[quote=ViniGodoy][quote=jdeveloper]As pessoas tratam linux como se fosse algo de outro mundo. Acho que é pq opinam sem conhecer o SO.
Uma distribuição, como Ubuntu, por exemplo, é tão simples de usar quanto o windows.[/quote]
Tentei instalar o Ubuntu numa máquina mais antiga lá em casa. Não detectou o mouse, que era serial. Recorri há alguns fóruns, que para variar recomendaram a edição de arquivos de configuração. Alterei o que pediam, ainda assim, não consegui fazer funcionar.
Na máquina do meu pai, também um pouco mais antiga, o Ubunto só exibia a mensagem “Kernel Panic”. Sem indicação de onde poderia estar o erro. Rodamos uma ferramenta de diagnóstico, recomendada pela distro, ela não acusava nada.
Em ambas as máquinas, o Windows funcionou de primeira. E rodam com ele até hoje.
Eu usei a distribuição SuSe. Achei legal. Concordo com você, que para o caso de um usuário que receberá uma máquina já configurada rodando, numa empresa por exemplo, e que eventualmente terá que usar um único software, o Linux é uma excelente opção (não estou entrando no mérito de servidores aqui, neles, o Linux geralmente é a melhor opção).
Quanto a vírus e worms. Existem em Windows pq é o sistema operacional, de longe, mais utilizado por gente sem conhecimento. Não é só por questões da segurança do SO. Ainda acho que a partir do momento que o Linux conquistar algum mercado de usuários comuns, que querem instalar coisas em seus próprios PCs e não entendem absolutamente nada de segurança de informação, os vírus logo começarão a surgir por lá. Vírus mesmo, como tinhamos antigamente, dificilmente (já não existem muitos para Windows também), mas bots, trojans, etc… certamente vão começar a infectar o pinguim. Mas, hoje em dia, pq um cracker perderia tempo hoje em dia em tentar roubar senhas de cartão no Linux, se a fatia de usuários comuns que rodam esse SO em suas casas ainda é ínfima? E, alias, aqueles que rodam, provavelmente tem conhecimento técnico?
Outro problema do Linux é que não tem os mesmos softwares do que o Windows. Ok, tem as alternativas “similares”. Mas similar não é igual. Aquele usuário, que também não gosta de mudança, não vai gostar de ter BrOffice em casa e MSOffice no trabalho. Quem gosta de jogos, por exemplo, é obrigado a recorrer a aplicativos como o Wine. Essa é uma vantagem que a MS tem por ter uma enorme base instalada e que talvez seja resolvida no futuro pelo fato das linguagens serem cada vez mais portáveis. E, geralmente, quando falamos que o Windows é mais fácil de usar, esse aspecto também está envolvido.[/quote]
Poutz Vini, que azar cara, hehehehehe , nunca tive esses problemas na instalação do Ubuntu, o máximo que tive que fazer foi instalar um Driver da NVidia… mas realmente, o Windows ainda é imbatível pra um monte de coisa… mas acho que vc concorda que se quer usar, tem que pagar… ou não ???
Abraços