POO x POE

Eu sempre programei em VB e quando comecei a aprender Java vi q isso foi a pior coisa q fiz. Se eu quiser fazer um sistema q cadastra clientes e tem os botões: salvar, altera e deletar, eu coloco o codigo em cada botão? Mas se eu fizer isso naum estou programando em POE? Entaum oq eu faco?

http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG

Dá uma olhada.
EHeh, brincadeira.

Na Caelum tem muitos tutoriais bons de POO.
:slight_smile:

Abraço.

POG é excelente (o termo), infelizmente esse paradigma, atravessará os tempos

Respondendo a pergunta:
NÃO, na programação orientada a eventos, o clique de um botão por exemplo é “unico”, o codigo é todo escrito ali, no clique do botão dados são validados, o BD é acessado, a informação é persistida, e o resultado apresentado (dê graças quando chega a essa ultima etapa!), programando OO, o mesmo botão pode realizar as mesmas tarefas porém cada parte é delegada para o responsavel, as validações feitas pelos objetos validadores, as informações são gravadas pela camada de persistencia e etc

programando orientado a eventos a regra so software fica espalhada entre clique de botoes e passagens de tabs, o codigo é fortimente vinculado com a interface grafica, e o pior, geralmente a uma forte ligação entre eventos iiso é um crime, seu codigo sempre preve que o nome sera preenchido antes do endereço, que o usuario digitará o e-mail antes da senha, no final isso gera codigos com milhoes de ifs para tratar a intervenção do usuário, e quando todas as intervenções com o usuario estao previstas e tratadas a regra do negocio esta furada, ou precisa sofrer alterações, porem todo o seu “codigo engenhoso” também terá que ser alterado pra tratar possiveis novos eventos

1- Sim;
2- Não necessáriamente, porque objetos podem e devem ser acionados por eventos;
3- Modele o sistema. Faça diagrama de classes, de sequencia (se necessário), ou seja, identifique as classes do seu sistema. Ok?

E por fim, procure alguns livros de POO e UML.

Boa sorte !