Play Framework![RESOLVIDO]

Boa noite,

Estou estudando o play framework, e me adaptando muito bem a sua “metodologia”.

Estou pensando em desenvolver um sistema erp usando o play framework, mais antes gostaria de saber quais seriam os pontos negativo e positivos, de alguem que já trabalhou/estudou com ele.

Grato.

Já existem tópicos recentes sobre o assunto. Se for trabalhar em equipe veja se as pessoas gostam da idéia, pois não é algo unanimemente usado ou muito promissor. Para estudos, acompanhamento, pequenos projetos tá valendo sem medo até que seja bem mais adotado.

Olá obrigado pela atenção,

Então, já havia lido os outros tópicos,

porém em nenhum deles eu tive uma resposta concreta.

Na verdade eu queria saber mais os pontos negativos da tecnologia,

independente de pouca documentação em português (visto que a documentação do próprio framework é ótima), ou se é pouco adotado atualmente.

Queria pontos mais concretos de quem usou em produção, tipo as dificuldades que ele obteve no projeto.

[quote=gilluan]Olá obrigado pela atenção,

Então, já havia lido os outros tópicos,

porém em nenhum deles eu tive uma resposta concreta.

Na verdade eu queria saber mais os pontos negativos da tecnologia,

independente de pouca documentação em português (visto que a documentação do próprio framework é ótima), ou se é pouco adotado atualmente.

Queria pontos mais concretos de quem usou em produção, tipo as dificuldades que ele obteve no projeto.

[/quote]
Entendi. No primeiro tópico da busca felipeguerra fala sobre um site que está em produção, mas só falou de pontos positivos mesmo, vamos ver se ele aparece por aqui pra completar o que deseja.

Isso Dr, rsssss. Justamente o q eu havia pensado!!!

Play 1 ou 2?

Play 2 com java.

Não posso falar muito do lado Java dele, já que estou me focando no lado Scala.

Mas tem pelo menos um lado que pode ser negativo que vale a pena mencionar, que é o deployment. O Play usa um container interno, baseado no JBoss Netty. Se você precisar fazer deployment da aplicação em um container servlet existente, isso pode ser um problema. Ele até tem um plugin para gerar o .war, mas usar ele pode te restringir um pouco em funcionalidades mais avançadas como WebSockets (você vai no mínimo precisar de um container com Servlet 3).

Pessoalmente eu não me importo de usar o container interno, então para mim não é um ponto negativo. Mas para grandes empresas, com políticas de deployment etc mais restritas… pode ser um problema.

Então, obrigado pela forma que vc descreveu o problema,

Minha intenção é usar ele com o java em aplicações menos robustas pelo menos por enquanto,pq futuramente eu pretendo aprender o scala (mais não em um futuro tão próximo), ai nessa curva de aprendizado seria uma etapa a menos!!!

Mais surgiu uma dúvida :

Então se eu tiver um container com Servlet 3, não vou ter problema com essas “funcionalidades avançadas”?

E tirando isso o resto está tranquilo?

Galera, depois de alguns testes na versão 2.1, para melhor utilização do mesmo, somente com scala, pois com java só compensava até a versão 1.2.

Não desisti de usá-lo, mais primeiramente vou partir para o scala!!!

Obrigado, a todos

[quote=gilluan]Galera, depois de alguns testes na versão 2.1, para melhor utilização do mesmo, somente com scala, pois com java só compensava até a versão 1.2.

Não desisti de usá-lo, mais primeiramente vou partir para o scala!!!

Obrigado, a todos[/quote]
Tem razão, como já falei em um daqueles posts o “pessoal do Play puxa mais sardinha pra linguagem Scala”, então isso faz pensar e repensar muito sobre um desenvolvedor Java querer usar Play com Java. Deve ser mais encorajador usar Play se já partir da decisão da equipe estar motivado para trabalhar linguagem Scala. Nem falo de questões técnicas, mas de sentimento mesmo com um todo. Se é para usar algo “alternativo” em Java, que se use Mentawai por exemplo que tem a vantagem também de ser Full Stack, mas é Java true. Eu não sou de inventar, não tenho empresa nem nunca quero ter empresa de TI, então só sigo o melhor do mercado mesmo para atender de forma bem personalizada os processos de um Negocio específico. Java web para mim era Struts 2 e hoje Spring MVC e .NET (que atualmente trabalho profissionalmente) é ASP.NET MVC.

[quote=javaflex][quote=gilluan]Galera, depois de alguns testes na versão 2.1, para melhor utilização do mesmo, somente com scala, pois com java só compensava até a versão 1.2.

Não desisti de usá-lo, mais primeiramente vou partir para o scala!!!

Obrigado, a todos[/quote]
Tem razão, como já falei em um daqueles posts o “pessoal do Play puxa mais sardinha pra linguagem Scala”, então isso faz pensar e repensar muito sobre um desenvolvedor Java querer usar Play com Java. Deve ser mais encorajador usar Play se já partir da decisão da equipe estar motivado para trabalhar linguagem Scala. Nem falo de questões técnicas, mas de sentimento mesmo com um todo. Se é para usar algo “alternativo” em Java, que se use Mentawai por exemplo que tem a vantagem também de ser Full Stack, mas é Java true. Eu não sou de inventar, não tenho empresa nem nunca quero ter empresa de TI, então só sigo o melhor do mercado mesmo para atender de forma bem personalizada os processos de um Negocio específico. Java web para mim era Struts 2 e hoje Spring MVC e .NET (que atualmente trabalho profissionalmente) é ASP.NET MVC.[/quote]

Concordo com vc em genero numero e grau!!! Mais foi bom o aprendizado que eu obtive com o play principalmente aprendi a fazer algumas coisinhas em scala, rsss…

Gosto muito do Vraptor, atualmente eu trabalho com jsf 2 mas o mentawai eu nunca testei.

Abraço!