estou estudando desenvolvimento web e já vi JSP e JSF. Do Spring, a primeira vista, não parece ser tão produtivo quanto esperava. Ouvi dizer dos frameworks Play e VRaptor. Alguém que tenha trabalhado com esses frameworks tem algo em suas defesas?
Não tem como encontrar nada muito produtivo pra Java. Mas Spring é o que tem de melhor para Java.
Play com linguagem Scala dizem ser produtivo. Mas nunca confiei em Play Framework tanto com Scala ou Java, por ser fora de cogitação no mercado, assim como VRaptor.
VRaptor ainda conta com o nosso complexo de vira-latas por ter sido desenvolvido por brasileiros.
Uma curiosidade, por que o seu apelido é javaflex se você acha o Java improdutivo? Não seria melhor mudar para javascriptflex, pythonflex ou kotlinflex?
Foi na época que esse forum era só de Java. Pagando bem uso qualquer tecnologia, inclusive Java. Mas foi uma das tecnologias mais improdutivas que já usei comparado a outras para o mesmo fim. Com Spring Boot e todo ecossistema Spring o mundo do Java web melhorou. Espanta voce falar que nao achou Spring produtivo dentro do mundo Java, pois antes os projetos Java eram Deus nos acuda.
Independente do que for, não pegou, mas se quiser se arriscar fique livre pra isso.
Não cheguei efetivamente a trabalhar com o Spring Boot. Apenas tive uma pincelada da tecnologia, mas me pareceu trabalhosa ainda para quem havia ouvido falar maravilhas desse framework. Pode ser que o instrutor não tenha passado de uma maneira muito didática ou eu não a tenha contextalizado dentro de um projeto real.
A propósito, você trabalha com o que hoje em dia? Angular/React/Vue JS de frontend com o Javascript de backend? Ou adepto de Ruby on Rails, Django ou Laravel?