/quote]

falou pouco mas disse tudo!!

hauahau

Pelo menos durmo tranquilo à noite, pois sei que meu dinheiro não está sendo utilizado para movimentar o caixa do crime organizado. Utilizo Software Livre e não indico software pirata para ninguém, ao contrário de membros deste forum que acham que sou hipócrita. Os hipócritas são vocês, além de utilizarem e divulgarem software pirata vem posar de bons moços? Cresçam e apareçam!

[quote=marcosalex]Faz alguns anos que zerei a pirataria no meu computador, tanto de software quanto de música e vídeo.

Discordo de quem considera que copiar uma música ou software não está lesando o proprietário porque ele não ficou sem o produto. Mas concordo que tem crimes mais graves que o governo tem de se preocupar.

Mas o pior de tudo pra mim são os discursos de esquerda que defendem que pirateando estão fazendo “engenharia social”, lutando contra os “países exportadores”, e etc…

Os países mais desenvolvidos são os que protegem a propriedade intelectual e os que mais pirateiam nunca saíram do Terceiro Mundo.[/quote]

vide a china…

Se não quisessem pirataria na internet não criaria a internet do jeito que é, teria um pouco mais de segurança. Pra acabar com isso os PCS , a Internet tem que evoluir muito em questão de cópias de arquivos entre outras coisas.

[quote=GabrielCardelli]Se não quisese pirataria não criaria a internet do jeito que é.

Meu notebook veio com uma distro do linux fedorenta que me forçou a por o windows , como muitas outras coisas tambem me forçam a usar.[/quote]

Eu tenho desde o XP até o Windows 7 originais. sempre comprei, vale mais a pena que usar esses piratas mal feitos.

Agora, eu faço isso por opção. Ninguém pode forçar ninguém a nada. A distro é desconhecida, com problemas, etc? isso não te obriga a usar software pirata. Troca pra uma com mais suporte, comunidade mais ativa, que seja mais amigavel, essas coisas.

Meu Windows não é pirata por sorte eu tenho o CD se eu não tivesse estaria ilegal… com o que você citou eu quiz dizer que se fosse qualquer um que não tenha uma simpatia com o linux trocaria na mesma hora, como eu fiz por não ter nunca utilizado. Devido a falta de praticidade e com isso teriamos mais 1 com software pirata. Eu usei a palavra forçar pôs no linux você tem uma maior dificuldade de adiquirir coisas que com windows é bem mais facil.

a ta, realmente não tinha entendido.

isso é fácil, diga para presidente, senadores, deputados abaixarem os impostos abusivos, o tio bill baixar um pouco o preço das versões mais básicas (com menos funções, não com limitações como o starter) e acho que melhorará em muito. mas o caso não se aplica só a SOs, tem um monte de software pirata por ai, vide winzip, office, nero, e por ai vai.

Seja com crack ou sem crack, Jack Sparrow, ou não, free ou open, não importa!

Caiu na net, o povo baixa!

Politizar essa questão e meio difícil ainda mais com os recursos disponíveis hoje em dia.

Abs
MArcio

Quando eu comecei a programar, o que tava na moda era Delphi. Se eu tivesse precisado comprar o Delphi pra aprender a usar eu tava sem conhecer Delphi até hj.

Fico pensando em um garoto de hj com 15 anos chegando pro pai dele e falando: “Pai, eu to querendo mexer com Macromedia Flash, vc pode me comprar uma licenca pra eu começar a aprender?” Quantos pais de família tem condição de comprar uma licenca do Flash pro filho começar a aprender? Tem software genérico de Flash, sim, mas quando o garoto for procurar emprego vão pedir conhecimentos em Macromedia Flash e não no genérico, assim como na minha época queriam experiência em Delphi e não em um compilador Turbo Pascal.

Esse assunto de pirataria é complicado. Eu acho absurdo uma empresa usar software pirata, mas para uso doméstico ainda é um assunto delicado.

[quote=lavh]Quando eu comecei a programar, o que tava na moda era Delphi. Se eu tivesse precisado comprar o Delphi pra aprender a usar eu tava sem conhecer Delphi até hj.

Fico pensando em um garoto de hj com 15 anos chegando pro pai dele e falando: “Pai, eu to querendo mexer com Macromedia Flash, vc pode me comprar uma licenca pra eu começar a aprender?” Quantos pais de família tem condição de comprar uma licenca do Flash pro filho começar a aprender? Tem software genérico de Flash, sim, mas quando o garoto for procurar emprego vão pedir conhecimentos em Macromedia Flash e não no genérico, assim como na minha época queriam experiência em Delphi e não em um compilador Turbo Pascal.

Esse assunto de pirataria é complicado. Eu acho absurdo uma empresa usar software pirata, mas para uso doméstico ainda é um assunto delicado.[/quote]

Uma licensa de estudante seria o ideal. Você comprova que é estudante(Escola , Faculdade , Autodidata) e ganha uma licensa para uso não comercial.

E quem não tem dinheiro pra pagar uma faculdade mas quer estudar em casa? Não teria acesso aos softwares.
E esse “autodidata” é meio sem noção, não acha?

Exemplo:
Joãozinho usa todas as ferramentas Adobe. E ainda está conseguindo uma grana boa ensinando e fazendo o que quer que seja com essa ferramenta.
A Adobe fala: “Joãozinho meu filho, você está cheio de software nosso e não pagou nada por isso.”
Joãozinho retruca: “Ah, não esquenta! Eu sou autodidata.” :twisted:

E respondendo ao primeiro post:
Imagine se todas os usuários de computador no mundo que quiserem comprar um computador…
1 - Você diria para eles pagarem mais mil reais pela licença do Windows(Não sei o preço certinho, ok)? Mais mil reais(Mais uma vez, não sei o preço…) pela licença do pacote office? Mais mil reais pelo anti-vírus? Mais mil…
Então você diz: Ah, mas as empresas que vendem o computador têm convênio com a microsoft, Adobe, Norton, etc…
Eu digo: Sim, mas as licenças que veêm nestes pcs são temporárias e em pouco tempo o usuário terá que decidir, ou “piratear/crackear” ou desembolsar uma graninha aí, certo?

2 - Colocar o linux na frente de uma pessoa que não trabalha com informática não é muito legal.

Resumindo:
Não protejo a falsificação, pirataria software e afins, mas acho que devemos tentar conviver com isso.

Atire a 1ª pedra quem nunca baixou/copiou/ripou uma música/video etc…

[quote=fabiozoroastro]E respondendo ao primeiro post:
Imagine se todas os usuários de computador no mundo que quiserem comprar um computador…
1 - Você diria para eles pagarem mais mil reais pela licença do Windows(Não sei o preço certinho, ok)? Mais mil reais(Mais uma vez, não sei o preço…) pela licença do pacote office? Mais mil reais pelo anti-vírus? Mais mil…
Então você diz: Ah, mas as empresas que vendem o computador têm convênio com a microsoft, Adobe, Norton, etc…
Eu digo: Sim, mas as licenças que veêm nestes pcs são temporárias e em pouco tempo o usuário terá que decidir, ou “piratear/crackear” ou desembolsar uma graninha aí, certo?

2 - Colocar o linux na frente de uma pessoa que não trabalha com informática não é muito legal.

Resumindo:
Não protejo a falsificação, pirataria software e afins, mas acho que devemos tentar conviver com isso.[/quote]

O problema desse tipo de coisa é que os preços são o que são graças à pirataria. Se não houvesse, os softwares seriam mais baratos.
Outra coisa que você especificou bem é o fato de uma pessoa ter dificuldade em aprender linux. Depois que eu acostumei a usar o ubuntu, nunca mais tive vontade de usar Windows. O fato é que as pessoas acostumam a usar o windows e acham que linux é outro mundo. Uma fatalidade isso. Outra forma de diminuir o custo dos softwares seria o linux estar mais competitivo no mercado, forçando a microsoft a baixar os preços.