mazinhospinter:
Caros,
… utilizo as melhores práticas do PMI utilizo também ITIL que dá suporte a serviços de TI. …
… o “PMI apresenta as melhores práticas para também levar ao sucesso do projeto” …
Desculpe a implicância, mas a expressão m… práticas me parece muito perigosa, para
qualquer metodologia ou modelo. Dá a entender que essas práticas são sempre boas,
tipo balas de prata, o que pode não bater com a experiência de várias pessoas que já postaram aqui.
Não gosto de usar essa expressão nem para as coisas em que eu acredito.
Dito isto, concordo em linhas gerais com o que o Luca postou. Agrego que o modelo usado para a
certificação PMP, na experiência de quem trabalhou em uma organização com uma dúzia de PMPs,
costuma se traduzir em práticas nefastas para grande parte dos projetos: detalhamento precoce
em WBSs fossilizados, atividades 87,65 % prontas, gestão por números, desligamento do desconfiômetro dos gestores e endeusamento de ferramentas como MS Project e Primavera.
Lendo o material do PMI, você encontra muita coisa aplicável, e muita coisa que se sabe que não funciona
há décadas em outras áreas. De que maneira isso descamba para o pessoal pegar apenas a parte ruim
desafia meu entendimento.
Não digo que todo PMP aja assim, mas gato escaldado tem medo de água fria …
Jorge