Podemos dizer que EJBs e Spring são semelhantes ao COM/DCOM do windows?

0 respostas
Osdeving

Quando eu programava jogos em DirectX no Windows eu me deparava com o conceito de COM. O windows atuava como um container de objetos que eram implementados usando os padrões do COM. Basicamente o cara ia lá, criava um componente e ‘registrava’ ele no windows, aí outro cara ia lá e instanciava o objeto usando sua interface.
Daí estou estudando Spring e toda a novela envolvendo EJBs, Spring, IoC, DI, AOP, etc… Aprendendo as necessidades do container, a ideia de plugabilidade, etc. etc…
Estou notando algumas semelhanças disso com a ideia de COM. Além disso, até mesmo a ideia de RestFULL parece se encaixar nesses lances de RPC e IPC em geral…

Não apenas isso, eu também estudei um pouco de arquitetura de sistemas operacionais, nanokernel, exokernel, microkernel, etc… Um microkernel não parece diferente de um sistema micro-serviços em Java, até mesmo o message broker é visto em um sistema microkernel com vários serviços que comunicam entre si via mensagens. No SO MMURTL ou Message based MUltitasking, Real-Time, kerneL, as trocas de mensagens entre os processos (serviços?) eram tão simples quanto a troca de mensagens entre os serviços usando REST.
É estranho ler essas coisas como se fossem novas sendo que todos esses conceitos são bem antigos, década de 80 ou 90, só não eram pra web…

Criado 28 de outubro de 2020
Respostas 0
Participantes 1