Não moro em São Paulo e gostaria de saber sobre as vagas de PJ, as empresa costumam contratar com MEI ou Simples??? O contador me explicou que o simples pode emitir na nota a descrição de desenvolvimento de software o MEI não mas pode na nota descrever um serviço aproximado que seja na área de informática.
O que geralmente as empresa pedem MEI ou Simples???
Só não entendo uma coisa porque que as empresa estão optam por contratar PJ - MEI e querem na descrição que não sejam desenvolvimento de software. Eu gostaria de seguir o correto se for desenvolver software que seja Simples
[quote=augustto]Só não entendo uma coisa porque que as empresa estão optam por contratar PJ - MEI e querem na descrição que não sejam desenvolvimento de software. Eu gostaria de seguir o correto se for desenvolver software que seja Simples[/quote]Se não me engano, pela lei uma empresa simples não pode criar software. Tem uma brecha que diz que pode dar manutenção, mas não sei c isso está sendo considerado válido.
Não, MEI não pode. Para ser MEI você tem que se enquadrar em uma lista de prestação de serviços e desenvolvimento de software não faz parte desta lista.
Sobre o Simples Nacional, o problema é o seguinte: O simples nacional permite empresas de desenvolvimento de software, desde que os softwares sejam desenvolvidos dentro da própria empresa. No caso, como PJ e enquadrado no Simples, se você for por exemplo, Home Office, tudo bem, mas se for trabalhar dentro da empresa contratante, não poderá optar pelo Simples, porque estaria trabalhando fora da sede de sua empresa.
Sobre o Simples Nacional, o problema é o seguinte: O simples nacional permite empresas de desenvolvimento de software, desde que os softwares sejam desenvolvidos dentro da própria empresa. No caso, como PJ e enquadrado no Simples, se você for por exemplo, Home Office, tudo bem, mas se for trabalhar dentro da empresa contratante, não poderá optar pelo Simples, porque estaria trabalhando fora da sede de sua empresa.[/quote]Bom saber! =D
Um detalhe bem importante a considerar é o valor do contrato.
Se quiser saber se compensa trocar uma vaga CLT por uma PJ, baixe a planilha da APInfo e compare.
Além dos cálculos da planilha da APInfo, sugiro considerar:
1/12 salário mês para 13°
1/12 + 1/3 férias
INSS (afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, doença, invalidez)
Plano de saúde
Plano odontológico
Seguro de vida
Alimentação
Transporte
Tive uma proposta esta semana, recusei pois, considerando tudo isso, ganharia a metade do que ganho como CLT atualmente (ou seja, sem pagar nada dos itens que não estão na planilha).