Pitch: Yet Another Automata Simulator (YAAS)

Boa tarde!

Meu nome é David Buzatto, sou professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e atualmente trabalho com várias disciplinas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Dentre essas disciplinas, uma delas é a de Linguagens Formais e Autômatos, também conhecida como Teoria da Computação, entre outros nomes.

Essa é uma das disciplinas que me fascinam e, desde 2008, na época do meu mestrado, eu venho desenvolvendo pequenos simuladores para assuntos relacionados à temática das linguagens formais, além de propor algumas atividades de implementação nesse domínio na disciplina que leciono.

De fato, existem exemplos de simuladores deste tipo, sendo talvez o mais famoso deles o JFLAP (https://www.jflap.org/) que, apesar de cobrir muitos assuntos, é um pouco difícil de usar, pois não é tão intuitivo. Com isso em mente, decidi colocar minha experiência na construção desses protótipos para criar uma ferramenta mais completa e de código aberto, me auxiliando na condução da minha disciplina e permitindo que meus alunos realizem alguns testes, além de provavelmente usá-la na proposição de atividades de implementação aos alunos, onde eles poderão estender a ferramenta.