Plataforma Linux

Ola pessoal,

Eu atualmente uso Windows. Conheço o básico do Linux e gostaria de estar passando a usar o Linux mais a fundo. Para o desenvolvimento em JAVA. Existe algum ganho, perda… alguma coisa melhor ou pior. O Eclipse do Linux é igual ao do Windows?
Queria saber os prós e contras.

Abraço! :wink:

a) Acho que você pode considerar que Java (Linux) == Java (Windows). As únicas diferenças que podem lhe incomodar:

• Encoding padrão: no Windows é Cp1252 , quase igual ao ISO-8859-1. No caso do Linux, normalmente é UTF-8, embora isso varie um pouco.
  • Arquivos: no Windows o separador é “” e as minúsculas são equivalentes às maiúsculas (exceto quando usando o subsistema Posix, mas isso é muito raro). Além disso, em arquivos-texto, o separador de linhas é “\r\n”.
    No Linux o separador é “/” e minúsculas e maiúsculas são diferentes. O separador de linhas é “\n”.
  • Look&Feel: o “look & feel” de sistema no Linux é o do GTK, mas de versões antigas - que não é lá muito bonito. Você pode usar o Metal, que é uniformemente horrível em todas as plataformas.
    b) Acho que para uma mesma máquina, o Linux pode ser mais “econômico” que o Windows. Depende da quantidade de serviços que ele esteja rodando. Se sua máquina roda um mail server, um proxy server, um banco de dados, um firewall, e ainda hospeda um site PHP, então fica difícil o Eclipse rodar direito em qualquer plataforma :stuck_out_tongue:

Acho que vc deve continuar no Windows, se o Windows atende suas necessidades, pra q vc vai mudar pro Linux?

Eu já usei o eclipse no Linux ( Ubuntu ) e particularmente não gostei pq achei o desempenho dele um pouco inferior ao windows…pode ser impressão minha, mas foi o que me pareceu

[]'s

Além dessas dicas do Thingol, vale também deixar claro que o Linux fica bem rápido quando você conhece todas as opções que pode utilizar. O Linux por exemplo tem diversos ambientes gráficos, como o Gnome (usando no Ubuntu), o KDE (usado no Kubuntu) e outros bem mais leves (e feios), como o WindowMaker e o FluxBox.

No geral eu achei o Eclipse melhor no Linux, mas eu uso arquitetura 64bits (com AMD64).

No trabalho eu tirei todas as frescuras do desktop do XP e melhorou bastante tb. :wink:

[quote=boaglio]
No geral eu achei o Eclipse melhor no Linux, mas eu uso arquitetura 64bits (com AMD64).

No trabalho eu tirei todas as frescuras do desktop do XP e melhorou bastante tb. :wink: [/quote]

Vc deve ter um conhecimento bem maior obre a plataforma linux, sabe me responder se existe alguma diferença entre as distribuições? Pq eu usei ela no Ubuntu, achei horrível!

Sim. A versão do Ubuntu, se você a instalou dos repositórios, usa a JVM da GNU - que é notadamente mais lenta que a da Sun. É possível, obviamente, obrigar o Eclipse a usar a versão da Sun, editando alguns arquivos de configuração. Ou então, baixe o eclipse da página oficial, descompacte no seu diretório $HOME e seja feliz. :wink:

[quote=davidhc]Acho que vc deve continuar no Windows, se o Windows atende suas necessidades, pra q vc vai mudar pro Linux?

Eu já usei o eclipse no Linux ( Ubuntu ) e particularmente não gostei pq achei o desempenho dele um pouco inferior ao windows…pode ser impressão minha, mas foi o que me pareceu

[]'s[/quote]

O Windows me atende atualmente sim, mas e futuramente?! Pode ser que sim ou que não. O que eu quero é expandir meus conhecimentos e me libertar da soberania Microsoft. E ver como funcionam outras coisas, colocar a cabeça na janela e ver o mundo lah fora. Novas tecnologias, novo mundo. :smiley:

abraço!

[quote=Ratao]
O Windows me atende atualmente sim, mas e futuramente?! Pode ser que sim ou que não. O que eu quero é expandir meus conhecimentos e me libertar da soberania Microsoft. E ver como funcionam outras coisas, colocar a cabeça na janela e ver o mundo lah fora. Novas tecnologias, novo mundo. :smiley:

abraço![/quote]

É legal vc conhecer novas tecnologias e deixar o vicío de lado, só que se vc migrar de SO para programar JAVA é pura babaquice. Quando eu fiz a colocação sobre o Windows atender suas necessidades, eu tinha me baseado nisso.

Mas se vc quer se aprofundar e aprender linux, acho que vc está no caminho certo.

Sim. A versão do Ubuntu, se você a instalou dos repositórios, usa a JVM da GNU - que é notadamente mais lenta que a da Sun. É possível, obviamente, obrigar o Eclipse a usar a versão da Sun, editando alguns arquivos de configuração. Ou então, baixe o eclipse da página oficial, descompacte no seu diretório $HOME e seja feliz. :wink: [/quote]

Eu peguei um pc que já estava instalado. Nunca gostei de versões que trazem tudo pronto e durante o tempo que usava Linux, eu usava Slackware…nunca tentei subir o eclipse nele pq na época, eu não mexia com java :wink:

[]'s

[quote=davidhc][quote=Ratao]

abraço![/quote]

Não sou contra vc querer ‘colocar a cabeça na janela e ver o mundo lah fora’, só que se vc migrar de SO para programar JAVA é pura babaquice. Quando eu fiz a colocação sobre o Windows atender suas necessidades, eu tinha me baseado nisso.

Mas se vc quer se aprofundar e aprender linux, acho que vc está no caminho certo.[/quote]

Que isso cara!!! Eu nao me senti insultado e nem quis insultar vc nao. Falei como amigo. Calma ae ow!!! Este tópico é em relação a programação JAVA em linux. Eu nao vou mudar so por isso não.
Foi mal se me entendeu errado. Prefiro abandonar o tópico do que vir a arrumar confusão. :frowning:

[quote=Ratao][quote=davidhc][quote=Ratao]

abraço![/quote]

Não sou contra vc querer ‘colocar a cabeça na janela e ver o mundo lah fora’, só que se vc migrar de SO para programar JAVA é pura babaquice. Quando eu fiz a colocação sobre o Windows atender suas necessidades, eu tinha me baseado nisso.

Mas se vc quer se aprofundar e aprender linux, acho que vc está no caminho certo.[/quote]

Que isso cara!!! Eu nao me senti insultado e nem quis insultar vc nao. Falei como amigo. Calma ae ow!!! Este tópico é em relação a programação JAVA em linux. Eu nao vou mudar so por isso não.
Foi mal se me entendeu errado. Prefiro abandonar o tópico do que vir a arrumar confusão. :frowning: [/quote]

Calma rs…eu não entendi errado, só estava especificando no que eu pensei para colocar sobre atender as necessidades, pq eu li agora e percebi que acabou ficando meio vago. Acho que meu último post saiu irônico devido as “”, mas um edit resolve isso e acaba a confusão rs

[]'s

Eu recomendaria vc instalar o Slackware! ( sou um devoto da distro rs )

A última versão que eu usei foi a 10.0, ainda não instalei a 11 pra ver como está, mas se puder, sugiro que baixe ela!

Eu tenho o dvd gravado, qlqr coisa faço uma cópia e mando por sedex…são 3gb e poucos

Eu tenho o Slack tbm… mas tava pensando no Ubunto e Suse.
Nao sei ainda qual versao usar. Slack é a opção mais forte por eu ja ter ele. :wink:

[quote=Ratao]Eu tenho o Slack tbm… mas tava pensando no Ubunto e Suse.
Nao sei ainda qual versao usar. Slack é a opção mais forte por eu ja ter ele. ;)[/quote]

Eu usei Ubuntu na minha maquina e realmente ele ficou mais pesado que outras distros/SO, o slack é muito bom, se vc conseguir configura-lo direitinho sua maquina vai ficar muito rapida. O ambiente grafico do Gnome é mais lve que o do KDE porem eu gosto mais do KDE, existem outras tbm, vc pode testa-las tbm.

O SuSE quando eu usei achei muito bom tbm. Atualmente uso Debian.

Cara…trabalho com Java a 3 anos e com C# a 1, já trabalhei em 11 projetos diferentes…todos utilizando como plataforma Windows, excessão feita a 1 deles, 1 apenas onde o servidor era Linux o resto era tudo plataforma Windows, eu ouço esse papinho de Linux desde que comecei a trampar com informática a 8 anos atrás, e nunca muda…e o futuro? linux é o futuro!!! para…Windows ainda domina e enquanto dominar, Linux é remar contra a maré e se tornar uma ilha(ou algumas ilhas) em um oceano.

Windows pode ser um sucesso no desktop, com Mac e Linux concorrendo, mas achar q o windows “domina” é exagero pois a plataforma linux é uma das mais utilizadas em servidores. LynxOS, Solaris, HP-UX, IBM-AIX, FreeBSD, todos possuem a sua fatia do mercado, conhecer um pouco desses sistemas é altamente vantajoso. Sistemas de tempo real então nem se fala.

A história dos sistemas livres (como o Linux) é invejável: construidos do ‘nada’, apenas com a contribuição voluntaria de muitos programadores, hoje figuram como boas alternativas a produtos caros e com história. Quem imaginaria que o kernel do linux teria, em 10 anos, tanto sucesso, sendo usando em sistemas embutidos, dispositivos móveis, servidores de grande porte e PCs normais?

Da mesma forma existem soluções que utiliza Windows Embedded, servidores web rodando IIS, AspX, etc. Conhecer alguns SOs é sempre interessante!

[quote=Ratao]Ola pessoal,

Eu atualmente uso Windows. Conheço o básico do Linux e gostaria de estar passando a usar o Linux mais a fundo. Para o desenvolvimento em JAVA. Existe algum ganho, perda… alguma coisa melhor ou pior. O Eclipse do Linux é igual ao do Windows?
Queria saber os prós e contras.

Abraço! :wink: [/quote]
Ratao, beleza?

Eu estou usando o Ubuntu 6.06 desde Maio de 2006. O que mais gostei foi o aumento de performance dos aplicativos Java, principalmente do NetBeans. Eu passava mal de verdade usando o NetBeans no Windows.

Uma das coisas que me perguntava antes de mudar de SO é se era possível usar um ambiente de programação igualzinho ao que usava no Windows, e a resposta foi “sim”. Por outros motivos também, curti muito o Ubuntu.

Entre outras vantagens, Linux é livre - open source e grátis. Meu bolso agradece muito por isso, e não preciso perder o sono por piratear algo.

Não vou discutir Windows x Linux, mas acho interessante experimentar - é ótimo ter escolhas.

[quote=davidhc]
Vc deve ter um conhecimento bem maior obre a plataforma linux, sabe me responder se existe alguma diferença entre as distribuições? Pq eu usei ela no Ubuntu, achei horrível! [/quote]

Existe… é como se fossem carros… todos tem 4 rodas, um motor e você usa da mesma maneira, mas alguns tem algumas particularidades.

O Windows é como se fosse um Palio, o Linux tem Uno, Doblo,Siena, Strada, etc… opções melhores ou piores que o Palio conforme sua necessidade.

Se você testar os Live-CDs, não tem tanta opção assim, mas se tiver a disposição de instalar no seu HD, aí o leque de opções aumenta.

Uma excelente opção de LiveCD é essa: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

Assim como algum colegas aqui que utiliza Linux , tive uma história longa à procura de uma distribuição que me agradasse. Encontrei no Slackware essa distro. Usei na maior parte do tempo desde de que comecei a trabalhar com Linux em 2004. Slack é realmente uma boa distro, mas enquanto não tiver um gerenciador de pacotes com um vasto repositório mantido diretamente pelos desenvolvedores do núcleo vai ser melhor para aprender e usar em casa que para outros usos. Apenas minha opinião pessoal.
Hoje em dia uso o Debian em casa e em servidores de RISCO e me dou muito bem com essa Distro, ainda mais pela maravilha do APT-GET , pela estabilidade e pela riqueza de material que pode ser encontrado na net,
mais linux é igual religião cada um tem a sua \o/ o negocio é você experimentar varios sabores e ve qual te agrada mais.

PS:Na Minha opiniao não use ubuntu, pois alem de ser pesado e coisa pra meninihas hehe brincadeira.

abraço espero ter ajudado!

Ate Mais!

[quote=better]Assim como algum colegas aqui que utiliza Linux , tive uma história longa à procura de uma distribuição que me agradasse. Encontrei no Slackware essa distro. Usei na maior parte do tempo desde de que comecei a trabalhar com Linux em 2004. Slack é realmente uma boa distro, mas enquanto não tiver um gerenciador de pacotes com um vasto repositório mantido diretamente pelos desenvolvedores do núcleo vai ser melhor para aprender e usar em casa que para outros usos. Apenas minha opinião pessoal.
Hoje em dia uso o Debian em casa e em servidores de RISCO e me dou muito bem com essa Distro, ainda mais pela maravilha do APT-GET , pela estabilidade e pela riqueza de material que pode ser encontrado na net,
mais linux é igual religião cada um tem a sua \o/ o negocio é você experimentar varios sabores e ve qual te agrada mais.

PS:Na Minha opiniao não use ubuntu, pois alem de ser pesado e coisa pra meninihas hehe brincadeira.

abraço espero ter ajudado!

Ate Mais!
[/quote]

Usei Slackware por 7 anos e nos últimos 3 anos o Gentoo, recomendo aos Slackers experimentarem…

Quanto ao resto, experimentem todas que distribuições que puderem: Ubuntu,Kubuntu,Kurumin,Fedora,Debian, Slackware,Mandriva, etc.