Comecei com Linux em 98, usando o Conectiva e logo depois o Slack, de lá para cá muitas coisas evoluiram, e o linux se tornou uma realidade. Dizer que o Windows domina, é verdade, mas a cada instância, ele se torna menos presente, o linux já está sendo muito utilizado por pessoas até “comuns”.
Claro que falta evoluir muitas coisas, mas o tempo está chegando para o linux.
Bom, a cada dia que passa, vejo o uso do linux crescendo. Em celulares por exemplo, há muitas fabricantes que fazem seus aparelhos com linux. Há também o projeto OLPC, que pretende criar um laptop com custo de US$100 para fins educativos, e que também usa linux como SO.
Com excessão do Ubuntu, eu particularmente não gosto do linux no desktop. Há muito esforço para melhorá-lo nesse sentido, mas são esforços separados. Cada distribuição implementa a mesma coisa, criando funcionalidades iguais. Esse esforço deveria ser mais ordenado, assim como é com o kernel. Na minha opinião, o linux deveria aprender com o java e criar um “JCP” para guiar seu crescimento.
Espero ansioso o dia em que o linux esteja mais maduro para o desktop.
[quote=Luiz Aguiar]Existe uma grande crítica em cima dos sitemas Linux baseados no sudo (como ubuntu e outros), exatamente por esse fato, dar ao usuário sem privilégio nenhum, acesso total a máquina, pior, uma linha má adicionada no sudo, pode transformar o ambiente Linux num ambiente Windows (com usuario Administrador) facilmente.
[/quote]
Eu discordo disso. De modo geral, um usuário de um sistema Unix/Linux desktop tem de ter direitos de administrador, já que deve poder instalar e/ou atualizar softwares, impressoras etc. Só que não é adequado usar a toda hora uma senha de root; em vez disso, é melhor que o usuário seja acrescentado à lista de “sudoers”, para que tenha esses privilégios de forma limitada.
Como usuário de sistemas Unix em ambiente de desenvolvimento, eu sei muito bem o que é não ter o esquema de “sudo”: o desenvolvedor acaba fazendo tudo como “root”, e quando você vê, o sistema acaba ficando pronto só que só consegue ser rodado como “root”. Fiquei cansado de ver isso em sistemas desenvolvidos no SCO Unix.
Quando isso foi criado, os desenvolvedores começaram a tomar mais cuidado com permissões.
E como o acesso via “sudo” é logado, o administrador da máquina dá para saber direitinho quem foi o usuário que fez alguma coisa errada usando o direito de administrador.
O sudo não existe só no Linux; outros Unix também têm esse esquema (Solaris, MacOSX) e funcionam muito bem.
É claro que você pode associar ACLs (Access Control Lists) a objetos dependendo de sua versão do Unix (como é o caso do Solaris), mantendo esses privilégios de forma mais refinada; mas isso não costuma funcionar direito, porque é complicado demais para funcionar - veja o exemplo do próprio Windows. Como você disse, “usuário é usuário, root é root” - mas nada deveria impedir que um se transformasse no outro.
[quote=thingol]Eu discordo disso. De modo geral, um usuário de um sistema Unix/Linux desktop tem de ter direitos de administrador, já que deve poder instalar e/ou atualizar softwares, impressoras etc. Só que não é adequado usar a toda hora uma senha de root; em vez disso, é melhor que o usuário seja acrescentado à lista de “sudoers”, para que tenha esses privilégios de forma limitada.
[/quote]
Foi o que eu disse, em sistemas como o Ubuntu, vc tem acesso irrestrito ao sistema, isso que eu disse ser perigoso, o ideal realmente é vc ter apenas esses privilégios específicos para funções comuns.
Isso eu creio que seja mais pessoal, trabalhei um bom tempo com desenvolvimento em bash para admim de redes de provedores de internet, coisa pesada, e nunca fizemos uma linha de nada como root, os sistemas todos eram baseados em regras específicas para usuários com privilégios totalmente controlados.
Não vejo realmente um ambiente baseado em sudo (sem regras, apenas digitar uma senha pra tudo) um ambiente muito seguro não.
Mas ai já entramos em outros aspectos de dariam mais algumas boas páginas aqui de debate.
Existem muitos níveis de um usuário root até o comum, e o usuário de desktop deve ser encaixado num meio termo desses, de forma granulada e não tudo ou nada (# ou $).
O sudo tenta resolver isso, mas que é chato, é chato pacas!!
E para os flamers do Windows, ele também tem seu sudo, o runas, e a documentação recomenda seu uso em vez do logon como administrador.
Já que entramos no assunto de permissões, diga-se de passagem que o sistema de permissões ugo/rwx do Linux é ridículo. O do Windows pode ser complicado, mas é infinitamente superior. Podem falar do ACL, eu não conheço isso, mas pelo menos deveria vir embutido no kernel. Quem sabe um dia…