Galera por incrivel que parece preciso de um toque com relação a PASCAL alguem ai manja? è que um amigo meu precisa fazer uma porcaria de trabalho e como não é da area de informatica ele pediu uma ajuda, gostaria de saber se desenvovler em pascal em um ambiente windows 64 ele rodara normalmente depois em um sistema windows 32?
Alguem poderia me dar uns toques basicos? Uso qual IDE?
Que compilador ele vai usar para desenvolver em Windows/64 bits? O Delphi? Ele só gera código para 32 bits (que roda em Windows/32 bits) e Windows/64 bits da mesma maneira).
Entao cara terei que usar o free pascal mas minha duvida é se eu desenvolver em windows 64 depois consigo compilar ou algo assim p rodar em windows 32?
Dá a impressão que basta você recompilar os fontes. De qualquer maneira, sempre que você compilar uma versão 64-bits, compile com 32 bits também, e teste as 2 versões.
Use o lazarus e o compilador freepascal.
O freepascal é multiplataforma, e o lazarus é hoje, muito melhor que o delphi, além de ser opensource. O compilador suporta instruções mmx.
Se você não quer algo um pouco mais aprofundado (como o uso de outras bibliotecas), o pascalzim serve. Se quer usar outras libs (math, graph e blablabla), free pascal serve.
O Delphi tinha uma versão personal, gratuita, com a limitação de não ter um monte de componentes de não poder incluir componentes de terceiros. Acho que é suficiente pro seu caso.
Nossa, quem diria heim, o bom(?) e velho “PASCAR”.
rsrs Foi por causa do “PASCAR” que me apaixonei por programação. Foi minha primeira linguagem. Desenvolvi um sistema subtrator de bits nele, rsrsrs Dava até pra ter usado pilha pra fazer isso, mas eu não sabia usar na época, e nem sei se dá pra usar pilha em Pascar. Rsrsrs
Pois bem, deixando de ser nostálgico, use o Free Pascar IDE. Tem o Turbo Pascar também.
[quote=oddy.silva]Nossa, quem diria heim, o bom(?) e velho “PASCAR”.
rsrs Foi por causa do “PASCAR” que me apaixonei por programação. Foi minha primeira linguagem. Desenvolvi um sistema subtrator de bits nele, rsrsrs Dava até pra ter usado pilha pra fazer isso, mas eu não sabia usar na época, e nem sei se dá pra usar pilha em Pascar. Rsrsrs
Pois bem, deixando de ser nostálgico, use o Free Pascar IDE. Tem o Turbo Pascar também.
Um dia vai sair o PASCAR.net, vocês vão ver. rsrs[/quote]
O pessoal critica, mas é uma das melhores linguagens que já vi.
Não, eu não critiquei não. Só quis brincar um pouquinho, de verdade mesmo. Uma vez eu vi uma palestra do dono da Mega, que tem um ERP gigante hoje em dia, que esse mesmo ERP que eles tem hoje foi ele quem começou a desenvolver em Pascal, pra um contador que era amigo do pai dele. Isso já faz muito tempo, e nessa época ele era um moleque que estudava na UNICAMP.
Comparando com as linguagens que temos hoje, não é sedutor programar proceduralmente.
[quote=oddy.silva][quote]
O pessoal critica, mas é uma das melhores linguagens que já vi.
[/quote]
Não, eu não critiquei não. Só quis brincar um pouquinho, de verdade mesmo. Uma vez eu vi uma palestra do dono da Mega, que tem um ERP gigante hoje em dia, que esse mesmo ERP que eles tem hoje foi ele quem começou a desenvolver em Pascal, pra um contador que era amigo do pai dele. Isso já faz muito tempo, e nessa época ele era um moleque que estudava na UNICAMP.
Comparando com as linguagens que temos hoje, não é sedutor programar proceduralmente. [/quote]
hoje pascal é orientado a objetos. Boa parte do que tem no c# seria do object pascal, se a borland não tivesse vacilado com o anders.
Sim, mas não foi a esse Pascal que me referi, mas sim ao Pascal que a gente vê na Faculdade, que é o antigueira mesmo. Eu não posso falar muito dos descendentes do Pascal
porque só vi o Pascal, o pai, na Faculdade, na boa e velha Free Pascal IDE. Os demais eu não posso falar muito. Sei que com certeza originou muitas das coisas boas que temos
hoje, assim também como o C o fez.
Voltando a gênese do tópico, só esqueci de dar mais um conselho ao amigo, que se conseguir criar as coisas em 64 bits, testar em 32 também, pra ver se funciona.
[quote=oddy.silva][quote]
hoje pascal é orientado a objetos. Boa parte do que tem no c# seria do object pascal, se a borland não tivesse vacilado com o anders.
[/quote]
Sim, mas não foi a esse Pascal que me referi, mas sim ao Pascal que a gente vê na Faculdade, que é o antigueira mesmo. Eu não posso falar muito dos descendentes do Pascal
porque só vi o Pascal, o pai, na Faculdade, na boa e velha Free Pascal IDE. Os demais eu não posso falar muito. Sei que com certeza originou muitas das coisas boas que temos
hoje, assim também como o C o fez.
Voltando a gênese do tópico, só esqueci de dar mais um conselho ao amigo, que se conseguir criar as coisas em 64 bits, testar em 32 também, pra ver se funciona. [/quote]
o compilador free pascal compila object pascal. Dá uma olhada no link aqui: http://www.lazarus.freepascal.org/
Hoje essa ferramenta dá de dez no delphi, prq o freepascal(compilador), é muito versátil, multiplataforma, etc…