PJ ou CLT?

Galera gostaria de saber qual é mais vantajoso.

PJ ou CLT ?

Gostaria de saber no total quais são os impostos para PJ.

Por exemplo um salário de 2000 para CLT e 3000 para PJ qual valeria a pena ?

Valeu.

Já discutimos isso aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/11704.java

Bom, eu sou PJ e ainda prefiro estar assim, pois tenho algumas regalias como horário mais flexível, faltar algunas dias (claro que tudo acordado entre o empregador e eu), etc.

Eu, para ver se valia a pena ser PJ ou CLT fiz um cálculo meio “burro”, mas que ajuda a avaliar o que vale a pena.

X = (pj * 12) / 13,5

(onde pj = média mensal como PJ)
(13,5 = 12 meses + férias e 13. salário)

Se X for maior que a oferta de salário CLT, eu aceito ser PJ. (Claro que a diferença tem que ser substancial).

Impostos para PJ em informática:

IRRF = 1,5% (na fonte)
PIS/CSLL/COFINS = 4,65% (na fonte)
INSS = 20% do seu pró-labore
Contribuição Social = ?? (algo como 2%)
IRPJ = ?? (algo como 1%)

ISS - de 2 a 5% (varia em cada cidade).

Além de um contador.

O Lula dobrou o valor do Confis e deve logo subir o valor do imposto de renda.

Como o daniel disse, depende muito do salário oferecido.

Hoje eu também sou PJ, mas já fui CLT, e até o momento estou gostando de ser PJ, mas claro, isso depende de cada caso.

Mas o que eu vejo, é que a grande maioria das empresas estão contratando apenas PJ (como foi meu caso).

[quote=danieldestro]Já discutimos isso aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/11704.java

Bom, eu sou PJ e ainda prefiro estar assim, pois tenho algumas regalias como horário mais flexível, faltar algunas dias (claro que tudo acordado entre o empregador e eu), etc.

Eu, para ver se valia a pena ser PJ ou CLT fiz um cálculo meio “burro”, mas que ajuda a avaliar o que vale a pena.

X = (pj * 12) / 13,5

(onde pj = média mensal como PJ)
(13,5 = 12 meses + férias e 13. salário)

Se X for maior que a oferta de salário CLT, eu aceito ser PJ. (Claro que a diferença tem que ser substancial).

Impostos para PJ em informática:

IRRF = 1,5% (na fonte)
PIS/CSLL/COFINS = 4,65% (na fonte)
INSS = 20% do seu pró-labore
Contribuição Social = ?? (algo como 2%)
IRPJ = ?? (algo como 1%)

ISS - de 2 a 5% (varia em cada cidade).

Além de um contador.

O Lula dobrou o valor do Confis e deve logo subir o valor do imposto de renda.[/quote]

Resumindo toda essas contas, que sao muita chatas. :mrgreen:

Pra ter vantagem como PJ colcoa no minimo 180% do valor em CLT.

]['s

[quote=fabgp2001]Resumindo toda essas contas, que sao muita chatas. :mrgreen:
Pra ter vantagem como PJ colcoa no minimo 180% do valor em CLT.[/quote]

Nem tanto né.

Como PJ eu deixo cerca de 11% entre impostos e contador.
Já como CLT eu deixaria 27,5% em IR, fora outros impostos. Eu pagar 27,5% e não ver 1 centavo retornado? NUNCA!

Acho que por 40% a mais já vale a pena.

[quote=danieldestro][quote=fabgp2001]Resumindo toda essas contas, que sao muita chatas. :mrgreen:
Pra ter vantagem como PJ colcoa no minimo 180% do valor em CLT.[/quote]

Nem tanto né.

Como PJ eu deixo cerca de 11% entre impostos e contador.
Já como CLT eu deixaria 27,5% em IR, fora outros impostos. Eu pagar 27,5% e não ver 1 centavo retornado? NUNCA!

Acho que por 40% a mais já vale a pena.[/quote]

Coloca mais a limentacao, plano de saude e seguro desemprego que tu nao recebe como PJ. :mrgreen:

Como PJ o cara tem que pensar em tudo hehe.

]['s

Então vamos lá. Em alguns casos:

[code]double pj = getValorPJ(“Algum consultor de TI”);
double impostos = calcularImpostos( pj );
double liquido = 0;
double alimentacao = 240;
double saude = 150;
double previdencia_privada = 100;
double combustivel = 200;
double contador = 160;

liquido = pj - impostos - contador - alimentacao - saude - previdencia_privada - combustivel;

System.out.println( liquido );[/code]

Saída gerada: PJ - impostos - 950;

Devo ter esquecido de algo, mas blz.

Algumas consultorias contratam pela CLT devido a problemas trabalhistas ocorridos em seus clientes, que foram alguma vez visitados pelos fiscais do Ministério do Trabalho.
Por exemplo, se você for um PJ não pode ficar indo ao Bradesco direto; portanto, as consultorias que têm gente trabalhando no Bradesco precisam contratar pela CLT.
Se não fosse por isso, elas prefeririam contratar sempre PJs, devido à maior flexibilidade (para elas).

[quote=danieldestro]Então vamos lá. Em alguns casos:

[code]double pj = getValorPJ(“Algum consultor de TI”);
double impostos = calcularImpostos( pj );
double liquido = 0;
double alimentacao = 240;
double saude = 150;
double previdencia_privada = 100;
double combustivel = 200;
double contador = 160;

liquido = pj - impostos - contador - alimentacao - saude - previdencia_privada - combustivel;

System.out.println( liquido );[/code]

Saída gerada: PJ - impostos - 950;

Devo ter esquecido de algo, mas blz.[/quote]

Nao sei quanto daria no teu caso. No meu este calculo que falei foi feito pelo meu contador levando-se em conta o que eu ganhava + beneficios.
Acho que ele tava ± certo, porque mes passado saiu na revista Voce/SA uma materia sobre isso e o calculo que eles chegaram foi 175% do valor da clt, so nao lembro se era do valor bruto ou liquido.

]['s

O que vem a ser isso de PJ e CLT ?

Daniel, seu cálculo esqueceu de várias coisas:

CLT recebe:

-11 salários por 11 meses trabalhados
-1 salário de férias
-1 salário de 13º
-1 salário de FGTS
-1/3 de férias

PJ recebe:

-11 salários por 11 meses trabalhados

Ou seja, a razão é algo mais para 14.33 /11 ou 30% a mais.

Some a isso os benefícios e você tem algo em torno de uns 50% de diferença entre o valor bruto mensal de PJ e CLT.

Como a carga tributaria de PJ por enquanto é menor, fica pelos 40% que o destro falou. Isso para ter a mesma renda, vale lembrar.

Hoje em dia esse negocio de flexibilidade de PJ é balela, me mostra uma empresa que não recolhe mensalmente 40% pra multa do FGTS + 1/24 do salario pra pagar a recisão.

Olá

PJ é uma roubalheira que inventaram para burlar a legislação trabalhista e o fisco. Para o profissional é péssimo porque precisa ficar mendigando tudo. Há empresas que pagam por hora e ainda exigem mínimo de 180 horas/mês, se o cara ficar doente recebe menos. Há outras empresas onde existe uma outra roubalheira chamada banco de horas onde o PJ só leva ferro.

O certo como PJ seria haver um contrato entre as partes definindo férias, indenização por quebra de contrato, período mínimo entre o aviso de rompimento e fim dos pagamentos, etc. Pergunto: algum PJ aqui tem algum tipo de contrato garantindo algum direito?

Os trouxas que pensam que como PJ ganham muito não pensam que podem ficar doentes, casar, ter filhos, ficar sem serviço, etc.

Se aqui fosse um país sério não aconteceriam estas excrecências tão comuns na nossa profissão.

[]s
Luca

[quote=Luca]PJ aqui tem algum tipo de contrato garantindo algum direito?
[/quote]

Eu. Nao todos como CLT, mas tenho alguns sim. Um deles é referene a quebra de contrato.

Como tu colocou muito bem existem vaaarias coisas para ser levado em conta quando se escolhe PJ, entre elas seguro saude, seguro desemprego. Mais algumas, normalmente um PJ se for em consultoria trabalha com maquina propria (note) ai ja tem mais seguro de note, depreciacao do equipamento. Tem que levar muito em conta e botar tudo na ponta do lapis pra fazer os calculos.
Mesmo com todos estes cuidadosacho que o principal é onde voce vai trabalhar como PJ, a empresa tem que ter projetos e fluxo pra ficar com o profissional.

]['s

[quote=Luca]Pergunto: algum PJ aqui tem algum tipo de contrato garantindo algum direito?
[/quote]

Yeap !!! :wink:

Tenho 2 semanas de féria, vale refeição, convênio médico, e 30 dias de garantia em caso de quebra de contrato. Só não tenho garantia se, por exemplo, quebrar o pé e ficar em casa sem trabalhar, como aconteceu recentemente comigo, mas nada que um seguro renda protegina não resolva. :mrgreen:

Empresa que abusa de funcionario existe igualmente pra CLT e PJ. De fato, as que costumam tratar bem os funcionarios não diferentem qual o regime contratual.

Ou não existem empresas que dão 1 real de recisão pro ex-funcionario e mandam ele exigir o resto na justiça sob a pena de entrar pra ‘listas negras ou coisa pior’. Não isso não existe, assim como jornadas de trabalho de 10 horas o tempo todo ou então retirada obrigatoria das horas do banco a 1 hora por dia, ‘a partir de hoje você vai fazer dua horas de almoço pra zear o banco de horas daqueles 4 finais de semanas trabalhados’.

Eu sou PJ e tinha ajuda de refeição, que acabou sendo incorporado ao saldo mensal. É legal pq quando recebo uma correção o valor aumenta junto. Ganho um valor fixo por mês. Eles esperam que eu trabalhe entre 160 e 180 horas mês. Não fazem frescuras por conta de algumas horas. Tenho total flexibilidade no trabalho. Horário, datas e etc. Não trabalho em feriados, nem nos finais de semana. Fiquei 1 semana parado por que quebrei a perna e gentilmente me pagaram.

Não troco onde estou e nem quero ser CLT.

Tem alguns aspectos muito interessantes e polemicos a serem discutidos.

Um deles a tão polemica emenda que querem fazer para aumentar a base de cálculo de 32% para 40% e alguns outros impostos… ainda está em discussão porém alguma coisa vai aumentar… Cada vez começa a se tornar mais difícil de continuar PJ… governo burro… por isso ta causando tanta polêmica.

Quem vai acabar pagando por isso são os consumidores finais, que terão qeu pagar mais, vai sobrar menos dinheiro para eles fazerem compras, as empresas vão começar a quebrar (radical), a economia começa a entrar em colapso (uiaaa), a inflação aumenta (denovo), o que diminui ainda mais o poder de compra do empregado, e se o empregador for aumentar o salário vai ter que repassar para algum lugar isso… hahahhaa e por ai vai… (nossaaaa!!)

Outro aspecto é o fato das “regalias” que um CLT ganha… o que nem sempre é verdade e completamente assegurado… quantos de vcs realmente quererm ser dependentes do governo quando se aposentarem? por quanto tempo e quem, vai conseguir bancar os aposentados??

Outra coisa é com relação as férias… que adianta não poder aproveitar aquela oportunidade de um dia (sei la fazendo o que … .mas imagine algo realmente bom pra vc) só porque você eh CLT e a empersa não vai liberar aquele dia… mas dai vc tem 1mes de ferias depois… legal! e dai a empresa resolve que suas férias vão ser em um período totalmente ruim pra vc. é claro qeu o PJ não tem todas essas regalias declaradas… mas ele tem mais flexibilidade para negociar.

outro aspecto é que, o modelo de negócio hoje em dia é a tercerização, pelos mais diversos fatores. Hoje é comum ver quarterização, quiterização…

eu continuo gostando de ser PJ, a não ser que venha uma empresa e faça uma ótima proposta mesmo.

desconto de 30% ao mes no salário de um CLT é complicado…

no site: www.javasoft.com.br tem um programinha la para cálculo de quanto ganharia liquido se fosse CLT ou PJ… vale a pena dar uma olhadinha la!

Abraços!

Em 1996, se não me engano, o governo FHC legalizou as empresas prestadoras de serviços, para tirar o pessoal da informalidade e, claro, arrecadar mais impostos, gerar empregos formais e etc.

Agora o governo ataca ao contrário. Ao invés de incentivos ele está dificultando a vida dos prestadores aumentando os impostos e criando empecilhos, o que vai devolver muita gente pra informalidade.

É mania de ser Robin Hood. Tira dos ricos para dar aos pobres, mas todo mundo sabe que rico não pagha imposto. Eles têm gente que trabalham para eles pagarem menos impostos dentro das artimanhas da lei e também sempre que possível repasse os impostos erm forma de aumento de produtos.

E a gente, que produz, paga o pato.