PJ + quando a pessoa fica doente

Uma duvida para o pessoal que é PJ.

Tenho uma curiosidade.

E se ocorre de você ficar doente e não poder ir trabalhar, exemplo aqui onde trabalho um colega ficou uns 3 meses afastados por um problema na coluna, continuou recebendo salário normalmente.

E no caso dos PJs como fica, negociação com a empresa ? alguma proteção contratual ou simplesmente guardar dinheiro para se manter caso isto ocorra?

Observação: O objetivo deste tópico não é criar guerra alguma, é apenas uma curiosidade minha.

Grato.

Depende da empresa. 1 mês as empresas normalmente bancam, mas 3 meses normalmente não.

Muito poucas.
Na maioria dos casos é: Ema Ema Ema

Alguns bancos oferecem um seguro para este tipo de situação.

Então isso poderia ser considerado um risco,e sendo assim deve entrar no calculo do salário.

Sim, assim como PJ normalmente não tem “13º salário”.

PJ segurar um mês?!?!?
Estão pagando quanto ai nessa sua empresa?!?!? rs
Normalmente, claro, dependendo da pessoa e do nivel de serviço do momento, seguram até uma semana, mas com todos os dias descontados… depois disso é só ligar pro contato da consultoria pedindo uma substituição…

Como Thingol disse depende do bom censo da empresa.

Depois de 15 dias nenhuma empresa paga.
Nem CLT, nem PJ, ne nada.

QueM paga é a previdência.
Então mesmo como PJ pague o carne do INSS ou melhor de um previdência privada.

A diferença do PJ é que a empresa pode de desligar a qualquer momento, caso vc não seja INTERESSANTE para ela depois que ficar bom.

Acho que ninguém mais quer ser PJ… literalmente tratam o cara como carne.

Fico pensando, se uma funcionária PJ fica grávida então vão ser ao menos uns 5 meses sem ganhar, a menos que ela se sujeite a ir a empresa grávida. :?

Me lembro do meu primeiro trampo, no qual eu era estagiário, lá o pessoal era PJ e a esposa do kra que trabalhava lá tinha dado a luz, deram 5 horas para o kra ir ver o filho dele no hospital…
E o gerente ainda ficou com raiva depois…

Vou repetir o que ja foi dito: Depende de cada caso.
Por exemplo, eu sou PJ e tenho folga de 20 dias por ano, acordadas no contrato.
Ja tive um colega que ficou 45 dias afastados(doença) e foi remunerado por isso.
Se vc é um bom profissional e agrega valor a empresa, não faz diferença se vc é PJ ou CLT, a empresa vai ter interesse em manter o seu trabalho.
Se empresa não faz isso, vc é que deve procurar outro trabalho.

[]´s

[quote=okara]Depois de 15 dias nenhuma empresa paga.
Nem CLT, nem PJ, ne nada.

QueM paga é a previdência.
Então mesmo como PJ pague o carne do INSS ou melhor de um previdência privada.[/quote]

Só um esclarecimento importante: o INSS paga apenas até o limite da contribuição, de cinco salários mínimos, então se você está recebendo integral, a sua empresa está bancando a diferença.

[quote=jgbt]Ja tive um colega que ficou 45 dias afastados(doença) e foi remunerado por isso.
Se vc é um bom profissional e agrega valor a empresa, não faz diferença se vc é PJ ou CLT, a empresa vai ter interesse em manter o seu trabalho.[/quote]O regime de PJ hoje em dia é utilizado como forma de “burlar” impostos, isso é bom para a empresa que deixa de arcar com mais de 60% de impostos que normalmente pagaria se o mesmo recurso fosse CLT. Contudo, para o profissional, isso é uma faca de dois gumes: se vc ficar doente e tiver menos de seis meses na empresa, por lei, eles podem te deixar na mão. Caso vc tenha mais de 6 meses na empresa e não esteja pagando INSS a empresa, por lei, tem que arcar. Algumas empresas, de 2 anos pra cá, tem exigido a apresentação da guia de pagamento do INSS justamente por isso.

Em suma: PJ que presta serviço para uma única empresa por mais de seis meses configura vínculo empregatício, portanto, nesse caso, a empresa é responsável pelos encargos socias que possam vir para esse profissional (com base na lei da CLT, acordada ou não).

É claro que isso depende da índole de cada um. Eu pessoalmente acho que o quê é acordado não é caro. Vc tem de pensar nessa possibilidade (ficar doente) e calcular isso como custo.

[quote=agodinhost][quote=jgbt]Ja tive um colega que ficou 45 dias afastados(doença) e foi remunerado por isso.
Se vc é um bom profissional e agrega valor a empresa, não faz diferença se vc é PJ ou CLT, a empresa vai ter interesse em manter o seu trabalho.[/quote]O regime de PJ hoje em dia é utilizado como forma de “burlar” impostos, isso é bom para a empresa que deixa de arcar com mais de 60% de impostos que normalmente pagaria se o mesmo recurso fosse CLT. Contudo, para o profissional, isso é uma faca de dois gumes: se vc ficar doente e tiver menos de seis meses na empresa, por lei, eles podem te deixar na mão. Caso vc tenha mais de 6 meses na empresa e não esteja pagando INSS a empresa, por lei, tem que arcar. Algumas empresas, de 2 anos pra cá, tem exigido a apresentação da guia de pagamento do INSS justamente por isso.

Em suma: PJ que presta serviço para uma única empresa por mais de seis meses configura vínculo empregatício, portanto, nesse caso, a empresa é responsável pelos encargos socias que possam vir para esse profissional (com base na lei da CLT, acordada ou não).

É claro que isso depende da índole de cada um. Eu pessoalmente acho que o quê é acordado não é caro. Vc tem de pensar nessa possibilidade (ficar doente) e calcular isso como custo.[/quote]

Infelismente as empresas não costumam dar a chance de escolha no valor, e se você fizer um comparativo de pj e clt não vai cobrar menos de 50/hora e mesmo assim tudo deve ser muito bem definido antes de assinar o contrato.

Ainda acho que PJ é algo para consultores com valores muito altos e sem vinculo algum, do contrário o pessoal tem mais é que rejeitar vagas PJ. Se as vagas estao sobrando, pra que entrar numa furada como podendo ser clt? O valor normalmente proposto pelas empresas não cobre a falta de beneficios.

[quote=aleck]Ainda acho que PJ é algo para consultores com valores muito altos e sem vinculo algum, do contrário o pessoal tem mais é que rejeitar vagas PJ. Se as vagas estao sobrando, pra que entrar numa furada como podendo ser clt? O valor normalmente proposto pelas empresas não cobre a falta de beneficios.[/quote]Não é o quê o mercado está praticando. TI não tem nem sindicato forte nem união nesse assunto. A grande maioria das contratações legais (CLT) que se fazem ultimamente são em empresas grandes que podem arriscar.

Quando o movimento PJ começou, em meados de 95, o cálculo de salário era simples: a valor proposto em carteira + 60% a 70%. Hoje em dia isso perdeu sentido, infelizmente.

Como já foi dito, cada caso é um caso… não é porque é CLT que o emprego está garantido quanto se tira licença.

Já vi casos de pessoas que retornam da licença e , logo após um mês já são demitidas (só não são demitidas logo que voltam que isso é contra a lei).
Desses 3 casos que lembro, 2 deles eram moças grávidas.

A empresa é um órgão que precisa se sustentar e o empregado é um investimento que precisa ter um retorno que valha para a empresa no mínimo o seu salário.

Ser PJ apenas facilita a contratação/desligamento de um investimento para a empresa.

Essa é a ótica que eu vejo a coisa… :slight_smile:

Pra quem disse que PJ é pedaço de carne, desculpe, mas CLT e qualquer outro meio de contratação também é :slight_smile:

CLT vc delega ao governo cuidar do seu patrimônio. São 108% de custos adicionais por contratado, fora 27% que vc deixa lá para o governo.

Esse assunto já foi debatido diversas vezes, mas vou falar uma outra coisa.

PJ o cara precisa ter mentalidade de EMPRESÁRIO, se você não a tem, seja sincero consigo mesmo e peça para ser CLT, reduza seu ganho mensal e deixe o Gov. administrar sua previdência.

PJ vc vai empreender. É uma empresa, prestando consultoria à outra. Precisa ter uma imagem, precisa fazer plano de contigência, como seguro em caso de doença, retirar dinheiro para 13 e previdência privada.

Quem tem essa consciência e sabe também negociar bem o seu valor hora, garanto que não volta para o regime CLT, eu sou um deles.

PJ pagando INSS em cima do salário real? Existe???

Afastamento CLT não é a empresa que paga!!! Não deveria…

Verifique se ele deu entrada no INSS.

PJ = Pedaço de carne!!! :lol: :lol:

Pode ficar em casa, mas nada de dim dim!!!