Polimorfismo?

Pessoal,

Estou começando em Java, e tenho uma dúvida quanto a atribuição de tipos… não sei se me expressei bem, mas abaixo explico melhor…

por exemplo o list… o list é uma interface certo?? logo, eu sei que ela não pode ser instanciada…

como exemplo o código List a = new ArrayList();

a dúvida é… pq utilizamos um objeto do tipo List, ao invés de utilizar diretamente um ArrayList???

sei q isso tb pode acontecer com classes extendidas (herança)… sendo q a classe ‘filha’ instancia a classe ‘pai’…

Grato

Marcos

Boa pergunta… também tenho essa duvida… se alguém souber ajuda ai.

É verdade… nunca tinha pensado nisso. Mas eu uso isso às vezes, principalmente com Calendar:

Calendar c = new GregorianCalendar();

[quote=mgarcia]Pessoal,

Estou começando em Java, e tenho uma dúvida quanto a atribuição de tipos… não sei se me expressei bem, mas abaixo explico melhor…

por exemplo o list… o list é uma interface certo?? logo, eu sei que ela não pode ser instanciada…

como exemplo o código List a = new ArrayList();

a dúvida é… pq utilizamos um objeto do tipo List, ao invés de utilizar diretamente um ArrayList???

sei q isso tb pode acontecer com classes extendidas (herança)… sendo q a classe ‘filha’ instancia a classe ‘pai’…

Grato

Marcos[/quote]

Por uma questão de boas práticas. Quando trabalhamos orientado a interfaces, estamos sempre aptos a promover o polimorfismo, a escolha da implementação, facilidade nos testes e baixo acoplamento.

Veja bem, um dia você decide criar um componente mais específico ao ArrayList, e se, caso você esteja utilizando um container de IoC e seu código esteja dentro dos padrões, você apenas altera o “setup” do seu container, sem precisar sair caçando todos os lugares do código onde você tem ArrayList.

Um bom estudo para isso é entender bem como funciona a Inversão de controle com injeção de dependências: http://www.martinfowler.com/articles/injection.html

Oi MGarcia