Olá pessoas,
Eu trabalho com informatica bastante tempo e agora resolvi cair matando nos estudos e ir para a área de desenvolvimento, como agora não tenho condições de começar uma graduação, comecei a estudar por conta própria, é difícil por que são tantas opções de que caminho seguir que chegar a fica muito confuso.Mas decidi a entrar na área de desenvolvimento web e mobile. OK! Mas quais linguagem aprender, Java, python, java script e por ai vai…pelo o que andei vendo a base de todas é a C/C++ então resolvi começar por ela, e depois?? Seria de muita ajudar a opiniões de vcs. Desde já agradeço…
C e C++ não são a base destas linguagens no sentido de ter que aprender primeiro elas e só depois as outras. Todas estas linguagens são independentes e vc pode começar pela que se encaixa melhor nos seus planos.
Seu objetivo é Web? Então o negócio é JavaScript e pelo caminho vc verá HTML e CSS.
Oi @Davi_Holanda.
Minha primeira sugestão, é cuidar para não tentar “abraçar o mundo” e ter mais foco. Se pensar na quantidade de plataformas/linguagens de desenvolvimento de software, verá centenas de opções. A segunda sugestão, é estudar algoritmos e lógica, bem como boas práticas no desenvolvimento de software (como Clean Code, por exemplo). São pontos que “encaixam” em qualquer linguagem, independente do seu foco (web, mobile e etc). Outro ponto que considero importante, é que WEB você pode focar em frontend, backend ou ambos (recomendo se especializar em um e ter noção do outro). Então, é importante definir bem essa parte. Se optar por frontend, sugiro ser “muito bom” em Javascript, tendo em vista que é a base de tudo.
Por fim, se quer seguir na área de Mobile, por que estudar C/C++ e não ir direto para desenvolvimento Android e IOs? Faça isso, será melhor.
Abraço e sucesso.
Antes de mais nada, bem vindo ao time
Concordo com o nel, programação não é uma coisa que aprende de uma hora para outra, é demorado, e o melhor caminho é estudar a base: Lógica de programação, algorítimos, estrutura de dados, orientação a objetos e base de uma linguagem de programação. Como a maioria dos softwares construídos no mercado de trabalho, usam banco de dados, é importante também dar uma olhada em banco de dados relacional, saber normalizar.
Mas front-end dev hj em dia nem escolhe linguagem, ele escolhe plataforma.
Quem quer trabalhar com web, Android, iOS tem que usar a linguagem que tem disponível nessas plataformas (JS, Java, Swift).
Olhando o mercado de trabalho do Brasil e ao mesmo tempo do exterior, recomendo investir fortemente no Java. Há inúmeras oportunidades tanto interna quanto externamente para essa linguagem. Procure aprender do básico até o avançado, seguindo o conteúdo que é cobrado nas provas de certificação. E, obviamente, assim que se sentir seguro e com uma bagagem boa de conhecimento, não hesite em participar da prova de certificação, porque certamente será de grande valia para o seu currículo.
Além do que foi dito acima, aprender inglês seria uma ótima estratégia pensando num futuro onde você teria a oportunidade de trabalhar no exterior (atualmente diversas empresas dos EUA oferecem vistos do tipo H1B - pesquise sobre isso) ou até mesmo remotamente para empresas de fora. Ganhar em dólar ou euro não seria sensacional?
Bons estudos e não desanime, porque o caminho é longo e muitas vezes tortuoso.