Por onde começar Java Web?

Acabei de terminar um curso de Java OO e já li e estudei o livro Use a cabeça: Java 2ª edição (meio desatualizado, mas era o que eu tinha), minha duvida é, por onde devo começar em java web? Sei que já tem alguns tópicos sobre esse assunto, mais são antigos e queria saber se existe algo mais novo, ou devo realmente começar por JSP e Servlet e se sim, o livro Use a cabeça : JSP e Servlet é uma boa fonte de estudos? Caso não, qual livro me recomendam para estudar ?
PS.: Vi falar alguma coisa em Spring, mais não achei nem um livro sobre o assunto, se essa for a resposta para minha duvida, qual livro devo estudar ?
Desde já, obrigado.

Já começou, então.
Eu diria que você deve por a mão na massa.
Converse com amigos, pessoas próximas, comerciantes da região e diga que quer desenvolver um sistema e veja se eles precisam. Um case real é muito bom nessa situação.

Sim, mais acho que me expressei mal. Eu não comecei com java web, só aprendi Java OO, e quero começar java web agora entende ? Dai queria uma indicação de algum norte para estudar. Sobre o spring que falei, ainda não estudei sobre, só vi algumas pessoas falando aqui no GUJ msmo que hoje em dia ta sendo a tecnologia mais usada, por isso pedi alguma indicação de livro para estudar; Mais mesmo assim obrigado pela resposta.

É que para você ir para java web, precisa ter visto os conceitos de OO e algumas outras coisas relativas à linguagem.
Livros? Cara, tem tantos…
Sugiro um bom curso da udemy ou da alura. Direto ao ponto, mais prático.

Acho que um bom ponto de partida para você iniciar no estudo de java para web é a apostila fj-21 da caelum. Ela te da uma base muito boa sobre o java web e indica alguns caminhos ao final: segue o link:

FJ 21 - Java para desenvolvimento Web

Após isso, recomendo que faça alguns cursos mais práticos, que façam você colocar a “mão na massa”. Recomendo o canal da Loiane Groner e o DevDojo:

Loaine Groner
DevDojo

Se você puder pagar recomendo a formação java da Alura que é muito boa e/ou cursos da udemy.

Não vejo muitas opções de livros (pelo menos em português) sobre java para web, mas em termos de assunto recomendo você focar o estudo no Spring MVC e no Spring Boot. Caso tenha interesse por front recomendo que veja Angular também.

Além disso, é interessante que você acompanhe outros desenvolvedores java (o twitter é uma boa ferramenta para isso), acompanhe a comunidade através de foruns (como aqui no guj e no stackoverflow).

Compre algum curso da udemy, springboot + REST.
São muitas tecnologias envolvidas.

Comece com Servlets pra você saber cmo que acontece uma requisição entre a página e o Java (não vá pro Spring agora porque ele faz coisas que você nem saberia como acontece se pular a base que é o Servlets e JSP). A apostila da Caelum FJ21 sugerido pelo amigo ali em cima é boa pra começar.

Tente primeiro fazer alguma coisa pra mostrar numa pagina em um browser. Algo que pegue alguma coisa digitada em um input text do HTML (no caso de Servlets é JSP que é um HTML rodando com um Java por baixo dos panos) e consiga pegar no Servlet.

Depois um CRUD que é uma conexão com banco de dados. Depois vai tirando ideias da cabeça e pode copiar ideias também, ou tentar implementar algo que já exista.

Depois as necessidades vão surgindo e você vai indo atrás do que precisa.

No começo é difícil igual andar de bicicleta. Você está aprendendo e fica com medo de cair de novo e se machucar, mas quando aprende fica com um verme danado de andar de bicicleta que nem ir pra casa quer mais. Com programação é igual. Só não desanime.

Sucesso na jornada.

1 curtida

Galera muito obrigado pelas respostas, vou ver essa apostila da Caelum ai e estudar Servlets e JSP como o lucas me indicou ai, pra ter uma base sólida(saber o que acontece quando for estudar sobre spring), só mais uma dúvida, o liro Use a Cabeça: JSP e Servlet é um bom livro para estudo? Vale a pena o investimento ?

Todo conhecimento é válido. O paia é que tu vai usar pouco, mas é um bom investimento.

Veja, um curso de springboot+REST da udemy começa do básico e vai até o avançado.
Vantagens:

  1. barato.
  2. muitas teconologias envolvidas como hateoas, hibernate, git, jwt, springsecurity, flyway, swagger, yaml, xml, docker, postman, configuracoes em linux e windows, utilização do maven, conceitos de repository, service, REST, etc.
  3. Conteúdo estruturado e sequencial.
    Além disso, com o statless os conceitos de session ficam em standby.

Começar por apostilas é desvantajoso em relação a vídeo aulas.

Com springboot+rest, de início, dependendo da abordagem vc não precisa saber html, css e js, pois utiliza o postman durante o aprendizado.

É difícil?
É relativo.
Cada tecnologia tem sua particularidade e são complementares.

O que vai acontecer?
Provavelmente vc vai adquirir outros cursos complementares, como o de SGBD, etc.

Html, CSS e JS vc pode procurar no YouTube mesmo, tem muita coisa boa e estruturada.

Mesmo que opte por jsf, jsp ou qualquer j que preferir, é preferível adquirir um curso barato mas com qualidade.

Também vale a pena aprender C#.

1 curtida

Mto obrigado pela resposta, e baseado na sua resposta, qual desses curso me aconselharia a fazer?
APIRestful avançada com Spring Boot e Java 8

API RESTfull com Spring Boot utilizando TDD, CI e CD

REST API’s RESTFul do 0 à Nuvem com Spring Boot 2.x e Docker

Ou vc me indica algum outro curso?
Desde já, obrigado.

Esse é bom.
Os outros dois não conheço.
Lembrando que vc tem 30 dias e se não gostar pode pedir o dinheiro de volta.

Ok, mto obrigado