Planejamento Ágil diminui o stress das equipes

O consultor de processos ágeis Mishkin Berteig publicou um texto sobre como o planejamento ágil pode diminuir o stress que assola as equipes de negócios e desenvolvimento mundo afora. Ele também fala sobre como é importante conhecer os seus próprios limites e saber lidar com eles de forma natural, para que isso não venha a interferir na continuidade do trabalho.

Texto completo: The Freedom of Limited Capacity

Me assusta saber que tem gente que le um artigo desses e nao pensa ‘po, mas isso eh bom-senso!’

É só se lembrar de que a maioria das pessoas acha que as boas soluções são complexas, caras e que só podem ser implantadas por consultores com mais certificações do que currículo :stuck_out_tongue:

O pessoal da nossa área tem que deixar de ser frouxo e se impor mais, nossa, somos quase “cientistas de foguete” e somos tratados como faxineiros?

Já vi programadores seniors sendo praticamente ameaçados pelos superiores, e eles ao invés de falarem algo, abaixaram as orelhas e se submeteram.

Programadores do meu Brasil, deixem de ser nerds e virem homens.

[quote=onolox]O pessoal da nossa área tem que deixar de ser frouxo e se impor mais, nossa, somos quase “cientistas de foguete” e somos tratados como faxineiros?

Já vi programadores seniors sendo praticamente ameaçados pelos superiores, e eles ao invés de falarem algo, abaixaram as orelhas e se submeteram.

Programadores do meu Brasil, deixem de ser nerds e virem homens.[/quote]

Apoiado! Sugiro a todos assistirem a série “House” e seguir o exemplo de como alguém indispensável tem que se comportar…

hehehehhe :lol: :lol: :lol:

hahaha, se sequir o exemplo de House, os “superiores” se internam, não aguentam o tranco

Vem falar isso pra uma empresa parceira da IBM (rup pela guéla) rsrs :smiley:

E pior, eles pensam que isso (agilidade) é coisa de empresa pequena, lamentável!

Se você falar que uma tarefa deve ser feita em 2 semanas, o seu superior tem que aceitar isto… Pergunta pra ele: vc quer fazer então? Ainda mais quando ninguém mais saber fazer o que precisa ser feito. Ele tem que aceitar o tempo que você falar!!!

Uma vez insinuaram que se eu precisava de tempo, deveria ficar trabalhando depois do expediente. Minha resposta foi: “Meu trabalho é criativo e eu preciso de ficar com a cabeça descansada para pensar… Tenha certeza de que se você me tirar algumas horas que eu tenho com a minha familia, minha cabeça não vai estar muito propícia para criar alguma coisa…”

O pessoal é muito mal acostumado! Querem colocar infinitos requisitos novos sem dar mais tempo!!! Tem que mandar a real e dizer que não dá, pois quando alguém fica se sacrificando, os superiores se acostumam e vão fazer isto sempre. E se alguma coisa der errado, adivinha de quem vai ser a culpa?

Por isto eu digo: "“House” neles!!!

Isso é um seriado? Onde passa?

E infelizmente essa burocracia toda, de gente que ganha só pra fazer discurso e repetir citações de livros, não é privilégio de empresas grandes…

Pessoal, concordo com a resposta de todos. O programador, desenvolvedor, analista, seja qual for sua função você deve procurar a solução mais rápida e que vai atender as necessecidades exigidas pelo usuário final.

Claro que não se pode descartar ao menos requisitos de documentação de software, mais desenvolvimento ágil não significa gambiarra, o que muitos entendem dessa maneira. Existem várias formas de desenvolvimendo ágil e acredito que muitos deveriam procurar compreender um pouco mais dessas metodologias.

abraço a todos!

[quote=Rafael Nunes]Isso é um seriado? Onde passa?
[/quote]

Mas infelizmente só sei onde passa na Finlândia.

Aqui no Brasil passa no Universal Channel, tem acho que em todas as TVs pagas (net, tva, directv+sky).

[quote=Maurício Linhares]O consultor de processos ágeis Mishkin Berteig publicou um texto sobre como o planejamento ágil pode diminuir o stress que assola as equipes de negócios e desenvolvimento mundo afora. Ele também fala sobre como é importante conhecer os seus próprios limites e saber lidar com eles de forma natural, para que isso não venha a interferir na continuidade do trabalho.

Texto completo: The Freedom of Limited Capacity

[/quote]

Por que voce apagou meu post anterior?

Sobre seu comentário posterior… Eu concordo. e acredito que muita gente pensa que boas soluções sempre são complexas.
Eu vejo vários caras forçando a barra sim, é fato… Seja em Recife, Bsb, São Paulo ou Rio (lugares onde já trabalhei)…
Em todos eles eu vi gente especulando demais ao invés de por o bonde para andar…

A sucinta frase do cv diz tudo: “ter bom senso”

Meu post anterior:

Cara, tem verdade aí…

Conheço muita gente que trabalha com Java, 70 a 80%, e perde muito tempo especulando, querendo sempre aplicar “O Estado da Arte” e esquece fatores realmente significativos quando em Produção, forçando a barra para usar isto ou aquilo, aplicar padrões desnecessariamente etc… O que muitas vezes aumenta a complexidade do sistema por inteiro, enquanto poderia dar uma solução simples.

Claro que deve-se pensar em uma forma elegante, mas de modo objetivo e mensurando os prazos corretamente (treinamento, implementação etc).

Nem fazer às cegas tampouco tentar ver além do horizonte é o ideal
(soou tão clichê falar “nem um nem outro”)

Percebeu que confundi os tópicos Mauricio? rsrsrs

Desculpe :wink: