Popular combobox e manipulá-lo com hibernate

[size=18]Amigos, estou com minha aplicação funcionando perfeitamente com o hibernate, (está tudo funcionando), consigo listar os dados do BD e retornar no meu tablemodel, consigo excluir, alterar e incluir.Agora eu nao estou conseguindo e popular os combobox’s, para melhorar a aplicação gostaria de fazer tudo que eu faço em um combo(para buscar por exemplo as UF’s) meu projeto está atrasado, e gostaria da força de vocês.[/size]

Ola Thiago!
Faz assim…

DefaultComboBoxModel model = new DefaultComboBoxModel(); //declaro um objeto para adicionar a lista

for(Object objeto : SuaListDeObjects){ //crio um looping para popular o objeto, no seu caso vai ser dos estados
                model.addElement(objeto.getEstado()); //vai adicionando estado a estado.
        }

cbm_atendente.removeAllItems(); //remove todos do combo box.
        cbm_atendente.setModel(model); //adiciona os itens acima do model

valeu qualquer duvida posta ai…

Wolmir Garbin

Onde coloco o código, no view ou control?
Acho que o padrão mvc é mto ágil, no model eu anoto meus “dados, entidades” e dou os gets e sets, dúvida, o codigo do combo fica no modelo?

Opa td bom, não sei como esta seu projeto mas…
SuaListDeObjects - viria do seu Dao ou seja buscaria do banco de dados.

o codigo em si estaria no control desde que tenha acesso ao combo box ou no view depende de como esta desenvolvendo ou quer desenvolver Valeu…

Wolmir Garbin

Olá, Wolmir.

Tenho uma dúvida um tanto parecida. Eu gostaria de utilizar a mesma combo, mas em uma página JSP. Como devo proceder? Colocar o código como javascript na JSP ou chamar a classe DAO da JSP?

Muito obrigado!

Bom dia…

Desculpa a demora em responder…
Assim, para a web o principal para se utilizar um combo é criar um html com os options dentro de uma tag select… isso pode ser devolvido ao cliente(browser) de varias formas… o ideal é que trabalhe com taglibs para não colocar codigo java no meio do seu html, o que é uma pratica recomendada (MVC), dessa forma criaria uma lista no seu Servlet(sem framework) ou no Controller(spring mvc, Vraptor) ou ainda no seu Action no caso de Struts e retorne para a jsp com setAttribute ou no caso de vraptor result ou pra spring mvc com modelAndView…
E no seu jsp use <c:forEach> usando jstl isso vai ajudar a manter um padrão bom de desenvolvimento seguindo o padrão mvc… em alguns casos onde precisa ter um comportamento dinamico é recomendado que use js para popular o combo, aconselho usar jQuery…

Enfim tem varias possibilidades apenas aconselho a usar camadas em seu projeto nunca misturando parte de visualização com a parte de controle…
Qualquer duvida posta ai que eu te auxilio no que for possivel.

Att; Wolmir Cesar.