Polimorfismo ou interface

Boa tarde pessoal!
Estou buscando as melhores praticas de desenvolvimento web.
Qual é mais usado? Polimorfismo ou Interface?

Parece que você ainda não entendeu o que é polimorfismo e interface.

O uso de interfaces (ou classe abstrata) como um super tipo, lhe propicia desfrutar de um dos principais recursos da Orientação a objetos, que é o polimorfismo.

Qualquer dúvida manda ai, mas o melhor mesmo é pegar um livro e estudar.

Por exemplo Core Java, Head First Java, Java How To Program. Mas pode começar pela ótima apostila FJ-11 da Caelum. Mas antes de estudar OO é bom já ter um boa lógica de programação.

Até mais.

[quote=douglas_arantes]Parece que você ainda não entendeu o que é polimorfismo e interface.

O uso de interfaces (ou classe abstrata) como um super tipo, lhe propicia desfrutar de um dos principais recursos da Orientação a objetos, que é o polimorfismo.

Por exemplo Core Java, Head First Java, Java How To Program. Mas pode começar pela ótima apostila FJ-11 da Caelum. Mas antes de estudar OO é bom já ter um boa lógica de programação.

Até mais.[/quote]

como assim interface é uma classe abstrata??? acho que vc viajou meu caro…

Interface Funcionam como um tipo de “contrato”, onde são especificados os atributos, métodos e funções que as classes que implementem essa interface são obrigadas a implementar, não há como fazer uma instância de uma Interface e nem como criar um Construtor e Uma interface não é considerada uma Classe e sim uma Entidade.

Classes Abstratas: É usada apenas para ser herdada, funciona como uma super classe, Uma grande vantagem é que força a hierarquia para todas as sub-classes e É um tipo especial de classe que não há como criar instâncias dela.

Resumindo são parecidos mas não são iguais…

E respondendo ao wmmartins ambas são amplamente utilizadas, mas tudo depende do que vc quer fazer.

A classe abstrata serve apenas como modelo para uma classe concreta, não podem ser instanciadas (new), e sempre é herdada por uma classe concreta.

[quote=darklordkamui][quote=douglas_arantes]Parece que você ainda não entendeu o que é polimorfismo e interface.

Até mais.[/quote]

como assim interface é uma classe abstrata??? acho que vc viajou meu caro…

Interface Funcionam como um tipo de “contrato”, onde são especificados os atributos, métodos e funções que as classes que implementem essa interface são obrigadas a implementar, não há como fazer uma instância de uma Interface e nem como criar um Construtor e Uma interface não é considerada uma Classe e sim uma Entidade.

Classes Abstratas: É usada apenas para ser herdada, funciona como uma super classe, Uma grande vantagem é que força a hierarquia para todas as sub-classes e É um tipo especial de classe que não há como criar instâncias dela.

Resumindo são parecidos mas não são iguais…

E respondendo ao wmmartins ambas são amplamente utilizadas, mas tudo depende do que vc quer fazer.

[/quote]

Onde eu disse que interface é uma classe abstrata? Eu disse que para obter polimorfismo pode se usar uma interface, ou uma classe abstrata.

Em c++ por exemplo não existe interface, mas você pode ter o mesmo resultado de um interface do java, criando uma classe 100% abstrata.
Acho que você ta precisando ler livros como o “design patterns elements of reusable object-oriented software”.

Até mais.

Interface é 100% Classe Abstrata
Todos os métodos da interface são abstratos.

Se uma classe você declarar um apenas um método abstrato, você obrigatoriamente terá que declarar abstract class. De acordo com a kathy sierra, faz muito tempo que estudei isso, mas o que me lembro é isso no momento,
se tiver errado corrigem.

A diferença que uma vc implementa outra vc herda, Na interface você não tem implementação, ja na classe abstrata pode ter implementação de código.

[quote=douglas_arantes]
Onde eu disse que interface é uma classe abstrata? Eu disse que para obter polimorfismo pode se usar uma interface, ou uma classe abstrata.

Em c++ por exemplo não existe interface, mas você pode ter o mesmo resultado de um interface do java, criando uma classe 100% abstrata.
Acho que você ta precisando ler livros como o “design patterns elements of reusable object-oriented software”.

Até mais.[/quote]

Espera aí, vocês estão doidos??? Interface são classes abstratas??? servem para mesma coisa???

Tem o mesmo comportamento???

Eu acho que vocês devem estudar mais sobre abstração e intarfaces, pois são coisas completamente diferentes usadas para coisas completamente diferentes…

E ae Atexexe vamos acabar com as classes abstratas e interfaces também? rs…

[quote=diogogama][quote=douglas_arantes]

Até mais.[/quote]

Espera aí, vocês estão doidos??? Interface são classes abstratas??? servem para mesma coisa???

Eu acho que vocês devem estudar mais sobre abstração e intarfaces, pois são coisas completamente diferentes usadas para coisas completamente diferentes…

E ae Atexexe vamos acabar com as classes abstratas e interfaces também? rs…[/quote]

Diogo, interface e classe abstrata são a mesma coisa propriamente dita. Cai na mesma ladainha de método x funções.

[code]public interface Teste{
public void do();
}

public abstract class Teste{
abstract void do();
}[/code]

resolvem o mesmo problema.

Ambas são usadas para conseguir polimorfismo(a segunda pode ser implementada para complementar algum comportamento).

O pessoal que tenho visto aí é muito ligado em “terminologias”. As coisas são mais simples do que aparentam e algumas pessoas acabam complicando.

[quote=wmmartins]Boa tarde pessoal!
Estou buscando as melhores praticas de desenvolvimento web.
Qual é mais usado? Polimorfismo ou Interface?[/quote]

Não caia nessa de usar x ou y ou vice versa, mesmo lendo em livros. Existem muitas exceções a essas regras. o que você precisa é aprender a discernir a coisa mais adequada ao seu problema.

Use x ou y com convicção.

[quote=juliocbq]
Diogo, interface e classe abstrata são a mesma coisa propriamente dita. Cai na mesma ladainha de método x funções.

public void do();
}

abstract void do();
}[/code]

Ambas são usadas para conseguir polimorfismo(a segunda pode ser implementada para complementar algum comportamento).

O pessoal que tenho visto aí é muito ligado em “terminologias”. As coisas são mais simples do que aparentam e algumas pessoas acabam complicando.[/quote]

se fossem EXATAMENTE a mesma coisa eu acho q n existiriam interfaces E classes abstratas, apenas um deles xD

por exemplo:

package a;
public interface Interface{
    int a=1;
}
package b;
public abstract class ClasseAbstrata{
    int a=1;
}
package c;
import a.Interface;
import b.ClasseAbstrata;
public class Teste {

public static void main(String[] args) {
        System.out.println(Entidade.a);
        System.out.println(ClasseAbstrata.a);
    }
}

isso ai de cima n vai compilar, pode existir pouca diferença entre interface e classe abstrata, mas existe sim cara, se fosse só uma questão de terminologia não haveria erro de compilação né?

ps.: em uma interface, atributos sao implicitamente declarados como public e final, e o uso de interface e classe abstrata também ocorre em situações diferentes

[quote=yurifw][quote=juliocbq]

public void do();
}

abstract void do();
}[/code]

O pessoal que tenho visto aí é muito ligado em “terminologias”. As coisas são mais simples do que aparentam e algumas pessoas acabam complicando.[/quote]

se fossem EXATAMENTE a mesma coisa eu acho q n existiriam interfaces E classes abstratas, apenas um deles xD

por exemplo:

package a;
public interface Interface{
    int a=1;
}
package b;
public abstract class ClasseAbstrata{
    int a=1;
}
package c;

public class Teste {

public static void main(String[] args) {
        System.out.println(Entidade.a);
        System.out.println(ClasseAbstrata.a);
    }
}

isso ai de cima n vai compilar, pod eexistir pouca diferença entre interface e classe abstrata, mas existe sim cara

[/quote]

E qual o problema de não compilar?

Na prática é a mesma coisa. Você tem um exemplo aí de quando usar uma classe abstrata ou uma interface?
Se existir um bom argumento a gente concorda que é “bem diferente”.

Não são a mesma coisa.
Toda interface possui métodos 100% abstratos. A keyword ‘abstract’ é opcional na declaração dos métodos de uma interface, pela mesma razão que explicitar ‘extends Object’ é opcional na declaração de classes que não indicam uma herança em sua declaração. Já na classe abstrata, usa-se explicitamente a keyword, indicando que o método é abstrato.

public abstract class ClasseA{
    public abstract void fazAlgo();
}
//
public interface InterfaceA{
    public void fazAlgo();
    //poderia ser public abstract void fazAlgo();
}

Interfaces não podem possuir implementação de métodos, classes abstratas podem.

public int contagem(){
        return 0;
    }
}
//
    public void fazAlgo();
    //Não posso fazer isso
    /*
        public int contagem(){
            return 0;
        }
    */
}

Atributos de classes abstratas não são static como as de uma interface.

private int numero = 0;//É simplesmente um atributo que o objeto conterá.
}
//
    int numero = 0;//É uma variável estática.
    public void fazAlgo();
}

Não se pode usar modificadores de acesso restritivos, como protected e private em um interface, já em uma classe abstrata, isso é plenamente possível:

protected abstract void fazAlgo();
}
//
    public void fazAlgo();
    //Não poderia ser protected void fazAlgo();
    //Não poderia ser private void fazAlgo();
}

Quanto ao uso, o objetivo de usar uma interface é aplicar polimorfismo e garantir o encapsulamento em nível de objetos. Ou seja, eu irei fornecer a quem precisar de uma instância de objeto de alguma classe que implemente minha interface, apenas os métodos que ela pode conhecer. Classes abstratas permitirão o uso de quaisquer métodos cujo acesso seja permissivo para a instância de objeto em questão.

public int contagem();
}
//
    public void fazAlgo();
}
//
ClasseA ca = new ClasseB();
//ca.fazAlgo() e ca.contagem() estão visíveis
//
//
InterfaceA ia = new ClasseB();
//ia.fazAlgo() é o único método visível

Há alguns outros detalhes a mais, mas dizer que “é a mesma coisa” é um erro grosseiro.

1 curtida

então cara, o problema de não compilar é que não compila…

uma interface pode herdar de varias interfaces, uma classe abstrata não pode herdar de nenhuma
uma classe abstrata pode ser utilizada para Hook Methods, uma interface não…

[quote=drsmachado]Não são a mesma coisa.
Toda interface possui métodos 100% abstratos. A keyword ‘abstract’ é opcional na declaração dos métodos de uma interface, pela mesma razão que explicitar ‘extends Object’ é opcional na declaração de classes que não indicam uma herança em sua declaração.
Há alguns outros detalhes a mais, mas dizer que “é a mesma coisa” é um erro grosseiro.[/quote]

Pior que não é nenhum erro grosseiro(veja bem, estou apenas questionando a pratica entre as duas). Voce disse a mesma coisa que todos os artigos dizem.

uma voce implementa e outra não. Oras, todo mundo sabe disso.

Quero saber na prática. Qual a diferença entre elas?

Escrevi muito software usando c++ e aplicando o conceito de interfaces usando classes 100% abstratas. Por isso questiono a grande diferença entre elas no aspecto computacional e quanto ao uso de uma no lugar da outra.

Qual problema uma resolve que outra não resolveria?

[quote=yurifw]então cara, o problema de não compilar é que não compila…

uma interface pode herdar de varias interfaces, uma classe abstrata não pode herdar de nenhuma
uma classe abstrata pode ser utilizada para Hook Methods, uma interface não…[/quote]

rapaz, isso todo mundo sabe. Quero saber em prática a grande diferença usando em arquiteturas de software.

*esse ponto sobre a herança múltipla é um bom argumento, mas me parece o único e nem tão importante assim.

[quote=juliocbq][quote=drsmachado]Não são a mesma coisa.
Toda interface possui métodos 100% abstratos. A keyword ‘abstract’ é opcional na declaração dos métodos de uma interface, pela mesma razão que explicitar ‘extends Object’ é opcional na declaração de classes que não indicam uma herança em sua declaração.
Há alguns outros detalhes a mais, mas dizer que “é a mesma coisa” é um erro grosseiro.[/quote]

Pior que não é nenhum erro grosseiro(veja bem, estou apenas questionando a pratica entre as duas). Voce disse a mesma coisa que todos os artigos dizem.

Quero saber na prática. Qual a diferença entre elas?[/quote]
Releia o que eu escrevi, alterei após você ter citado.

[quote=drsmachado][quote=juliocbq][quote=drsmachado]Não são a mesma coisa.

Quero saber na prática. Qual a diferença entre elas?[/quote]
Releia o que eu escrevi, alterei após você ter citado.[/quote]

Eu reli lá e editei meu post também. Fiz outro questionamento.

Aqui, aqui e aqui existem algumas informações e proposições a respeito.

na classe abstrata, que pode ser a implementação de uma interface (caso que vou mostrar), pode existir um método onde todas as outras classes que a estendam a execute (sem alteração), mas que contenha em seu interior métodos que devem ser sobrescritos.

exemplo:

public interface Interface
{
	public void metodoMutante();
}

public abstract class Abstrata implements Interface
{
	public void metodoAbstrato()
	{
		// chamo meu metodo mutavel
		metodoMutante(); // metodo que deve ser chamado, mas com variação dependendo de como é extendido
	}
        // se eu quiser um metodo metodoMutante implementado aqui, blz. Seria um genérico
}

public class Extendido extends Abstrata
{
	@Override
	public void metodoMutante()
	{
		System.out.println("oi 2");
	}	
}

public class main2
{
	public static void main(String ags[])
	{
		Extendido a = new Extendido();
		a.metodoAbstrato();
	}
}

vejam que não preciso alterar nada em meu método abstrato.

[quote=juliocbq][quote=diogogama][quote=douglas_arantes]

Até mais.[/quote]

E ae Atexexe vamos acabar com as classes abstratas e interfaces também? rs…[/quote]

public void do();
}

abstract void do();
}[/code]

Então quer dizer que sempre que tem que usar classes abstratas você usa interface e está tudo certo? ou vice-versa e está certo também?

Eu acho que você deve estar viajando mesmo… você pode até achar que elas fazem a mesma coisa, ou melhor, que servem pra mesma coisa, mas não servem… Em alguns casos você pode obter o mesmo resultado com um ou com outro, porém são diferentes e já começa pelo espaço em memória que ocupam.

Dentre as várias coisas que o dsrmachado citou, pra mim, uma das mais importantes diferenças são as implementações…

Espero que não confunda mais…

Ps.: Não é apenas terminologia e sim estudo…