PMI - Vale a pena?

Estou querendo fazer um curso básico sobre PMI… Gostaria de saber de vocês se vale a pena???

Estou no sétimo periodo de engenharia de computação… Programo em Java, delphi, C, C++, php… e por ai vai…rs

Vocês acham que vale a pena realizar um curso desse agora… Ou seria mais válido fazer um curso ainda na parte mais técnica…

Talvez sobre SOA, WebServices e talz…

obrigado!

Olá Pedro,

Se for Gerenciamento de Projetos com a metodologia do PMI - Project Management Institute, vale sim, se o seu foco for gerenciamento de projetos, claro.

Faça um curso básico e se gostar, depois que se formar, faça uma pós ou MBA.

O Capítulo do PMI no Rio de Janeiro oferece um Curso de Gerenciamento de Projetos Básico no formato Ensino à Distância - EAD de 20 Horas.

Quanto a Especialização ou MBA tem em vários lugares, na Estácio, na PUC, na FGV dentre outras.

[]´s

Olá

Se seu foco será gerenciamento de projetos bem sucedidos, isto é, pretende ser um PMP-Project Management Professional sem ser um Piloto de Microsoft Project, estude também SCRUM, LEAN e tudo sobre desenvolvimento ágil.

[]s
Luca

Se você pretende galgar o cargo de gerente de projetos, quanto mais qualificado (e preparado) você estiver melhor. Veja a certificação PMI como um investimento a médio prazo, prepare-se para obtê-la, e chegar ao pretendido coargo de gerente de projetos.

Um abraço, e muito sucesso! :wink:

Antigamente era mais fácil tirar a certificação PMP…era só estudar muito e passar…hj em dia o PMI está “impondo” uma comprovação em gerência de projetos de, se não me engano, 4200 horas. Precisa comprovar mesmo…dando telefones, por exemplo, do seu superior imediato do tempo que esteve gerenciando projetos. Existem formas de burlar isto, mas, para não ter problemas, só vá tentar PMP se vc tiver o que o PMI exige…é mais seguro.

ate mais…

[quote=richardpeder]Antigamente era mais fácil tirar a certificação PMP…era só estudar muito e passar…hj em dia o PMI está “impondo” uma comprovação em gerência de projetos de, se não me engano, 4200 horas. Precisa comprovar mesmo…dando telefones, por exemplo, do seu superior imediato do tempo que esteve gerenciando projetos. Existem formas de burlar isto, mas, para não ter problemas, só vá tentar PMP se vc tiver o que o PMI exige…é mais seguro.

ate mais…[/quote]

Esse antigamente é muito antigamente mesmo, pois a minha certificação PMI, tirada em 2002, já tinha esses requizitos.
Mas, como o Luca disse, a certificação PMI é boa, mas pra ser um GP bom, mas bom mesmo, hoje em dia, vc deve conhecer todas as metodologias, desde as ruins até as boas, com as ageis.

Ao meu ver, quem tem 4200 horas de gerência em projetos de software usando qualquer método ágil vai pensar 10 vezes antes de correr atrás de uma certificação de PMP :stuck_out_tongue:

Bom, vale a pena sim, eu preferir logo fazer um MBA em gerenciamento de projetos com praticas do PMI para eu me aperfeiçoar.

Abraços

PMP+PMI+MBA+FGV+RICOS

parece que to lento a revista exame aqui rsrs :slight_smile:

Não conheci um PM* bom até hoje na vida, por isso recomendo fortemente fazer essa certificação para trabalhar nas milhões de empresas ruins que se tem por ai que não tão nem ai para qualidade do profissional, e vai na fé pq eles pagam muito bem.

Já trabalhei na área e posso lhe dizer que é uma área maravilhosa. Assim como em outros cargos conheço gerentes de projetos que são excelentes e outros péssimos. Experiência conta muito mas não é tudo, já vi muita gente gritar que tinha 30 anos de experiência mas que no dia-a-dia era péssimas e terminavam atravancando os projetos. Acho essencial estudar para conseguir as qualificações exigidas para o cargo pois isso facilitará o teu dia-a-dia. O único problema que eu vejo hoje é meio a discriminação sofrida por que já está no cargo com menos de 30 anos de idade. Sofri bastante com isso mas se é essa a parte que você quer invista e vá em frente. Vale muito a pena!!!

Bom Pessoal,

Curso MBA em gestão de projetos e realmente o mercado é exigente, temos que nos qualificar a cada dia que passa, ser gerente de projetos não é tão simples assim. acredito que para ser um profissional qualificado na area temos que estudar, entender e praticar sobre o assunto.

Em questão da certificação, existem dois tipo de gerente de de projeto…

Aqueles que tem a certificação PMP porém não é bom… sendo bem claro…

Aqueles que não tem PMP mas que é ótimo.

Melhor ainda é aquele que é ótimo e com PMP.

Abraços

Olá

Cuidado onde investir sua grana.

Se o MBA em gestão de projetos, ensina a gerir projetos de software de forma igual a projetos de engenharia. Se não aborda a tendência mundial de reconhecer que desenvolvimento de sofware não é um processo definido. Se não prioriza a abordagem dos processos de desenvolvimento ágil, Scrum, XP, Lean e outras siglas da moda, o tal curso é um lixo anacrônico pré cambriano. Está totalmente defasado com o que recomendam os principais nomes da área nos últimos anos.

[]s
Luca

Quero lhe questionar…
Com base em que você afirma essas suas colocações?
Você tem metodologia de projetos em sua empresa?
Você tem conhecimento da Metodologia do PMI?
Você é gerente de Projetos?
Sua empresa esta em qual nivel de maturidade em gestão de projetos?

Abraços

mazinhospinter,

Acredito que o que o Luca colocou representa a opinião da maior parte de quem acessa esse fórum, talvez se você fizer uma busca aqui ou no google, você pode ter algumas respostas para sua 1º pergunta.

Olá

[quote=mazinhospinter]Quero lhe questionar…
Com base em que você afirma essas suas colocações?
Você tem metodologia de projetos em sua empresa?
Você tem conhecimento da Metodologia do PMI?
Você é gerente de Projetos?
Sua empresa esta em qual nivel de maturidade em gestão de projetos?[/quote]

Afirmo com base em tudo que leio nos últimos anos

Afirmo com base em mais de 35 anos que me interesso, estudo e uso diferentes metodologias de desenvolvimento de sofware

Afirmo porque já vivenciei diversas tentativas fracassada de desenvolver software como se fosse um processo definido tal como nós engenheiros temos nos nossos projetos de engenharia

Afirmo por já ter gerenciado muitos projetos usando ferramentas inadequadas como por exemplo MS Project e é claro que os cronogramas nunca bateram com a realidade.

Afirmo não porque despreze o PMI, mas porque não tem sentido usar só o que o PMI recomenda sem atentar para a onda ágil que varre o mundo e que certamente um dia o atingirá. Também não digo que valha a pena estudar o PMI mas usar os métodos ágeis por quem conhece PMI pode ser o melhor dos mundos.

Infelizmente o termo maturidade está completamente desgastado e virou quase sinônimo de desenvolvimento excessivamente burocratizado. Como ao contrário da engenharia, dificilmente dois projetos são parecidos, seguir as regras dos órgãos que recomendam modelos de maturidade nem de longe significa ter mais possibilidade de sucesso do que outras empresas que usam metodologias mais modernas. Portanto nível de maturidade em gestão de projetos normalmente não tem nada a ver com nível de satisfação do clientes com os projetos desenvolvidos.

[]s
Luca

Apesar de controlarmos as atividades com o Project ou mesmo o Primavera, software que sõa mais conhecidos, não quer dizer garantia de sucesso para o projeto.

O PMI apresenta as melhores práticas para também levar ao sucesso do projeto, não necessáriamente precisamos em um unico projeto impor os 44 processos distribuídos em 9 áreas de conhecimento. Cada um se encaixa com o nivel de complexidade do projeto, senão gastaremos mais tempo no gerenciamento doque na própria execução e esse não é a idéia.

Não sou nenhum defensor do PMI e por você dizer que a 35 anos que se interessa… posso te adiantar que você esta a 10 anos de conhecimento a mais doque o meu.

Abraços

Olá

É esta a frase chave e completamente errada. Desenvolvo software desde 1968. Já assisti o nascimento de todas as metodologias de desenvolvimento de software. Todas diziam ser as melhores práticas e os cliente continuavam insatisfeitos.

É óbvio que entre os principais motivos de insatisfação dos clientes há algo que não tem nada a ver com PMI mas que ainda é usado por muitas empresas burocratizadas até porque ainda é ensinado nas nossas faculdades por professores verdadeiramente vigaristas. Estou falando do desenvolvimento em cascata do tipo primeiro planeja tudo, depois executa e depois o que cliente é que se vire porque tudo foi feito de acordo com o contrato.

Mas mesmo que a empresa não use o tal desenvolvimento em cascata do milênio passado, se ela usa somente as práticas do PMI sem atentar pela onda mundial de desenvolvimento ágil, certamente estará caminhando para ser menos competitiva do que outras que seguem o que quase todos os grandes pensadores da área de TI estão recomendando há praticamente 6 anos.

Um conselho: leia. Leia muito. Procure autores famosos. Procure ver o que está acontecendo lá fora. E principalmente entenda que os maiores beneficiados pelas certificações de maturidade não são os clientes que usarão os sistemas e apenas os vendedores de certificações.

[]s
Luca

[quote=mazinhospinter]Bom Pessoal,

Curso MBA em gestão de projetos e realmente o mercado é exigente, temos que nos qualificar a cada dia que passa, ser gerente de projetos não é tão simples assim. acredito que para ser um profissional qualificado na area temos que estudar, entender e praticar sobre o assunto.

Em questão da certificação, existem dois tipo de gerente de de projeto…

Aqueles que tem a certificação PMP porém não é bom… sendo bem claro…

Aqueles que não tem PMP mas que é ótimo.

Melhor ainda é aquele que é ótimo e com PMP.

Abraços[/quote]

Pelo visto vc é mais um que esta jogando rios de dinheiro no lixo com esses MBA, Pós e outras tranqueiras que estão ficadas nas práticas e conceitos comprovadamente ruins para projetos de software.

Se vc tem dúvidas disso, pelas perguntar feitas ao Luca por exemplo, desculpa mas vc esta procurando informações em locais errados para moldar sua carreira, em 2008 vc deveria estar mais do que ciente do que represento Agile hoje no mundo.

Não leve para o lado pessoal, mas infelizmente vc esta perdendo seu tempo e seu dinheiro. Mas fique tranquilo porque ainda vai ter uns 10 anos de emprego bem remunerados pros PM* da vida.

Caros,

Entendo o que vocês estão querendo dizer, respeito sim suas opniões, o curso tem me acrescentado muito hoje utilizo as melhores práticas do PMI utilizo também ITIL que dá suporte a serviços de TI.

Não levarei pro lado pessoal de forma alguma, acho que o comentário do nosso amigo Moderador Luiz foi desnecessário, mas como estamos em um fórum e pessoas expressam palavras de acordo com o seu ponto de vista, respeitarei porque sou totalmete democrático.

Luca, voltando ao nosso assunto quando me referei que o “PMI apresenta as melhores práticas para também levar ao sucesso do projeto”, temos que levar em conta a forma de condução do projeto, estratégia… com base nisso disse meu argumento.

Abraços

PMI e “fábricas” de software são o inferno da nossa profissão, por tentar transformar trabalho intelectual em commodity.
É comum ver-se aberrações cuspidas por um software de PM, como 2 horas e 13 minutos pra fazer uma especificação, ou 3 horas e 21 minutos pra desenvolver um programa.
Espero suportar até que agile ou outra nova onda consiga mudar este panorama, ou terei que investir minhas economias numa banca de revistas, para tentar salvar minha sanidade mental.